+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Galera, boa noite a todos .......
    Depois de tanto ler e ouvir sobre o Slackware, matei a minha curiosidade e resolvi encarar a fera. Estou a 2 anos usando o Conectiva desde a versão 6, passando pela 8 e chegando na 10. Entrei no site do slackware baixei a versão 10.1 (4 cd's), que está disponível. Aproveitei o site que é bem documentado e baixei também a Documentation que está lá explicando (em inglês, mas muito bem explicado), como instalar e configurar.
    Bom, quando cheguei no bendito Lilo, a documentação do Slackware, sugere 3 opções :
    1 - Instalar o Lilo no superblock do Linux
    2 - Instalar no disquete de boot, criado na instalação
    3 - Instalar na MBR, caso tenha ruindows instalado. Mas essa opção o manual de documentação do Slackware, sugere não instalar, por que não é seguro (está escrito "unsafe" ).

    Bom segui a idéia da documentação Slackware e instalei no superblock. Acabei de instalar e dei um reboot. Mas aí quando a tela abriu , apareceu o windows. Não entendi nada. Aí dei boot novamente, mas pelo disquete de boot criado na instalação. Ok. Foi para o Slackware.
    Como eu faço para configurar o Lilo para me dar opções de dar boot no ruindows ou Slackware ??? Ou vocês sugerem baixar tudo novamente ???
    E outra coisa que me deixou curioso. Dei um comando uname -r e o kernel que apareceu foi 2.4.29. O Slackware 10.1 não é o kernel 2.6 ???
    Obrigado galera, e agradeço a força que me deram para conhecer o Slackware. O pouco que vi , confesso que me deixou com vontade de aprender essa distro.
    Um grande abraço a todos, e obrigado por toda ajuda .... :clap:

  2. #2

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Cara.. qto ao kernel, a instalação pergunta qual vc deseja usar.. No meu caso, passo com ENTER para instalar o 2.6, mas uso o slack 10.0 e não 10.1...

    No caso do lilo, abra o arquivo "lilo.conf", ele é bem comentado e fácil de entender, basta vc fazer a alteração para que instale na MBR e digitar o comando lilo que as alterações teram efeito, não esqueça de habilitar a inicialização do windows...

    Olha se não estou enganado, acho que tem uma opção que fala onde vai ser instalado o lilo, dev estar mais ou menos assim:

    boot=/dev/hda

    Se não estiver, altera para essa opção...

  3. #3

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Seguinte se eu não me engano vc tem de escolher na hora do boot do cd do slack qual versão de kernel quer instalar, e o padrao dele eh a 2.4.

    Quanto a instalar o Lilo na MBR ser unsafe, eh pq se não me engano pode fazer qq usuario entrar em linux single sem problema, por isso eles consideram unsafe.

    falows

  4. #4
    replicante
    Visitante

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    é mas não é assim tb.. "qquer usuário entrar como single"...
    =)

    tem jeito de bloquear isso..

    falow.

  5. #5

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Sim, mas se não me engano eh por isso que o slackware classifica isso como unsafe, pois se não for feito nada qq um entra como single, sacou??

    falows

  6. #6

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Pode por o lilo na MBR mesmo.
    Aqui em casa rodo na mbr sem problema, porém não tenho windows... mas isso não importa. Pode por.

    Já o kernel do slackware é o 2.4.29 sim. Ele tem o 2.6.10 na pasta /testing caso você queira instalar.

    Seja bem vindo ao grande Slackware =)

  7. #7

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Pessoal.. ajuda o cara.. hehehe
    Seguinte, se quiser usar o 2.6, é só habilitar ele no lilo.. muda o caminho do kernel citado para o desejado, aconselho criar uma nova entrada pra isso.. assim, no boot vc pode escolher qual kernel usar..

  8. #8

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Não cara, antes de mudar no lilo você precisa compilar ele.
    Ele está na pasta /testing do slackware.

    no lilo.conf deixe algo assim:

    boot = /dev/hda

    Salve o arquivo e saia. Daí digite:

    lilo

    Isso deve ser suficiente pra concertar seu problema com o lilo

  9. #9
    v_o_rs
    Visitante

    Padrão Re: Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    É mais ou menos o que foi dito no geral, o Kernel 2.6 vem no cd com testing não é o instalado padrão no slack 10.1, O lilo é totalmente flexível, é só editar ele, se quiser compilar um kernel novo você só adiciona as linhas no lilo apontando para o kernel novo, algo do tipo

    vi /etc/lilo.conf

    dentro do lilo:
    root = /dev/hda
    image = /boot/vmlinuz-kernel-compilado-novo
    label = Novo-Kernel
    read-only

    dá um #lilo
    para recriar o mapa de boot e pronto é como se fosse um kernel normal

    P.S: não se esqueça de mover o bzImage para /boot renomeado e não escreva no lilo nomes com espaços
    Dá uma olhada nos tutorias sobre recompilação de kernel no slack 10.1, já achei coisas do tipo.

    Até mais

  10. #10
    v_o_rs
    Visitante

    Padrão Dá uma olhada no meu lilo

    # LILO configuration file
    #
    # Start LILO global section
    boot = /dev/hda
    message = /boot/boot_message.txt
    prompt
    timeout = 20
    # Override dangerous defaults that rewrite the partition table:
    change-rules
    reset
    # VESA framebuffer console @ 1024x768x256
    vga = 773
    #End LILO global section
    # Windows bootable partition config begins
    other = /dev/hda1
    label = Windows
    table = /dev/hda
    # Windows bootable partition config ends
    # Linux bootable partition config begins
    image = /boot/vmlinuz
    root = /dev/hda7
    label = Slackware
    read-only
    # Linux bootable partition config ends
    # Fedora bootable partition config begin
    image = /mnt/fc/boot/vmlinuz
    initrd = /mnt/fc/boot/initrd.img
    root = /dev/hda8
    label = FedoraCore
    read-only
    # Fedora bootable partition config ends
    # new Kernel config begins
    image = /boot/vmlinuz-2.6.11
    root = /dev/hda7
    label = Novo-Kernel
    read-only


    Entendeu?

  11. #11

    Padrão Lilo na MBR e Kernel do Slackware 10.1

    Recomendo você configurar o lilo na mao msm editando o arquivo lilo.conf, mas caso tenha problemas ou dificuldade para fazer isso, você pode usar o liloconfig que é usado para configurar o lilo e é o msm usado no instalador.
    dai você só precisa coloca pra instala o lilo na MBR e configurar o hd as particoes.