Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    É possível substituir um roteador CISCO 1721 por uma máquina Linux?! No meu caso a conexão está disponibilizada no padrão V.35 pela Embratel...
    Se alguém puder me ajudar vou ficar muito grato e contente em saber que o Linux mas uma vez vai me surpeender...

    Abraço!

  2. #2

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    o linux pode funcionar como router sim, mas vc vai ter q configurar uma serie de coisas, a comecar pela porta q vai ser conectada nele

  3. #3

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Eu poderia estar utilizando um cabo que convertesse para db 22 se eu não me engano. Na verdade eu gostaria de pegar uma máquina comum e fazer com que se transforme em um roteador. Se puder me ajudar com dicas como qual porta utilizar, protocolo ( penso no ppp no caso) e tal...

    Valeu!

  4. #4

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Bem, pra "comecar", voce precisa de uma interface para comunicar com o modem da embratel pelo padrao V35...

    Conheco a placa roteadora PC300 da Cyclades, instalei ela a um bom tempo atras com resultados satisfatorios., so que ela nao eh tao mais barata que um roteador PR1000 :P

    Por isso nao tenho mais utilizado essa solucao :P

  5. #5

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    eh verdade! concordo com o DropALL!

    essas interfaces seriais custam muito caro!
    mais acredito que utilizar um linux como router, eh interessante em algumas situações! ainda mais quando se falando em flexibilidade!

    seria interessante, utilizar um linux router, se a sua conexao chega-se em interface ethernet! ai sim seria uma boa!

  6. #6

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    num precisa de placa, se vc tiver um conversor db22 como o contrucci falou, ou entaum o rs323(nao lembro se eh esse) vc pode usar direto no linux sem essas placas, vai dar um bom trabalho pra configurar o VT dela, mas pelo menos vc num gasta

    eu nunca cheguei a fazer isso, mas jah vi mto material

  7. #7

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Quer dizer que o problema então é a limitação de velocidade das portas seriais comuns? Tipo, um simples conversor de padrão não serviria?
    Bom, esqueci de avisar, o link é de 2 Mb...

  8. #8

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Esse lance eh suspeito :P

    Tudo bem, converte o conector V35 pra DB, isso eh facil.... mas e ai, como que trata o clock e etc, do frame-relay ou ppp, eh emulacao em software ? nunca tinha ouvido falar disso antes, se isso fosse tão facil todo mundo faria isso :P

  9. #9

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    O caminho que eu estou querendo seguir é exatamente esse que 1c3_m4n
    tá apontando... se pudermos direcionar o assunto para essa solução eu agradeço muito.... quem sabe não saia um mini-howto dessa conversa.
    Aproveito para já agradecer muito pela colaboração de todos o fórum Underlinux tem um pessoal muito 10!

    Abraço a todos!!!

  10. #10

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Heheh e nao eh facil mesmo, tem q configurar o terminal (VT) q vai se comunicar com a porta

  11. #11

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    achei issu aki:http://www.tldp.org/HOWTO/PortSlave/procedure.html
    e esse: http://www.linuxjournal.com/article/5826

    o projeto LRP ta morto, mas a partir dai acho q da pra ter a ideia do q fazer certinho

  12. #12

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Morto eh apelido "8 Oct 2000"....

    heheheh

  13. #13

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Veio...

    Esses lance nao interfaceia direto com V35, sao tudo projeto de acesso ppp discado, e um router basico de linux.... bem que estranhei :P

    Ah sim, mesmo que funcionasse, a serial padrao sendo no max 115k ficaria sux :P

    Olha um pedaco desse segundo link que tu postou... ". The Linux router also has support for WAN interface cards. Sangoma WICs (www.sangoma.com), which..."

    :P

  14. #14

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    nao sei como funciona a limitacao de velocidade nelas

    bom mas deve ter outro projeto do tipo, afinal tem tudo no linux :P

  15. #15

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Estou dando uma olhada naquele projeto FREESCO ( http://freesco.org ) ... talvez possa ajudar em algo também!

  16. #16

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Alguém conhece algum outro projeto como o FREESCO?

  17. #17
    Visitante
    Visitante

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    A saida seria do micro e db25/v24 (fisico/eletrico). Nao existema maneira de de tranformar isso para M34/v35, por questoes eletricas mesmo, faltam sinais de controle e a velocidade e muito menor.
    Esse lance so rola com uma placa de roteamento!

  18. #18

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Sendo sincero pessoal, acho que usar um linux para substituir um router é meio maluquice, sei la acho que cada coisa tem uma função e temos que usar o que tem de melhor, mas acho que deve ter algo para fazer o linux funcionar como router, pois existem dois projeto o zebra e o quagga(acho que eh isso) que é exclusivamente para trabalhar com protocolos de roteamento, inclusive os que o cisco usa, entao tem de so ver como faz a conexao do meio fisico.

    falows

  19. #19

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Nunca parei para analisar, se a velocidade e suporte a carga é melhor... será? eu acredito na cisco, nos circuitos dela e tudo mais, conectorizacao faz a diferenca tambem, quem me garante que a placa de cyclades nao tem um hardware inferior? eu diria que OS veio preparado aquilo e tudo mais, isso é so uma opniao minha, nunca realizei nenhum teste, mas eu creio que um hardware+software preparado para o 'quesito' roteamento devera se sair melhor que um hw+sw que nao feito especificamente para aquilo.

  20. #20

    Padrão Substituir CISCO 1721 por máquina linux.

    Povo vocês tambem tão querendo d+.... hehe :P

    Contrucci, mano, o FREESCO, ele eh mais um basico LRP (Linux Router Project), eh somente um linux com suporte a varios protocolos de roteamento, mas ainda sim precisa da placa para interfacear.

    Todos esses LRPs precisam "infelizmente" das placas, pois não tem como as interfaces seriais emularem tudo que essas placas fazem, eh que nem querer que os caras facam um adaptador de RJ45 para DB9, e ligar um cabo de rede nesse adaptador e poder acessar internet pela serial do mouse (os que existem para USB tem circuito nos adaptadores, usam corrente da usb e etc, alem dessa tecnologia jah ser muito dominada), pensem :P Eh fisico isso, sem contar a propria limitacao de 115k de todas as seriais antigas... ou daqui a poco aparece um dizendo que tem um projeto pra ligar um V35 na USB 2.0 so emendando 2 fios, colocando 1 diodo e 2 transistor :P
    Sempre vai precisar de um hardware para fazer essa conversao fisica, por questoes de controle de clock, velocidade, erros, protocolos em si...

    Quer transformar o Linux num router? Poe uma placa roteadora serial, voce liga o DB25 nela, e com o adaptador na V35... e com ajuda de um LRP desses voce poe pra rodar RIP v1, v2, BGP, OSPF, EIGRP e o kct.... Mas o custo? So a placa, custa quase o preco de um roteador, sem contar o computador em si, sem contar que a estabilidade, que a do hardware dedicado eh muito maior...

    Agora ainda insiste em transformar o Linux num router sem placa roteadora serial? Tambem pode, poe 2, 3, 4 placas de rede ethernet/fddi etc... funciona blz :P Mas nada de ligar direto no modem da operadora de link, conformem-se :P