+ Responder ao Tópico



  1. #1
    edilazarek
    Visitante

    Padrão Software para alinhamento de antenas, melhor de enlace

    Oi, montei uma rede Ponto A > 8,5 km B > cabo > C > 11,5 km D com radios senao 2611.

    O enlace fechou, mais alinhei as antenas apenas no Olhometro, e gostaria de saber se existe algum softaware para auxliar o alinhamento, quem sabe melhore ainda mais minha rede.
    Agradeço a atencao.
    PS: Sou iniciante

  2. #2

    Padrão Software para alinhamento de antenas, melhor de enlace

    Seu sistem veio com algum tipo de software especifico no setup?

  3. #3

    Padrão Software para alinhamento de antenas, melhor de enlace

    eu usava o Netstumbler, mas primeiro anes de colocar em modo ptp eu alinhava no modo Ap ele mostra um gráfico da qualidade do sinal e vc vai ajustando.

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Software para alinhamento de antenas, melhor de enlace

    vc pode alinha pelo throughput do radio quanto mair melhor melhor

  5. #5

    Padrão Software para alinhamento de antenas, melhor de enlace

    tem um kra chamado

    wavemon

    q mostra na shell o nivel d sinal..

    usa ele pra alinhar... pq eh bem leve e mto bom

    []'s

  6. #6
    loc_dog
    Visitante

    Padrão Software para alinhamento de antenas, melhor de enlace

    acho que um metodo fácil e eficaz é fazer um cálculo de perda em espaço livre primeiramente, para saber qual o valor aproximado de sinal que deve chegar pra você no outro ponto do link. depois, com ajuda de um GPS, fazer o posicionamento das antenas, e depois com ajuda de um medidor de sinal (netstumbler, wavemon) ver se você consegue aproximar o máximo possivel do valor obtido pelo cálculo. fazendo um comparativo dessa antenas pra wireless e outra antenas, como as de enlace de micro ondas, ela é muito deficiente de peças que permitam fazer um ajuste fino de posicionamento, diferente da maioria das antes de enlace de TMW.