+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    Pessoal, resolvi abrir esse tópico no lugar certo, pois descobri esse problema enquanto resolvia outro...
    É o seguinte, possuo um servidor aki rodando qmail, tá perfeito se não fosse por um detalhe:
    Quando algum usuario envia um email muito grande, o email sai da máquina do usuario, o servidor recebe, super rapido,mas depois na hora de enviar para o servidor do destinatario o qmail-remote abre uma porta e começa a enviar , só que ele rouba toda a minha conexão para enviar para o servidor de destino, em resumo o resto da empresa fica sem conexão com a internet, achava que antes era problema da Telefonica (uso speedy 600 ) troquei as placas de rede por d-link novas,mas continuou o problema.
    Alguem tem alguma dica ou sugestão para q o qmail-remote não faça isso ?
    Já limitei o tamanho do email que pode ser enviado para 2,5 MB ,mas nao acho ser a medida mais ideal.

    Aguardo retorno,
    Obrigado companheiros.

  2. #2
    kenobi
    Visitante

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    se eu não me engano todos os speedys possuem apenas 150kbps de largura de banda para upload.
    quando o seu qmail está mandando um email ele pode gerar esse travamento mesmo, já que as coisas da sua rede vai demorar um pouco mais pra sair
    soluções:
    1) se vc estiver usando algum software para controle de banda, diminua a banda que seu servidor de email pode usar para upload
    2) se estiver usando um firewall iptables, use a tabela mangle para alterar o Tos dos protocolos que vc deseja ter prioridade sobre o email (ex: web, dns, etc)

    []s

  3. #3

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    Kenobi, vc q é Jedi na parada, me desculpa a ignorancia,mas pesquisei no google por mangle iptables etc.. nao entendi direito como funcionaria a regra , vc teria mais detalhes de como implementar esse controle de banda por iptables ?

    Obrigado mesmo !!!

    Flw !!!

  4. #4
    kenobi
    Visitante

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    procurei no google por "iptables mangle tos"
    encontrei alguns links interessantes:

    http://br-linux.org/tutoriais/001320.html
    http://www.lartc.org/howto/lartc.coo...nat.intro.html

    esse www.lartc.org tem um bom howto sobre "Linux Advanced Routing & Traffic Control" e esse link acima é a seção específica sobre o que você quer :]

    você pode fazer como no exemplo, priorizar o tráfego dns, http/https, etc e deixar o smtp como normal
    pode-se também encontrar a lista possivel de tos pelo help do iptables
    iptables -j TOS -h

    espero que ajude
    []s

  5. #5

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    Valew Kenobi, vou meter a cara e botar pra funcionar, brigadão !!!!

  6. #6
    kenobi
    Visitante

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    isso ae! é tentar e ver no que q da!

  7. #7

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    Ae ...

    Tb estava com este problema alem do upload baixo os usuarios mandam email para uma penca e o servidor mandava tudo ao mesmo tempo dae nao tinha como navegar...

    Nao sei se vc ja usa, mais nao vem como default o arquivo concurrencyremote na pasta control do qmail
    dentro vc coloca o numero de msg enviadas ao mesmo tempo ae o resto fica esperando depox eh enviado ajuda tb..

    Vlw

  8. #8
    kenobi
    Visitante

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    verdade.. tem o concurrencyremote..
    o problema eh q usando um valor baixo nele, várias mensagens pequenas sofreriam um maior atraso..
    mas é uma solução tb :]

  9. #9

    Padrão Qmail-Remote robando conexão

    É verdade, nao preocupei com o concurrency remote pq o problema acontecia tão isolado que normalmente era uma mensagem só, as pequenas iam na frente e as grandes ficavam por ultimo dai só ficava uma ou duas demorando pra enviar...
    Vou alterar pra 5 o concurrencyremote e deixar como teste ,mas mesmo assim, deixei as regras ativas do TOS (iptable) , pra ver como é que ficou !!

    Valew pessoal !!

  10. #10
    TXRX
    Visitante

    Padrão iptable qmail

    O Iptables nao controla banda. Procure por shaper+cbq no google e voce encontrara a resposta. Com isso voce podera limitar um limite de banda a ser utilizado pela porta de saida do qmail (tcp-25).