+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre LDAP ou NIS

    pessoal.
    o LDAP e o NIS trabalham da mesma forma de controlador de domínio do windows?
    tipo...os usuários só poderam ver os computadores da rede caso ele esteja logado com um usuário cadastrado no linux?

  2. #2
    caio_sl
    Visitante

    Padrão já que ning responde

    Não manjo muito de LDAP, e NIS, porém, ning respondeu... vou tentar dar uma luz.

    OBS: Corrijam-me no que eu estiver errado, porque também quero aprender sobre o assunto.

    Bom, primeiro a fisiologia...

    Um controlador de Domínio usando Windows (2000 server, server 2003) usa para autenticar usuários um serviço de diretório que a microsoft chama de Active Directory, e nada mais é do que LDAP com um schema feito pela microsoft. Criptografia das senha s usando Kerberos e etc. Um usuário só pode ver os outros computadores na rede quando cadastrado apenas por uma restrição de segurança no LDAP que por padrção não permite procura anônima (isso é facilmente configurável)

    O NIS é um serviço de diretório funcional usado no Linux. O problema é fazer as estações windows autenticarem em NIS, nem sei se isso existe.

    Já o LDAP (OpenLdap) é o mesmo protocolo usado no controlador de domínio Windows, a única diferença é q em linux vc terá que configurar a base de dados do LDAP, schema, autenticação e etc. na mão. Com essa autenticação é possível estar na rede e ver os outros computadores da rede, mas, o compartilhamento dos arquivos ainda vai precisar do SAMBA para esta função, e uma vez que o SAMBA recebe a autenticação do LDAP, isso pode ter o mesmo papel do domínio Windows. Quanto a ver os computadores sem estar logado no domínio, como disse antes, questão de configuração, assim como; no Windows.

    Outro fato interessante, é que o SAMBA v4 está quase pronto e o desenvolvedor promete que ele terá todas as funcionalidades de um servidor Windows, substituindo-o. (legal né)


    Espero ter acalmado suas dúvidas, pelo menos enquanto algum fera não responde.

    Eu estou testando a configuração de um domínio em Linux para substituir o Windows em produção, se alguem tiver algum material sobre isso...poste aí..