+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Leleko
    Visitante

    Padrão Criar um servidor espelho??

    Bom dia pessoal

    Tenho um servidor Conectiva 8 rodando os serviços SAMBA e PostgreSQL 7.4.1 (ambos com cerca de 30 usuarios), além de SSH e outras "coisitas mas". Este é um AMD Atlhon XP 2.0, ASUS A7S333 com 512 RAM, funcionando 24x7 há cerca de 2 anos sem nenhum problema. Como este servidor nao poderá parar, vamos comprar outra máquina para fazer um backup dele (espelho), caso ele pare de funcionar por algum motivo, estes serviços nao serão interrompidos por muito tempo.

    Mas ainda não sei como poderei fazer isso. Alguem pode me indicar material de estudo sobre isso? Eu gostaria algo assim:

    - O servidor principal (192.168.0.210) parou de funcionar (por algum motivo, seja problema de hardware ou software, ou mesmo foi retirado do switch, os serviços pararam de responder);
    - Automaticamente deverá entrar em operação o servidor espelho;
    - Quando o problema no servidor principal for resolvido, e este voltar a ser "espetado" no Switch, automaticamente ele atualizará os dados para si e passará a ser novamente o servidor principal.

    Gostaria de um apoio da comunidade quanto a isso, e se alguem tiver outra sugestão quanto a isto será muito bem recebida!!

    Abraços,

    Leandro Kohler

  2. #2

    Padrão Criar um servidor espelho??

    vc pode fazer isso usando alta disponibildade (olha os links dos projetos na pagina inicial)

    ou entaum usar rsync (tb tem alguns artigos aki no site mesmo)

  3. #3
    whinston
    Visitante

    Padrão dd

    bom, ou vc usa alta disponibilidade, com balanceamento de carga, etc. ou vc usa o dd e tira uma copia fiel do HD do servidor