+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão projeto servidores linux

    Moçada to com um BIG PROB.

    Dou aula em uma escola de informatica e meus coordenadores me incubiram de montar um projeto para dar curso de linux para pessoas completamente leigas, e gostaria da ajuda de voces com opinioes, sugestoes do que eu poderia estar fazendo por onde comecar, um cronograma, ke pudesse envolver os servidores basicos, e suas config. basicas para poder montar um curso de qualidade e bons profissionais.


    Agradeçoo......... :? :toim:

    Ah e me indiquem qual seria o melhor item do forum pra colocar esta mensagem... ops:

  2. #2

    Padrão projeto servidores linux

    Bem... inicialmente acredito que como todo bom plano de aula, vc precisará "adotar" uma "apostila". sugiro o Guia Foca Linux.

    Comece discutindo os sistemas de arquivos, instalação e em seguida comandos básicos.
    Daí por diante vai depender do foco do curso, servidores (redes) ou desktops (usuários)


    Espero ter ajudado.

  3. #3
    marcosddc
    Visitante

    Padrão linux

    bom fabio , ja sabe neh que sou anti linux por min vc continuava dando aulas de windows xp com aquela apostila td errada ....orra brincadeira ein gente

    ja sabe ein se for precisar de algo la no curço me da um toque blz
    se for bom eu tb vo quere ter aula

  4. #4
    caio_sl
    Visitante

    Padrão Iniciantes

    Se as pessoas nunca viram um computador, comece pelo começo...rsrsrs
    Sério, introdução a info.... Arquitetura de hardware e sistemas operacionais modernos.

    Deve sim abordar sistemas de arquivos, mas só depois das pessoas entenderem o que são arquivos.

    depois disso acho q aquela familiarização com o pc; inicia no modo gráfico....mostra alguns programas, jogos básicos, internet.
    Explane teoria sobre GPL, GNU e LINUX, e tente faze-los entender porque usar software livre.

    Pontos importantes no curso básico:

    - Usuários
    - diretórios e arquivos
    - básico sobre permissões de arquivos
    - instalação de programas
    - acesso aos dispositivos e montagem
    - o padrão CDE (common desktop enviroment), explicando que as interfaces gráficas em software livre são padronizadas e desenvolvidas baseadas na facilidade e gosto do usuário e não de forma contrário, como acontesse no WINDOWS.

    - impressão no Linux
    - email
    - calendário
    - ajustar data/hora
    - como ler documentação do sistema (man)
    - compartilhamento de arquivos usando o samba

    Acho que isso deve ser suficiente para uma inicialização.

  5. #5
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão projeto servidores linux

    Jim: o curso eh para pessoas ke ja conhecem um pouco de informatica, ao menos tem ke ter bom conhecimento em RWindows pelo menos, e o sera voltado para servidores de rede linux e numa segunda etapa fazer integraçao por exemplo com server win 2000, pois a escola pretende montar cursos que nao temos por aki do tipo ou dao somente linux, ou somente windows, Windows ja temos e tamos montando o de linux, agora este curso ke estou planejando eh para instalar servidores Linux e Integrar caso haja necessidade com servidores RWindows numa segunda etapa a ser desenvolvida ainda.

    Pois sabemos que hj em dia um profissional qualificado nao trabalha so com windows ou novell ou unix ou linux, ele precisa conhecer a funda uma delas, a qual se identifique e precisa tbm conhecer as outras para uma eventual necessidade e eh isso que pretendemos fazer.

    Eae marcao se precisar de algo te peço um help sim .. huahauah viu e pode crer axo ke vai kerer fazer o curso sim ... pois nos desenvolveremos.

    Caio valew, as suas dicas tbm estao registradas...

    valew moçada por favor continuem postando ...

  6. #6

    Padrão projeto servidores linux

    www.focalinux.cipsga.org.br

    Leia a licensa antes de usar..

    Mas é o melhor material que vc vai encontrar.. (na minha opinião)
    Se eu estiver errado me corrijam

  7. #7
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão projeto servidores linux

    Kra esse link nao funcionou...

  8. #8

  9. #9

    Padrão projeto servidores linux

    Citação Postado originalmente por fpmazzi
    Kra esse link nao funcionou...
    viajei

  10. #10
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão projeto servidores linux

    moçada to dando uma olhada na focalinux, o material eh mo bom mesmo...

    axo ke vai fica bom mesmo ..


    se puderem continuem dando ideias por favor ...

    grato...