+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rsardinha
    Visitante

    Padrão Múltiplos túneis em gateway SSH

    Saudações,

    Esponho algumas questões de uma situação que estou enfrentando e explanando o resultado de minhas pesquisas para ver se alguém enxengar algumas outras saídas.

    Tenho dois servidores em um data center, sendo um servidor Linux e um Windows, como única conexão possível tenho somente a porta 22 liberada para conexões remotas e manutenção destas 2 maquinas.

    Para sanar a solução instalei um vnc no windows e fiz um túnel para os serviços locais do linux, para me conectar configuro os tuneis no cliente, conecto no sevidor linux via ssh, minimizo e utilizo os serviços como localhost no cliente. Até aí sem problemas.

    A minha empresa estipulou que esse seria o modelo para outros servidores que estão em outros locais e todos eles devem se autenticar por um par de chaves rsa no servidor da empresa, e este servidor repassar as conexões para o servidor que antes fazia os tuneis.

    Gerei um par de chaves até o servidor da empresa(gateway ssh) com passphrase, e gerei outro par de chaves do gateway até o servidor com frase em branco. O servidor na firewall somente aceita conexões do gateway, até então ok.

    Para acessar o serviço do servidor tenho um tuneis configurados do cliente para o gateway, e do gateway para o servidor.

    No cliente:

    Porta Tunel
    8081 localhost:8081(tomcat)
    5901 localhost:5901(vnc)

    No gateway:

    Porta Tunel
    8081 localhost:8080(tomcat)
    5901 192.168.0.2:5900(vnc)


    Até então tudo funciona perfeito, porém agora tenho mais 2 conjuntos
    de 2 servidores.Deixando os túneis assim


    Túneis no cliente:

    Porta Tunel
    8081 localhost:8081(tomcat)...|__Serv. 1e2
    5901 localhost:5901(vnc)........|
    8082 localhost:8082(tomcat)......|__Serv. 3e4
    5902 localhost:5902(vnc)...........|
    8083 localhost:8083(tomcat)........|_Serv. 5e6
    5903 localhost:5903(vnc).............|


    No gateway:

    Porta Tunel
    8081 localhost:8080(tomcat)
    5901 192.168.0.2:5900(vnc)
    8082 localhost:8080(tomcat)
    5902 192.168.0.2:5900(vnc)
    8083 localhost:8080(tomcat)
    5903 192.168.0.2:5900(vnc)

    Esta solução funciona, mas quando um usuário conecta em um servidor e acessa localhost:8081 e outro usuário conecta em outro servidor e acessa localhost:8082. Se o segundo usuário (que acessa 8082) resolve acessar 8081, o serviço roda, por que o túnel está estabelecido pelo
    primeiro usuário.

    Aí me surgem duas questões:

    1. Tem alguma maneira de bloquear um usuário de ver o túnel de outro usuário?
    2. Tem alguma forma de nao ter que criar todos estes túneis no cliente, deixando somente 8081 e o gateway fazer a conexão para o servidor correto sem que interfira na conexão de outro usuário?

    Ainda estou pesquisando soluções, porém ainda sem sucesso.

    Estou aberto a críticas, idéias, sugestões etc, pois creio ainda que este não seja o melhor modelo de gestão para os servidores.


    Grato pela atenção
    Rangel Perez Sardinha

  2. #2

    Padrão Múltiplos túneis em gateway SSH

    um bom material pra tunel ssh eh esse aqui:
    http://agentsmith.powerlinux.com.br/docs/doc7.html

    mas pelo q andei testando, cada tunel vai ter que utilizar uma porta mesmo, num vi nada do tipo de usar uma porta soh e de acordo com a conexao ele manda pra maquina q vc quer

    e tb nao encontrei uma maneira de fechar o tunelm ele fica "visivel" para todos os usuarios mesmo, a unica "protecao" eh o destino do tunel ter uma senha de acesso

  3. #3
    kruga
    Visitante

    Padrão Múltiplos túneis em gateway SSH

    fala cara tudo bem?

    eu tenho um ambiente similar a este seu... gostaria de saber o q vc usa para fechar o tunel com o ssh, qual software? eu utilizo o putty, vc sabe se tem alguma forma de fechar o tunel de maneira automatizada sem o usuário ter logar no server ssh?


    valeu

    []'s

  4. #4

    Padrão Múltiplos túneis em gateway SSH

    nao tem como fechar porque os usuarios acessam tudo localmente, pelo que vi, o que voce poderia fazer era criar tunnel separados para cada aplicacao e regras de firewall fechando ip para o usuario.. so uma dica.

  5. #5
    rsardinha
    Visitante

    Padrão Múltiplos túneis em gateway SSH

    mistymst, pensei nisso também, mas creio que tenho que fazer um script para inserção de regras dinamicas no meu iptables, pegando as os ips pela saída do netstat quando uma conexão se tornar estabilished e matando assim que ela entrar em wait ou morrer.

    kruga, também faço com o putty, mas não conheço nenhuma maneira de automatizar.

  6. #6

    Padrão Múltiplos túneis em gateway SSH

    se soh vc deveria ter acesso a isso, vc pode configurar o ssh pra soh aceitar um cliente por vez, o tunel ainda vai ficar visivel pros outros, mas nao vao conseguir conectar

  7. #7
    rsardinha
    Visitante

    Padrão Múltiplos túneis em gateway SSH

    aí está... não é só eu mas outros usuários também precisam conectar para fazer a manutenção dos outros servidores..