+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jedi
    Visitante

    Padrão Documentação de Servidor

    Alguem tem experiencia de antes de contruir um servidor linux para qualquer aplicação, fazer uma documentação antes? Tipo as que é feita na construção de software.
    Trabalho em uma empresa que presta serviço em linux, e tenho que cuidar de varios servidor, e as vezes fico perdido, quando preciso prestar suporte técnico.
    Se alguem faz ou conhece este tipo de documentação, poderia me enviar os modelos para documentar um servidor, ou os passos que devo seguir.

    Valeu galera :good:

  2. #2

    Padrão Documentação de Servidor

    nunca é ruim vc ter tudo documentado ... isso mostra inclusive a sua responsabilidade ... eu tenho vários docs aqui que eu criei ... ajuda pra caramba ... principalmente vc que presta suporte, uma codumentação irá te ajudar a saber o que um server tem instalado .. daí o que aparecer a mais vc sabe que mexeram...

  3. #3
    jedi
    Visitante

    Padrão Documentação de Servidor

    Vc utiliza algum modelo para a criação destes documentos? Como na criação de software que existe varios modelos, inclusive modelos proposto pela IEEE.
    Se vc puder mandar no meu e-mail um modelinho so para começar a documentar os meus aqui

  4. #4

    Padrão Documentação de Servidor

    eu mesmo fiz um doc que eu entendo ... é mais pessoal ... mais vc pode criar sua documentação, sem erro...

    na minha documentação eu sempre coloco o seguinte:

    - descrição da utilização (qual a função deste servidor, quantos users vão acessá-lo, qual a previsão de duração do servidor....)
    - modelo do Hardware usado (descreve tudo. tudo mesmo - modelo da placa mãe, processador, pente de memória, modelo do HD, da placa de vídeo, placa de rede ... tudo);
    - linux usado e opções usadas no install;
    - pacotes/programas instalados a parte;
    - faz uma cópia dos arquivos de configuração, dos arquivos que vc mexer e imprime pra colocar na documentação. (isso só depois do server estar OK )

    seria isso, quanto mais informação vc tiver melhor pra vc.

    OBS: entenda por duração do servidor o seguinte .. no caso dos HDs, pela previsão de crescimento quando vc terá problemas com o espaço em disco. No caso do aumento do números de acessos, este server suporta até quantos users ... é lógico que são estimativas, mas é bom vc fazer ... assim vc pode saber por exemplo que daqui a 4 anos não vai mais existir espaço livre em disco ... vc já se prepara para o que deverá ser feito e inclusive já comunica a empresa de que isso vai acontecer.

    espero ter ajudado ... qualquer coisa posta aí .. abraço

  5. #5
    jedi
    Visitante

    Padrão Documentação de Servidor

    é isso mesmo, valeu cara..
    isso vai ajudar e muito na hora o suporte. :good:

  6. #6
    whinston
    Visitante

    Padrão software para controle

    certas vez li que a Unicamp tem um software GPL pra isto, mas não dei conta de instlaar.

    alguém tem notícias de algo ?

  7. #7
    jedi
    Visitante

    Padrão Documentação de Servidor

    VC tem o nome deste programa????? :?

  8. #8

    Padrão Documentação de Servidor

    Eu também vi algo sobre um software desses no dicas-l da unicamp, mais naum me lembro o nome, da um search por la!