+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Stohlirck
    Visitante

    Padrão Servidor win 2000 e servidor samba

    Ola, sou iniciante, vao perceber.
    Em minha rede, tenho um computador windows 2000 server que possue um dominio configurado. Agora tenho mais uma maquina(fedora) na rede rodando samba.
    O objetivo eh fazer os usuarios logarem no dominio(maquina win2000) e automaticamente mapear determinada pasta no samba(maquina fedora).
    Por exemplo: logo com usuario "tiago" no dominio do windows e deve mapear uma unidade "\\servidor\tiago" no servidor samba, ou logo com usuario "euclesio" no dominio do windows e deve mapear uma unidade "\\servidor\euclesio".
    Como faço para acontecer isso?
    O que configurar no windows 2000(dominio)?
    O que configurar no fedora(samba)?
    O que configurar nas estações?

    Se alguem puder me ajudar...
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Servidor win 2000 e servidor samba

    Cara. A maneira mais fácil disso eh configurar o perfil do usuário no servidor. Faça um arquivo .bat com a seguinte linha:

    "net use * \\servidor-linux\pasta [senha] /yes"

    Salve o arquivo e coloque no servidor. Tem que ter um arquivo pra cara usuário. Esse será o script de perfil. Abra o gerenciador de usuário do Win2000 e vá nas propiedades do respectivo usuário (botão direito no usuário / propriedades) vá na aba perfil e coloque o caminho do arquivo. Vc também pode colocar soh o nome do arquivo mas daih a o arquivo .bat tem que estar numa pasta expecifica que eu num lembro qual. Daih eh soh clicar em OK.

    Quando o usuário logar na máquina dele ela estará configurada pro dominio NT como vc jah deve estar fazendo. Ai o Windows executará este script e mapeará a pasta no server samba.

    Vc pode especificar também em qual unidade quer montar trocando "*" por "E:", "F:" etc. O campo [senha] é opcional mas como usa linux será praticamente necessário a não ser que especifique a pasta como pública.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Servidor win 2000 e servidor samba

    Níveis de autenticação do Samba.

    (Retirado do Guia Focalinux - http://focalinux.cipsga.org.br)
    server - A máquina samba tentara autenticar o usuário em outro servidor NT (ou samba). No caso da autenticação falhar, será usado o nível de acesso user na base de usuários local (será necessário o arquivo de senhas criptografado do samba para que a autenticação local funcione, veja Ativando o suporte a senhas criptografadas, Seção 18.8). Este nível é bastante usado quando configuramos um servidor de perfis de usuários ou logon separado do PDC.


    Recomendo uma leitura do Guia Focalinux.


    Abraços!

  4. #4
    stohlirck
    Visitante

    Padrão quota

    Ok, fiz, e funcionou exatamente como eu queria. Muito obrigado, mas agora tenho outra duvida, estou colocando quota para estes usuarios, mas nao esta como gostaria, deixe explicar.
    Tenho um usuario chamado "tiago", quando ele logar deve mapear automaticamente a sua pasta e deve mapear mais outra pasta (de outro usuario), "Informatica", por exemplo. "Informatica" eh um usuario que possue quota de 1GB, e usuario "tiago" tem quota de 200MB, quando eu logo(tiago), so consigo colocar 200MB na pasta "informatica" e queria conseguir colocar 1GB, que eh a quota de "Informatica".
    Entenderam?
    Resumindo: So devo ter 200MB na minha pasta e devo ter 1GB na pasta informatica.
    Tem como colocar quota em um compartilhamento?
    Se alguem tiver dicas para me dar... Agradeço