+ Responder ao Tópico



  1. #1
    esales
    Visitante

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    Prezados tenho a seguinte dúvida (filosófica, não técnica).

    Estou escolhendo ferramentas e estas são:

    Open Office para documentação de Casos de Uso;
    Dia para diagramas da UML;
    Anjuta para desenvolvimento em C++;
    Glade para desenvolvimento de Interfaces Gráficas;
    Gimp para tratamento de imagens;
    doxygen para documentação de software.

    Verifiquem que todos são GNU, mas eu não vou extendê-los. Sendo assim eu acho que posso vender ou alugar o resultado do trabalho, ou seja o software.

    É isso mesmo, certo ??? Não estou seguro que minha interpretação está adequada.

  2. #2

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    Vender, um produto do seu trabalho você sempre pode, não importa que ferramentas voce use, mas o que é sempre bom é voce mandar o codigo fonte junto, e usar licenças que permitam isso (se não em engano tem algumas) voce cobrar por um produto e mandar o codigo fonte e ao mesmo tempo proteger ele que se alguem usar o mesmo codigo num produto concorrente ser crime .

    falows

  3. #3
    esales
    Visitante

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    Não entendi, se vou cobrar e o cliente não vai poder usar o software em outro lugar, porque mesmo eu devo colocar os fontes junto???

    []'s

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    vc naum cobra pelo software mais sim pelo seu trabalho


    se em contrato vc dizer em alguma clausa que vc esta vendendo o software gnu

    ai é foda


    da um galho

  5. #5

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    nao existe licenca GNU, licenca é GPL, voce deve ter se confundido.

    GPL diz o seguinte, (sou pessimo de licencas), mas é basicamente, se o seu software for usa a licenca GPL, ele tem que ter codigo aberto, e consequemente gratuito, se voce usar algum software gpl no meio do seu software voce é obrigado a abrir o seu codigo tbm.

    pelo o que eu entendi voce esta usando essas ferramentas (software) para desensolver um trabalho e vendendo esse trabalho ja feito para o cliente certo? e nao vendendo as ferramentas em si.

    ja pensou se tu fosse tentar vender um software GPL, algo do tipo... olha para usar esse software aqui tu tem que me pagar... ai nao pode, voce so pode vender o seu trabalho e nao o trabalho dos outros.

    Quanto a "vender ou alugar" voce nao pretende vender o Dia ou Anjuta certo? Ah voce tbm nao pode vender um simples script que instale isso tudo e cobrar pelos softwares instalados... digamos que voce pode cobrar a instalacao e configuracao desses softwares... so tenha cuidado com o que voce vai vender.

    Acho que é isso.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    é verdade me confundi ops:

    rssss

  7. #7

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    Se não me engano existe uma lincença sem ser a GPL que diz que voce pode vender um software, e mandar junto o codigo fonte, mas ninguem pode usar esse codigo fonte para nenhum outro software, o codigo fonte pode apenas ser usado para desenvolvimento melhor do produto internamente, e para garantir ao cliente que não existe nenhum codigo malicioso por tras dele. So não lembro que licença eh e se o esquema eh como eu to falando, mas tem algo assim.

    falows

  8. #8
    esales
    Visitante

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    Gente eu sinto que não me esclareci direito. A culpa é minha, vamo lá.

    Olha, eu vou usar os softwares que citei apenas para a criação ou o momento da criação do meu software. Não estará no meu software, nem o DIA nem Anjuta, nem Glades. Perfeito?

    Muito bem, este produto da minha criação, usando softwares com licenças GPL (conforme lembrou muito bem o colega mistymst) eu cobrarei e não tenciono liberar o código fonte; porque meu cliente não precisa dos fontes.

    O programa não é código aberto e também não é livre. Minha dúvida é se eu, fazendo isso, violo a licensa GPL? Eu acho que não porque não estou "atachando" nenhum software GPL no meu software... Procede ?

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    Usar um software GPL (executa-lo) para criar software não GPL não viola, o que viola é usar código GPL para criar software não GPL baseado neste código.

  10. #10
    esales
    Visitante

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    Gmlinux,
    Foi exatamente o que entendi lendo a licensa GPL. Brigadão pelas opiniões.

  11. #11
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Estou contra as Leis GNU ou posso fazer isso?????

    OK, disponha