+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    galera,

    quando vou baixar uma distro fico sempre em duvida. Qual a diferença entre distro.iso e distro.src.iso?
    Aproveitando a duvida, qual é melhor quanto a instalação: arquivo.rpm ou arquivo.tar.gz?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    src = source, ou seja o fonte dos pacotes, a distro pra instalacao em si eh soh a .iso

    agora se rpm ou tar.gz eh melhro depende do teu uso
    eu (to falando meu gosto) ODEIO RPM e coisa do tipo, prefiro pegar .tar.gz e compilar tudo, da mais trabalho, nao tem checagem de dependencia automatica mas pelo menos o pacote fica do jeito q eu quero

  3. #3
    Visitante

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    pois é, uso mais o rpm pq nao conheço bem as opções do .tar.gz. Algumas coisas até faço, mas sao poucas. Vc me indicaria algum site que mostre essas opções, tipo: setar pra qual diretorio deve ser instalado etc??

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    issu tudo tem no ./configure --help ou entaum no README/INSTALL que vem com o arquivo.tar.gz

    geralmente eh assim:
    ./configure --prefix=/usr

    ou qdo num tem configure eh soh make:
    make PREFIX=/usr
    make PREFIX=/usr install

    mas eh soh dar uma olhada no README/INSTALL q tem como instalar corretamente

  5. #5
    Visitante

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    ./configure --prefix=/usr significa que tudo sera instalado no /usr obrigatoriamente??

  6. #6

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    significa q a base sera /usr sim, mas nao soh em /usr, por exemplo

    o padrao da maioria dos .tar.gz eh /usr/local, vai vai ter arquivo em /usr/local/bin, /usr/local/sbin, /usr/local/var,etc,etc
    colocando akela opcao eles irao ficar em /usr/bin,/usr/sbin/,etc..

    mas nao use isso sempre, veja o configure --help pra saber direitinho

  7. #7
    Visitante

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    vou passar a usar esses agora, vou apanhar um pouco mas aprendo!!

    Muito obrigado.

  8. #8

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    1c3_m4n, boa noite caro amigo .....
    Aproveitando a deixa, eu estou fazendo diferente. Corrija-me por favor se estou fazendo errado.
    Normalmente, quando baixo um arquivo com extensão tar.gz eu procedo assim :
    1 - Uso o gunzip para descompactar .
    2 - Depois de descompactado, eu uso o tar xvf nome_do_pacote_descompactado e normalmente eu sempre faço isso em /usr/local . E quando faço isso, é criado um executável que eu executo usando o ./nome_do_pacote , que o tar xvf criou.

    É errado proceder assim, ou é melhor usar o ./configure, make , etc, etc ???
    Gostaria da sua opinião ..........
    Obrigado 1c3_m4n. Inté ...... :good:

  9. #9

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    1c3_m4n, boa noite caro amigo .....
    Aproveitando a deixa, eu estou fazendo diferente. Corrija-me por favor se estou fazendo errado.
    Normalmente, quando baixo um arquivo com extensão tar.gz eu procedo assim :
    1 - Uso o gunzip para descompactar .
    2 - Depois de descompactado, eu uso o tar xvf nome_do_pacote_descompactado e normalmente eu sempre faço isso em /usr/local . E quando faço isso, é criado um executável que eu executo usando o ./nome_do_pacote , que o tar xvf criou.

    É errado proceder assim, ou é melhor usar o ./configure, make , etc, etc ???
    Gostaria da sua opinião ..........
    Obrigado 1c3_m4n. Inté ...... :good:
    Cara eu nunca vi fazer assim, pq na verdade vc não esta compilando e sim descompactando so, nunca vi funcionar assim tb, entao se qusier compilar tem de descompactar, depois ./configure e make e make install, so mais uma dica use tar -xvzf nome.tar.gz que ae nao prescisa usar o gunzip antes.

    falows

  10. #10

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    alguns aplicativos funcionam, mas não são fontes, e sim binários compactados...

  11. #11
    Visitante

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    pois é galera, como teste removi meu iptables q tava blezinha e fui instalar o mais atual q ta no site da netfilter. Agora ta dando pau. Fiz do modo que pedia no arquivo install e agora ta dando pau.

  12. #12

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    Cara o seguinte, se tivesse perguntado iria recomendar, nao mexe no que ta funcionando a nao ser que tenha falha de segurança.Principalmente iptables.Mas abre um topico com o problema que a gente tenta resolver.

    falows

  13. #13
    Visitante

    Padrão distro.iso vs distro.src.iso

    nao era mexer no que estava blza, com isso iria atualizar. Mas vou abrir um topico. Obrigado!