+ Responder ao Tópico



  1. #1
    joerli
    Visitante

    Padrão Configurar Roteador para Sub-Redes

    Amigos;

    Contratei o serviço Business Link da Embratel e ele me deram uma rede com 128 IP's
    ou seja mascara 255.255.255.128.
    Só que eu quero dividi-la em duas sub-redes e meu roteador só tem uma porta lan.
    Então pensei em ligar um cabo direto do roteador em uma máquina
    funcionando como firewall e adicionar mais duas placas de redes dividindo-as

    No firewall sei dividir as redes tranquilo.

    O problema é que não sei como configurar o roteador, para isso.

    Devo configura-lo normalmente para a rede com a mascara 255.255.255.128 e configurar o meu firewall como gateway para essa rede?
    Ou devo criar uma pequena rede com mascara 255.255.255.152 e
    atribuir um IP dessa rede para o roteador
    e o outro para o firewall e apontar o firewall como gateway para a rede restante?

  2. #2
    Solver
    Visitante

    Padrão re

    Qual a quantidade de maquinas das duas redes para ser feita a divisao? Uma vai crescer mais do que a outra?
    8)

  3. #3
    Visitante

    Padrão Configurar Roteador para Sub-Redes

    Independe disto, criar sub-redes ou posso criar aleatoriamente
    exemplo criar uma rede com mascara 255.255.255.248 com 6 ip para meus servidores e o restante colocar nos clientes.

    O problema é como configurar o roteador.

    Vou passar como exemplo:
    Embratel me ofereceu a rede ficticia
    IP REDE: 200.100.100.100
    MASCARA: 255.255.255.128

    Quero criar duas sub-redes, uma com 6 máquinas para meus servidores (netmask 255.255.255.148) o restante dos ip outra rede para os outros.

    Só que meu roteador um PR-1000 da Cyclades só possui uma interface LAN.

    Então criei essas sub-redes no firewall que possui 3 placas de redes, sendo uma para a primeira rede, uma para a segunda e a terceira ligada diretamente através de um cabo crossover na interface LAN do roteador.

    O problema está em como configurar o roteador, qual o IP e mascara, broadcast e gateway eu coloco nele?

  4. #4

    Padrão Configurar Roteador para Sub-Redes

    O Roteador continua com o gateway para a embratel, q é para onde ele vai mandar, a LAN do router tu configura em uma das subredes que tu criou, e cria uma rota estatica para a outra subrede como gateway dessa rede o teu firewall, no teu firewall tu faz o mesmo, colocando uma placa de rede em cada subrede e o gateway dele como o router ... isso é molezinha.

  5. #5
    joerli
    Visitante

    Padrão Configurar Roteador para Sub-Redes

    Posso criar uma rede com 2 hosts (mascara 255.255.255.252) no roteador e configurar duas rotas estaticas para as subredes configuradas no firewall?

  6. #6

    Padrão Configurar Roteador para Sub-Redes

    Citação Postado originalmente por joerli
    Posso criar uma rede com 2 hosts (mascara 255.255.255.252) no roteador e configurar duas rotas estaticas para as subredes configuradas no firewall?
    Pode sim! Configura a LAN .0 c/ mascara .252, e taca as 2 rotas estaticas pro resto da rede no teu roteador pro teu firewall, tipo:

    1) Forma pra aproveitar todos os IPs restantes:
    .4 netmask 248 (4 ips)
    .8 netmask 248 (8 ips)
    .16 netmask .240 (16 ips)
    .32 netmask .224 (32 ips)
    .64 netmask .192 (64 ips)

    2) Agora se não quiser estressar com migalhas de rede, poe rota estatica pro firewall apenas para:
    .32 netmask .224 (32 ips)
    .64 netmask .192 (64 ips)

  7. #7
    joerli
    Visitante

    Padrão Configurar Roteador para Sub-Redes

    Valew amigos.