+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão acessar roteador na outra rede

    ae galera td blz??? eh o seguinte estou com um server linux com 2 placas de rede eth0 e eth1, cada uma delas eh uma rede estou na rede eth1 tentando acessar um roteador que esta na rede eth0 mais naum consigo me comunicar, nem pingar ... estranho eh que as maquinas de ambas as redes se comunicam soh esse roteador que eu naum consigo.. td que esta com o gw do meu server eu acesso o que naum esta eu naum acesso o pode ser?????
    Grato

    Douglas Santos

  2. #2

    Padrão acessar roteador na outra rede

    Seguinte....

    O gateway padrao das estacoes na rede eth0, eh o teu servidor que separa as redes das eth0 e eth1?
    E o gateway do router, eh quem?
    O problema pode ser simplesmente rota... o roteador nao sabe para quem entregar para chegar no IP que gerou a requisicao (como um pingo)

    Mandai as info. :good:

  3. #3

    Padrão servidor

    esse meu servidor eh o gateway da rede ele que distribui internet para as maquinas e esse roteador eh um link que temos com a embratel e tem uma maquina na rede eth2 que precisa acessar ele e tb acessar o meu servidor tb
    ficou mais claro ??
    qualquer coisa dah um grito ai
    Falows
    Douglas Santos

  4. #4

    Padrão acessar roteador na outra rede

    Ah veiooo...

    Entao eh isso mermo, eh um "causio" basico de roteamento....

    Como ele chega na tua rede eth1 para responder tuas requisicoes, se ele tah na eth0, e nao sabe para onde enviar o pacote para chegar na eth1? Ele so deve ter a rota para a rede fisicamente conectada (eth0), e o gateway padrao (0.0.0.0) q deve ser o serial da embratel. Tu tem que entrar nesse router e colocar uma rota dizendo q para chegar na rede ???.???.???.??? (da interface eth1 lah), ele deve ir para o ip da eth0 no servidor que separa essas 2 redes.... :clap:

    blz ? :good:

    OU ENTAO... fazer uma gambi... por iptables que pode ser o seguinte (importante, faca exatamente como eu disser pra evitar de zuar tuas redes :P):

    # iptables -t nat -I POSTROUTING -s <rede_da_eth1> -d <ip_do_roteador> -o eth0 -j MASQUERADE

    Com isso, tua rede eth1 deve conseguir acessar o roteador, pq o teu server linux vai mascarar com o ip da eth0 todo o trafego da tua rede eth1 que tenta ir para o roteador.... assim como o roteador conhece o ip da eth0, ele vai saber para quem devolver, e o teu firewall tambem atraves do nat.... tentai :P :P



  5. #5

    Padrão naum deu certo

    fiz o que vc falou ficou assim iptables -t nat -I POSTROUTING -s 10.0.1.0 -d 10.0.0.100 -o eth0 -j MASQUERADE

    minha rede eh assim
    eth0 200.xxx
    eth1 10.0.0.0
    eth2 10.0.1.0

    ai tenho que acessar da 10.0.1.0 o 10.0.0.100 certo
    e naum deu certo
    falows

  6. #6

    Padrão acessar roteador na outra rede

    hehe é porque é gambiarra....o lance é rota, se nao for regra no firewall.

    no firewall voce consegue ping entre todas as redes? provavelmente sim, verifique no router principalmente se ele possui uma rota para essa rede em questao, tou dizendo.. é 99,9% de ser isso, os outros 0,01% é o firewall bloqueando.

  7. #7

    Padrão rota

    Citação Postado originalmente por mistymst
    hehe é porque é gambiarra....o lance é rota, se nao for regra no firewall.

    no firewall voce consegue ping entre todas as redes? provavelmente sim, verifique no router principalmente se ele possui uma rota para essa rede em questao, tou dizendo.. é 99,9% de ser isso, os outros 0,01% é o firewall bloqueando.

    tipow no firewall esta tudo normal ate tirei o firewall para testar ele acessa ambas as partes o negocio eh que esse roteador como disse eh da embratel e naum tem como eu entrar nele o problema e que tem uma maquina na rede 10.0.0.0 que tem como gw esse roteador e eu tb naum consigo comunicar com ela.. essa maquina tem um programa que usa esse link da embratel
    serah que se eu mudar o gw dela para o do meu servidor e lah no servidor eu redirecionar as portas que o programa usa para o roteador dah certo???
    valew