+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tocchetto
    Visitante

    Padrão lock de arquivos via samba

    Bom dia pessoal

    Recentemente migrei algumas ferramentas proprietárias para ferramentas livres, mais especificamente substitui o DreamWaver pelo NVU, já que a demanda solicitada pelo setor em questão era extremamente simples. O trabalho que eles fazem consistem em editar diretamente através de um compartilhamento Samba alguns arquivos HTML.

    O problema que surgiu foi que o NVU não faz lock de arquivos como o DreamWaver faz, ou seja, permite que 2 usuarios possam abrir o arquivo para escrita ao mesmo tempo.

    Estive procurando soluções e não encontrei nada que realmente me ajudasse, fiz vários testes com configurações de oplocks, porem na realidade esta funcionalidade é mais indicada para fazer um cache dos arquivos q estao sendo editados do que propriamente fazer o lock deles.

    O que eu gostaria de saber eh se alguem já implementou lock de arquivos diretamente no samba ou tem alguma dica para me dar, o material que consultei (além de diversos sites) foi o livro The Official Samba 3 How to and refference guide e o livro Samba Essential for Windows Administrators.

    Agradeço qualquer dica.

    Felipe Tocchetto
    icq 163263160
    msn [email protected]

  2. #2

    Padrão lock de arquivos via samba

    Cara.. naum sei como fazer, vai ter que procurar, mas sei que dá pra setar no samba que determinado arquivo ou diretorio só pode ser acessado simultaneamente por x usuarios.. ou seja.. se vc configurar pra que somente um usuario abra o arquivo, qdo o outro tentar num vai conseguir.. já ví isso, soh num lembro onde..

  3. #3
    tocchetto
    Visitante

    Padrão lock de arquivos via samba

    Obrigado pela resposta W00dy.

    Não vi esta opção nas minhas pesquisas, mas vou começar a ver alguma coisa neste sentido. Obrigado pela dica e caso lembre de alguma coisa pode postar.

    Se eu achar a solução posto para voces.

    Abraços

  4. #4
    mestre_dos_magos
    Visitante

    Padrão lock de arquivos via samba

    Se os usuarios tiverem autorização pra mexer no mesmo diretorio pode sim abrir varios usuarios de uma so vez o mesmo diretorio.

  5. #5

    Padrão lock de arquivos via samba

    Citação Postado originalmente por mestre_dos_magos
    Se os usuarios tiverem autorização pra mexer no mesmo diretorio pode sim abrir varios usuarios de uma so vez o mesmo diretorio.
    Tem como mudar isso.. Tenho certeza..
    Só que num sei como.. Eu lí a respeito, se não me engano foi numa revista PCMaster.. mas olhei agora de meio-dia em casa e não achei..
    Vou dar uma olhada na documentação do samba depois qdo der uma folguinha aqui...

  6. #6
    tocchetto
    Visitante

    Padrão lock de arquivos via samba

    Citação Postado originalmente por mestre_dos_magos
    Se os usuarios tiverem autorização pra mexer no mesmo diretorio pode sim abrir varios usuarios de uma so vez o mesmo diretorio.
    Opa beleza mestre, realmente voce está certo, mas existem aplicações que gerenciam este lock, como eh o caso do MS Word, do Dreamwaver, entre outras, o que quero fazer eh passar esta tarefa ao Samba, ou seja, ao invés do aplicativo cuidar disso, o samba q cuidaria.

    Valeu pela sua opiniao.

    Felipe

  7. #7
    tocchetto
    Visitante

    Padrão lock de arquivos via samba

    Citação Postado originalmente por w00dy
    Citação Postado originalmente por mestre_dos_magos
    Se os usuarios tiverem autorização pra mexer no mesmo diretorio pode sim abrir varios usuarios de uma so vez o mesmo diretorio.
    Tem como mudar isso.. Tenho certeza..
    Só que num sei como.. Eu lí a respeito, se não me engano foi numa revista PCMaster.. mas olhei agora de meio-dia em casa e não achei..
    Vou dar uma olhada na documentação do samba depois qdo der uma folguinha aqui...
    Obrigado mais uma vez W00dy, estou procurando também.

  8. #8
    tocchetto
    Visitante

    Padrão lock de arquivos via samba

    Dei mais uma olhada este final de semana nesta questão de file locking mas realmente nao consegui fazer funcionar, se alguem tiver mais alguma dica, fico agradecido.

    Felipe