+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão eth+ forward/routing

    Colegas, estou com um problema, na rede tenho uma maquina a fazer NAT ké o firewall e tenho mais outras 2 maquinas, o esquema é este

    [NAT] <-------->[PC2] <--------------> [PC3]

    o PC 2 ele tem 2 placas de rede, consigo por o PC 3 a navegar na net quando o PC2 faz NAT tb... eu n quero assim, depois no firewall apareçe sempre o IP do PC2 alem de já ter o firewall para fazer o NAT, a minha duvida é, como faço para o PC2 redirecionar o trafego de um interface para outra? creio que isso se chama routing certo?

    cm fazer isso com iptables colegas?

    Um abraço[]

  2. #2

    Padrão eth+ forward/routing

    vc quer que os dois pcs tenham ips em faixas diferentes?

    Todo caso, pq não usa um hub..?

    Se não for possível, tira a placa de rede do pc2 e coloca no (NAT) e espeta os dois pcs direto nele..

  3. #3

    Padrão eth+ forward/routing

    ora bem, eu vou explikar melhor
    a situação é a seguinte, tenho uma rede com os IP's 192.168.0.x e 192.168.1.x

    sendo 192.168.0.1 o firewall que faz tb NAT
    os computadores 192.168.1.x são todos wireless entao o esquema da rede é este

    [FIREWALL/NAT]-----------------[PC2] (wifi <-----------> wifi) [PC3]

    mto bem, o PC2 tem duas placas de rede, uma ligada ao firewall (rede 192.168.0.x) e outra wifi que vai ligar aos clientes wireless (rede 192.168.1.1)

    eu keria que os clientes wireless tivessem de passar pelo PC2 pois lá tenho um Captive Portal que estou a desenvolver, ele redireciona o trafego até ser feita a autenticação, tudo isso funciona a 101% akonteçe que eu só consigo por os clientes wireless com Internet, se o PC2 tb estiver a fazer NAT ficando assim deste jeito:

    [FIREWALL/NAT]---------------[PC2/NAT] (wifi ------------ wifi) [PC3]

    se eu for ver os logs do firewall todos os clientes wireless ficam com o IP do PC2 devido ao NAT, para evitar isso, e evitar tambem uma outra maquina na rede a fazer NAT, só queria redirecionar o trafego vindo da eth1 (rede 192.168.1.x) para a eth0(rede 192.168.0.x) e vice versa, e creio que assim que a rede 192.168.1.x já tem net tb..

    percebeu? cm fazer isso? se nao me engano isso chama-se Routing..