+ Responder ao Tópico



  1. #1
    sarna
    Visitante

    Padrão Duvidas com CBQ

    - Digamos que eu crie uma regra geral de controle de banda pra rede:
    [size=10px]cbq-0001.rede_in[/size]
    Código :
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64K
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.0/24
    BOUNDED=no
    ISOLATED=no

    [size=10px]cbq-0001.rede_out[/size]
    Código :
    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=64K
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.2,
    BOUNDED=no
    ISOLATED=no

    E depois crie uma regra com uma velocidade especifica para um computador na rede, essa regra vai funcionar ?

    - Digamos que eu tenha várias redes (192.168.1.x e 192.168.2.x), e crie um arquivo de controle de banda pra cada maquina na rede, eu posso usar o nome do arquivo assim:
    cbq-01001.cliente_in , cbq-02001.cliente_in ?

  2. #2

    Padrão Duvidas com CBQ

    Sobre a primeira pergunta: acredito que mantenha-se a primeira regra, no caso, a que foi colocada primeiro!


    Sobre a segunda pergunta: funciona sim! lembro que fiz uma doidera numa rede, pra limitar umas 200 estações, fiz um script prara gerar um arquivo do de controle pra cada estação!

  3. #3

    Padrão Duvidas com CBQ

    Mano as regras do cbq são lidas de acordo com os numeros colocados no nome delas...
    se vc tem varias redes vc pode sem problemas criar uma regra para cada ip q ele vai entender. o Lance do nome pode ser sim...
    Olhe este artigo: http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=1016
    Abraço

  4. #4
    sarna
    Visitante

    Padrão Duvidas com CBQ

    Citação Postado originalmente por lacierdias
    Mano as regras do cbq são lidas de acordo com os numeros colocados no nome delas...
    se vc tem varias redes vc pode sem problemas criar uma regra para cada ip q ele vai entender. o Lance do nome pode ser sim...
    Olhe este artigo: http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=1016
    Abraço
    No seu artigo vc fala que precisa ter instalado o shapercfg... Eu instalei o cbq somente com o iproutre2, tem algum problema ?

  5. #5

    Padrão Duvidas com CBQ

    não se vc tiver colocado o cbq.init na mão...