+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mariogomide
    Visitante

    Padrão Instalação em Partições

    Pessoal, gostaria de saber o que vocês acham.

    Quando eu instalo Linux num HD novo, faço a instalação em partições. Assim:
    (Ex: Instalando o Conectiva 10)
    HD 80 GB
    .................|..Format..|.Pri/Log..|...Ponto de Mont. ..|.. Tam (MB) ..|..Tipo
    /dev/hda1 .|... Sim ....|.. Pri .....|...........................|.... 256 ........|.. swap
    /dev/hda2 .|... Sim ....|.. Pri .....|....... /boot ...........|.... 100 ........|.. ext3
    /dev/hda3 .|... Sim ....|.. Pri .....|....... /home .........|.... 20000 .....|.. ext3
    /dev/hda5 .|... Sim ....|.. Log ....|....... / .................|.... 10000 .....|.. ext3
    ESPAÇO LIVRE ...|......|.............|...........................|..... 49650

    Deixo o espaço livre para instalar outra distro (Ex: Debian).
    Legal. Até aqui beleza.

    Quando vou instalar o Debian, eu aproveito o /boot e o /home e a minha tabela fica assim:

    .................|..Format..|.Pri/Log..|...Ponto de Mont. ..|.. Tam (MB) ..|..Tipo
    /dev/hda1 .|... Sim ....|.. Pri .....|...........................|.... 256 ........|.. swap
    /dev/hda2 .|... Não ....|.. Pri .....|....... /boot ...........|.... 100 ........|.. ext3
    /dev/hda3 .|... Não ....|.. Pri .....|....... /home .........|.... 20000 .....|.. ext3
    /dev/hda5 .|... Não ....|.. Log ....|...........................|.... 10000 .....|.. ext3
    /dev/hda6 .|... Sim ....|.. Log ....|....... / .................|.... 10000 .....|.. ext3
    ESPAÇO LIVRE ...|......|.............|...........................|.... 39650 .....|.......

    (Desculpem pela tabela mal feita! ops: )

    IMPORTANTE: Eu escolho o Lilo nas duas instalações.

    Após a instalação, o meu /home e o /boot são os mesmos para as duas distros. Mantenho arquivos, e-mails, configurações de Desktop etc.
    Agora, só preciso editar o /etc/fstab de cada distro (para que eu possa acessar arquivos de um e de outro) e editar o /etc/lilo.conf do Debian (pois foi o último a ser instalado) e acrescento o caminho do initrd e do vmlinuz do Conectiva para ele carregar no bootsplash.

    Tudo funciona beleza!

    Eu queria saber 4 coisas

    1- Fazer isso é bom? Tenho mais produtividade? É perigoso?
    2- Existem distros que requerem uma partição Própria? (sem compartilhar /boot e /home por exemplo)
    3- Eu fiz um passo errado ou desnecessário? Alguma recomendação?
    4- Como fazer para instalar o WindowsXP depois no espaço livre?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Instalação em Partições

    eu usa quase assim

    pois faço ate mais

    para o squid o qmail

  3. #3

    Padrão Instalação em Partições

    Não tem nenhum problema cara, só precisa ter bastante atenção para não formatar o /home ou o /boot por engano na segunda instalação...

    Valeu...