+ Responder ao Tópico



  1. #1
    laralves
    Visitante

    Padrão Sobre Provedor Wireless

    Caros amigos...

    Estou pensando em montar um estrutura WIRELESS na minha cidade que além de prover acesso para casas, condominios...quero também prover acessos em shoppings e lugares públicos.

    A minha ideia é ter os acessos todos pagos...tipo os usuários pagariam um mensalidade para acessarem tanto computadores de casa como notebook móveis...

    Isso seria feito bastando que ele se coneta e ai aparece um tela de login (tipo quando a gente tenta conectar via rede dial up para o IG e assim que se conecta o IG força a gente em ter um email para logar).

    Mas o problema que eu não sei como fazer isso...

    Minha estrutura de software é toda baseada em Linux Mandrake.

    Poderiam me ajudar???

  2. #2

    Padrão Provedor Wireless

    Tem com se fazer sim, mas se vc der uma idéia de quantos habitantes, como é o relevo de sua cidade, o tamanho e quantos pontos vc prentende colocar, podemos ir indicando quais equipamentos melhores a serem usados e tb sistemas já prontos que qualquer pessoa que não seja um expert em linux poderá usar, me fala algo sobre isso que te ajudo.

  3. #3
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Sobre Provedor Wireless

    Caro Amigo,

    Voce pode montar um servidor RADIUS com autenticacao de usuario e senha ou ateh mesmo o PPPoE

  4. #4
    laralves
    Visitante

    Padrão Sobre Provedor Wireless

    Amigos,

    Na verdade pretendo começar a prover o acesso há clientes que estejam ao redor de mim...

    Minha cidade tem em média 250.000,00 mil habitantes mas acredito que ainda só 30% desta quantia conhece e conecta a internet, porém existe muitas empresas, pois aqui é um polo industrial. A cidade é bem montanhosa.

    Já li em outros artigos que posso pendurar um média de 253 usuários por AP, mas não sei se isso é legal...e também não sei de quanto deve ser o link para que isso realmente funcione.

    Pretendo começar com 2 ou 3 pontos de acessos públicos (shoppings e etc...) e ir expandindo conforme a necessidade... o que vcs acham???

  5. #5

    Padrão Re: Sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por laralves
    Amigos,

    Na verdade pretendo começar a prover o acesso há clientes que estejam ao redor de mim...

    Minha cidade tem em média 250.000,00 mil habitantes mas acredito que ainda só 30% desta quantia conhece e conecta a internet, porém existe muitas empresas, pois aqui é um polo industrial. A cidade é bem montanhosa.

    Já li em outros artigos que posso pendurar um média de 253 usuários por AP, mas não sei se isso é legal...e também não sei de quanto deve ser o link para que isso realmente funcione.

    Pretendo começar com 2 ou 3 pontos de acessos públicos (shoppings e etc...) e ir expandindo conforme a necessidade... o que vcs acham???
    253 usuario e a limitação do ap, mais para vc atender bem um ap2000 suporta até uns 100 clientes por cartao no maximo. o que vc pode fazer e ditribuir seu sinal atraves de varias celulas com ap 2000 e antenas setoriais. autenticando seu clientes via radio que te da toda a estatistica das conexoes dos clientes. outra coisa que vc pode verificar e o winmax, agora neste ultimo tem que ter muita grana. Acho mais emocionante montar celulas e subir em torres de 45 metros.

  6. #6
    Wireless_Brasil
    Visitante

    Padrão Sobre Provedor Wireless

    O AP-2000 eh sempre a melhor opcao mas acho q 100 clientes por AP eh mta coisa.

    Eu tenho AP-2000 a R$ 1439,00 para pagamento a vista.
    Melhor preco do mercadol.

  7. #7
    laralves
    Visitante

    Padrão Sobre Provedor Wireless

    Então eu posso colocar em um AP 2000 + ou - 100 clientes e a autenticação eu posso fazer atraves de um servidor RADIUS.

    Tenho um ideia de colocar 4 AP 2000, mas como eu configuro os AP's para que assim que o cliente localizar SSID de um dos 4 AP's, já apareça a tela de login do servidor RADIUS. Deixa eu fazer uma pergunta que talvez seja idiota...

    O servidor Radius só autentica conexão discadas ou banda larga também??? como no meu caso.

  8. #8

    Padrão Provedor

    Eu tb aconselho a usar o Ap 2000 além de ser um ótimo equipamento tb é homologado, sua ciade é de um nível considerado grande, deve ter outros provedores de acesso sem fio, então vc tem que se preocupar em usar equipamentos, que futaramente não te der dor de cabeça, já imaginou vc ter uma estrutura montada com equipamentos não homologados e um concorrente te denuncia? Tendo produtos assim , pelo menos vc terá como obter a licença se caso vc note algo que poderá correr perigo de fiscalização.

    Quanto aos números de celulas que vc terá, acho que 04 já dá um bom alcance, pois vai existir locais onde em um ap o sinal é ruim e em outro o sinal é bom quanto mais pontos melhor para vc.

    O Radius autentica tb com o Ap 2000 , vc configura no linux qual porta ele vai se comunicar com o Ap e ele faz o mesmo processo do acesso discado é uma fomra de se evitar que um engraçadinho use alguma ferramenta tipo ethereal com um notebook e saiba todos os macs que estao em sua rede, se bem que se ele tiver a senha de acesso de algum cliente nada impede que ele faça o mesmo, mas é uma forma a mais de segurança, pelo menso vc terá os logs do acessos.

    Tb tem utra vantagem do Ap 2000 vc pode migrar para 5ghz, caso já tem muitos equipamentos em sua cidade com a frequência de 2.4.

    O AP 2000 tem a vantagem do WDS que alguns outros produtos não tem .

    Dê uma olhada nesse link http://www.proxim.com/portuguese/pro...000/index.html

    O Preço do amigo da Wireless Brasil tá bom, pergunte a ele se já vem com os cartões pq o Ap 2000 suporta 02 Cartões.

    qualquer coisa vi que vc me adicionou no msn, se eu tiver on-line posso te ajudar em outras coisas mais.

  9. #9

    Padrão Provedor

    não acho nenhuma pergunta idiota não se vc tem a dúvida é pq anda não tem o conhecimento do sistema ainda, então essa comunidade etá aqui para ajudar os amigos e tb aprender com eles..

  10. #10

    Padrão Re: Sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por laralves
    Então eu posso colocar em um AP 2000 + ou - 100 clientes e a autenticação eu posso fazer atraves de um servidor RADIUS.

    Tenho um ideia de colocar 4 AP 2000, mas como eu configuro os AP's para que assim que o cliente localizar SSID de um dos 4 AP's, já apareça a tela de login do servidor RADIUS. Deixa eu fazer uma pergunta que talvez seja idiota...

    O servidor Radius só autentica conexão discadas ou banda larga também??? como no meu caso.

    fica tranquilo, todos temos duvidas bobas quando entramos em uma area nova. vc pode colocar os seus aps para trabalhar em "WDS" mais nunca trabalhei neste modo, o ap perde potencia. quanto ao radius vc pode imprementar com o nocat ou pppoe. aqui na under tem um tuto sobre radius + pppoe, neste tuto o radius nao trabalha com mysql que e uma mao na roda pois ele gerando sua estatistica no DB e vc podera manipular em outros sistemas.