+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    Galera, boa noite a todos ......
    Estava lendo agora a pouco um tópico de um usuário que estava perguntando sobre a melhor distro Linux.
    E no final o membro Michael do Underlinux, deu uma palhinha até interessante, que seria legal se o Underlinux, tivesse um artigo falando sobre isso. Afinal esse tipo de dúvida é muito comum em iniciantes. Como ele mesmo disse, quem de nós não tivemos essa dúvida no início ao começar a conhecer o mundo Linux ???
    Evidentemente que o tópico está trancando pelo nosso moderador.
    Quando esse tipo de tópico fosse postado aqui, apenas responderíamos para ler tal artigo em tal lugar.
    Coisas do tipo assim : A distro x é mais voltada para servidor, a distro y é mais forte em desktop, a distro z tem mais facilidade para isso, aquilo ou aquilo outro, a distro m não é free, e assim por diante. Mas nada de dizer qual é a melhor. Apenas descrevendo características das distros mais conhecidas.
    Penso que isso evitaria e muito esse tipo de pergunta, que no final gera uma polêmica muito grande. Mas, as vezes fica até chato nós apenas queremos evitar de responder a esse tipo de dúvida, de quem ainda não conhece nada de Linux. Tenho certeza que temos membros aqui no Underlinux, que conhece bem a fundo o ambiente Linux e com vasta experiência em várias distros. E isso ajudaria bastante o iniciante.

    Um grande abraço a todos ............ :clap:

  2. #2

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    jah tem esse artigo que vc falou e vários outros que estão feitos exclusivamente para iniciantes

  3. #3

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......


  4. #4

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    o problema... eh q o povo se exalta.... um comeca a falar q x eh mais facil.. dae tem outro q fala q y eh uma merda... e dae vem outro brigando poq nao concorda.. dae vira zona...

    se o povo soubesse expor melhor os pontos d vista... sem entrar em debates sem fim.. nao precisariamos trancar os topicos...

    tanto q existem topicos sobre distros... bem discutidos... q nao estaum trancados..

    []'s

  5. #5
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    Fala!

    Basicamente, a distribuição que o iniciante deve procurar, é aquela que possua mais suporte - contando com mais documentação e guias (em portugues de preferencia), e que tenha mais assistentes para auxilio em instalação e configuração.
    Isso é importante para fazer com que a pessoa entenda e aprenda sobre as diferenças entre o Linux (S.O. que está adotando) e o Windows (S.O. que está abandonando). Depois de se familiarizar com o ambiente é fácil mudar de uma distro para outra, buscar documentos em outras linguas e entender o funcionamento.
    Comecei a mexer com o Conectiva (Mandriva) que possui documentação completa no site (www.conectiva.com.br), e com o Debian (www.debian.org.br) que também disponibiliza um grande número de documentos e guias.

    -Documentos disponíveis, compatibilidade com seu harware e número de usuários que utilizam.

  6. #6

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    Citação Postado originalmente por capgaiotto

    Basicamente, a distribuição que o iniciante deve procurar, é aquela que possua mais suporte - contando com mais documentação e guias (em portugues de preferencia), e que tenha mais assistentes para auxilio em instalação e configuração.
    Isso é importante para fazer com que a pessoa entenda e aprenda sobre as diferenças entre o Linux (S.O. que está adotando) e o Windows (S.O. que está abandonando). Depois de se familiarizar com o ambiente é fácil mudar de uma distro para outra, buscar documentos em outras linguas e entender o funcionamento.
    Comecei a mexer com o Conectiva (Mandriva) que possui documentação completa no site (www.conectiva.com.br), e com o Debian (www.debian.org.br) que também disponibiliza um grande número de documentos e guias.

    -Documentos disponíveis, compatibilidade com seu harware e número de usuários que utilizam.
    O palhaço ai falou tudo (me refiro ao AVATAR...)

  7. #7
    capgaiotto
    Visitante

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    ainda bem que estava se referindo ao avatar...

  8. #8
    cradiao
    Visitante

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    Básicamente assim, entre no RPMFIND.NET procure as rpms que possam suprir o motivo da sua utilizacao, veja qual é a sua distro.

    Cada distro Linux tem seus pros e contras, e cada uma faz melhor a sua funcao em uma determinada tarefa, logo.. basta vc descobrir a distro melhor para utilizar para sua aplicação

    Linux é Linux, vc nao vai achar um ruim.. no maximo menos preparado para a sua aplicação, por isso sempre dá rolo esse tipo de tópico, o gentoo (NA MINHA OPINIAO) é o melhor pa se colocar como servidor de jogos, se vc for utilizar pra rodar banco de dados, NAT etc. eu utilizo o Slack...


    OQ nao pode acontecer, é ficarmos fã de um linux e esquecermos dos outros.. senao acabamos criando outro BILL GATES...

    O SuSE nem é mais SuSE.. agora é SUSE... deve ser por causa da NOVELL ... na minha opiniao esse era o melhor entre todas as distros, ele fazia um pouco de tudo... e algumas coisas extremamente bem... MAS ..

    agora....

    NOVELL SUSE LINUX 9.3 já ferrou tudo...


    Escolha a sua melhor distro.. nao adianta perguntar pra ninguem...


    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR

  9. #9

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    Citação Postado originalmente por cradiao
    Escolha a sua melhor distro.. nao adianta perguntar pra ninguem...
    As pessoas pergutam pois quem realmente está iniciando não tem noção de tamanha variedade. E isso muitas vezes se torna um obstáculo a mudança... por isso que é bom - pelo menos - receber umas dicas. Às vezes nesse processo já se encontra uma que satisfaça a real necessidade do usuário.


  10. #10

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    Que nem eu digo distro é tudo linux, não importa o que esteja por fora se uma ofereça uma recurso X e outra Y é tudo linux que ta por baixo, entao vai muito do gosto de cada um tem uns que gostam de uma coisa e outros não, entao vai mesmo de gosto de cada um, e que nem se diz no exterior so que não pegou muito no brasil que distro sao sabores de linux. E cada um vai para o sabor que mais te agrada.

    falows

  11. #11
    cradiao
    Visitante

    Padrão Aproveitando

    Estou com uma versao aqui.. africana.. o Ubuntu, cds originais, alguem já viu rodando, sabe de alguma coisa, to com pregui de instalar e nao curtir hehehe


    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR

  12. #12

    Padrão Re: Aproveitando

    Citação Postado originalmente por cradiao
    Estou com uma versao aqui.. africana.. o Ubuntu, cds originais, alguem já viu rodando, sabe de alguma coisa, to com pregui de instalar e nao curtir hehehe


    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR
    Cara eu não sei se ele é africano ou so usa nomes africanos, mas a linux magazine falou muito bem dele, da uma olhada na revista que eles explicam bem direitinho como instalar e tem uns screenshots tb.

    falows

  13. #13

    Padrão Polêmica sobre Melhor Distro ......

    Tb não usei ela, mas estavam falando bem sim, menos os desenvolvedores do debian, que dizem que ela está com pacotes que estão incompatíveis com o debian.
    Parece ser uma distro muito fácil de se utilizar, pq usa aquela filosofia de querer fazer tudo por você, eu particularmente não gosto disso, prefiro demorar um pouco mais e fazer as coisas exatamente como eu acho melhor do que deixar isso a merce de quem fez os scripts,etc..

  14. #14

    Padrão Re: Aproveitando

    Citação Postado originalmente por cradiao
    Estou com uma versao aqui.. africana.. o Ubuntu, cds originais, alguem já viu rodando, sabe de alguma coisa, to com pregui de instalar e nao curtir hehehe


    Att.
    Cláudio Mendes
    Eng. Computação
    Londrina PR
    preguica d instalar eh foda...

    se vc quer usar o lance... pega um dia e instala num vmware mesmo...

    nao tem erro