+ Responder ao Tópico



  1. #1
    -thiago-
    Visitante

    Padrão +1 Terminal Gráfico - Suse 9.2

    Pessoal,

    Como que eu posso fazer para habiliar mais um terminal gráfico na minha máquina, estou utilizando Suse 9.2.

    Obrigado,
    Thiago

  2. #2

    Padrão +1 Terminal Gráfico - Suse 9.2

    Fala Thiago

    blz.
    Como te falei la no trampo, tem que alterar algumas coisas, e muda de distro para distro.
    Olha só isso ai, talvez ajude.
    se não funcionar me avisa, que na Terça, estou na empresa e nos falamos.

    Para abrir mais servidores X, basta mudar para um terminal de texto (Ctrl+Alt+F2-F6) e rodar o comando "startx -- :1" onde o 1 pode ser substituído por outro número caso você pretenda abrir vários servidores X, como em:

    startx -- :2
    startx -- :3
    startx -- :4
    startx -- :5
    startx -- :6

    Se você quiser abrir vários servidores X com interfaces gráficas diferentes, substitua o "startx" por "xinit", como em: "xinit -- :2". Isto abrirá um servidor X sem gerenciador de janelas algum, apenas com uma janela de terminal, que você utilizará para abrir a interface gráfica desejada.

    Basta dar o comando adequado:

    startkde : para abrir o KDE (em algumas distribuições o comando é apenas "kde")

    gnome-session : usar o Gnome

    afterstep : usar o afterstep

    wmaker : Window Maker

    blackbox : Blackbox

    afterstep, fvwm, fvwm2, etc...

    Você pode chamar qualquer interface gráfica que tenha instalada. Ao sair, você voltará para o servidor X "puro" e poderá inicializar outra interface. Se preferir fechar, digite "exit" no terminal.

    Para abrir diretamente a interface desejada, sem precisar passar pela tela cinza do X, adicione o parâmetro "-e" seguido pelo comando que inicia a interface desejada no comando do xinit, como em:

    xinit -- :2 -e blackbox
    xinit -- :4 -e startkde
    xinit -- :3 -e wmaker

    Lembre-se que cada servidor X consome uma quantidade considerável de memória, principalmente se você utilizar uma interface diferente em cada um. Use este recurso com parcimônia caso você tenha pouca memória RAM.



    Blz.
    Abraços

    Jeff