Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: controle de banda!

    Citação Postado originalmente por broilo
    Sou novo neste forum.. bom mais vai minha opiniao!

    Você precisa ou de um AP que controle banda, ou controlar a banda no cliente.

    Eu controlo atualmente banda no cliente, uma solucao boa eh usar MBs da Soekris (www.soekris.com), e colocar dentro de um CF (compact flash) um Unix de sua escolha (eu uso FreeBSD num flash de 32Mb, nele controlo banda do(s) clientes (per-flow), conexoes que ele pode gerar, entre outros (Layer-2 inclusive)) "No FreeBSD se for cartao Prism, posso fazer ele trabalhar em Bridge, e ter as mesmas funcionalidades ativas citadas acima". Na Soekris voce pode escolher em usar PCMCIA ou MiniPCI (cartoes de radio, isso vai depende de voce e de qual Soekris voce vai comprar).
    * Lembrando que pode ser OpenBSD, Linux, ou o que voce achar melhor.
    ** Ja digo mais, ficar usando AP1000,AP2000, AP Senao... isso é coisa do passado , faco meus APs em FreeBSD é só alegria! Nao fico dependendo do novo firmware (para 99% das vezes arrumar problemas da AP e nao fazer upgrade de 802.11B -> G (exemplo)), ou trocar o hardware todo porque quero usar 5ghz, 2ghz.. o cartao que o SO suportar e eu precisar usar, eu uso (e tenho controle total sobre o que passa ou nao na rede Wifi (podendo inclusive implementar iBGP, OSPF, etc..)

    Se voce for controlar após o AP:

    Cliente --> wifi <-- AP --> eth <-- Firewall (CBQ,WFQ,HFSC,etc...) --> eth <-- Internet

    Porem essa opcao acima nao acho interessante, pois um DoS (ou aqueles worms/virus chatos que de vez enquando enchem o saco de qualquer sysadm) vindo de um cliente interno, vai literalmente travar seus radios, porque voce nao tem controle do que esta vindo.. e sim so o que vai sair do Firewall pra frente (ou claro, vindo da Internet pra Intranet).

    *** APs que controlem banda, acho que os colegas do forum estao mais aptos a lhe dar opinioes, ja que nao utilizo mais APs deste tipo faz um bom tempo (ultimo foi AP1000 da epoca que ainda se vendia cartao Lucent (silver, branquinho...) ;D

    **** Para interligar POPs aconselho usar Quickbridge 20/60, Terabeam Marquee 60... e similares, sao muito confiaveis e possuem excelente throughput (confiavel)

    Abracos

    Rodrigo C. Broilo
    Cara vc não tem uma solução desta pronta p/ vender?, outra coisa, como vc lidar com a ANATEL com respeito a homologação deste equipamento?

  2. #22
    crisduarte
    Visitante

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por aheringer
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Usa o wrt54g com o RF desabilitado. Além de poder controlar a banda de lan para lan vc pode também fazer vlan no switch.
    Amigo,

    Este wrt54g faz mesmo cntrole de banda? Como ele é feito? Você poderia explicar melhor?


    Obrigado

  3. #23

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por crisduarte
    Citação Postado originalmente por aheringer
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Usa o wrt54g com o RF desabilitado. Além de poder controlar a banda de lan para lan vc pode também fazer vlan no switch.
    Amigo,

    Este wrt54g faz mesmo cntrole de banda? Como ele é feito? Você poderia explicar melhor?


    Obrigado
    Cara da uma olhada neste site: http://www.seitel.com.br/produtos_seitel/ap_seitel.php

    Neste site tem uma AP conectada p/ demostracao, da uma olhada.

    Boa sorte,

  4. #24
    broilo
    Visitante

    Padrão Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por roterdan
    Qual FreeBSD vc usa?
    Estou levando uma taca para um PCI-PCMCIA junto com um Senao PRISM funcionar no linux, junto com uma M789 da PCCHIPS, que tem PROC C3 on board....
    O Adapter só funciona direito no 2.6 ou FreeBSD 5.X...
    Minha ideia é colocar dois cartoes e um SO num CF de 32M pra funcionar como AP, os AP2000 nao tao dando conta do trafego aki nao....
    Alguma dica? :toim: :toim:
    Uso FreeBSD 4.11 (com Kernel STABLE), funciona tanto adaptador PCI, quanto ISA.. aqui tem Soekris e alguns placa mae FIC (nao sei o modelo), mais tanto faz.. funfa em qq joça!

    Aqui ensina a você fazer uma mini-distro do FreeBSD

    http://freebsd-br.cjb.net/doc/minibsd/miniBSD.htm

    *A minha ocupa 24Mb (total).
    - Tenho DHCP, MiniHTTPD, Links e Iperf (de programas externos) e todo suporte que o FreeBSD tem pra hardware instalado

    **Aconselho a seguir o manual e usar a distro 4.x do FreeBSD, pois o que ele ensina da 5.x não tá muito atualizado para 5.3, 5.4.. etc..!

    Att

    Rodrigo

  5. #25
    broilo
    Visitante

    Padrão Re: controle de banda!

    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Citação Postado originalmente por broilo
    Sou novo neste forum.. bom mais vai minha opiniao!

    Você precisa ou de um AP que controle banda, ou controlar a banda no cliente.

    Eu controlo atualmente banda no cliente, uma solucao boa eh usar MBs da Soekris (www.soekris.com), e colocar dentro de um CF (compact flash) um Unix de sua escolha (eu uso FreeBSD num flash de 32Mb, nele controlo banda do(s) clientes (per-flow), conexoes que ele pode gerar, entre outros (Layer-2 inclusive)) "No FreeBSD se for cartao Prism, posso fazer ele trabalhar em Bridge, e ter as mesmas funcionalidades ativas citadas acima". Na Soekris voce pode escolher em usar PCMCIA ou MiniPCI (cartoes de radio, isso vai depende de voce e de qual Soekris voce vai comprar).
    * Lembrando que pode ser OpenBSD, Linux, ou o que voce achar melhor.
    ** Ja digo mais, ficar usando AP1000,AP2000, AP Senao... isso é coisa do passado , faco meus APs em FreeBSD é só alegria! Nao fico dependendo do novo firmware (para 99% das vezes arrumar problemas da AP e nao fazer upgrade de 802.11B -> G (exemplo)), ou trocar o hardware todo porque quero usar 5ghz, 2ghz.. o cartao que o SO suportar e eu precisar usar, eu uso (e tenho controle total sobre o que passa ou nao na rede Wifi (podendo inclusive implementar iBGP, OSPF, etc..)

    Se voce for controlar após o AP:

    Cliente --> wifi <-- AP --> eth <-- Firewall (CBQ,WFQ,HFSC,etc...) --> eth <-- Internet

    Porem essa opcao acima nao acho interessante, pois um DoS (ou aqueles worms/virus chatos que de vez enquando enchem o saco de qualquer sysadm) vindo de um cliente interno, vai literalmente travar seus radios, porque voce nao tem controle do que esta vindo.. e sim so o que vai sair do Firewall pra frente (ou claro, vindo da Internet pra Intranet).

    *** APs que controlem banda, acho que os colegas do forum estao mais aptos a lhe dar opinioes, ja que nao utilizo mais APs deste tipo faz um bom tempo (ultimo foi AP1000 da epoca que ainda se vendia cartao Lucent (silver, branquinho...) ;D

    **** Para interligar POPs aconselho usar Quickbridge 20/60, Terabeam Marquee 60... e similares, sao muito confiaveis e possuem excelente throughput (confiavel)

    Abracos

    Rodrigo C. Broilo
    Cara vc não tem uma solução desta pronta p/ vender?, outra coisa, como vc lidar com a ANATEL com respeito a homologação deste equipamento?
    Se você ler direitinho na SCM da Anatel, você tem que ter homologado o equipamento tranmissor de rádio frequência, que neste caso será SOMENTE o cartão PCMCIA e/ou MiniPCI, no meu caso é cartão Senao, que é homologado pela ANATEL.

    *Lógico o conjunto antena, amplificador (se for usar) *Não uso*, também tem que ser homologado.

    Porém o computador, placa mãe, só precisa ter nota fiscal

    **Sobre solução pronta, caso você não tenha muita esperiência técnica para fazer a mini-distro, uma que talvez você ache legal seria o m0nowall:

    m0n0wall Site: http://m0n0.ch/wall/

    Att.

    Rodrigo

  6. #26

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por crisduarte
    Citação Postado originalmente por aheringer
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Usa o wrt54g com o RF desabilitado. Além de poder controlar a banda de lan para lan vc pode também fazer vlan no switch.
    Amigo,

    Este wrt54g faz mesmo cntrole de banda? Como ele é feito? Você poderia explicar melhor?

    Sim ele faz controle de banda podendo usando usar o bandlimit, aqui do forum, ou vc pode colocar os scripts do cbq. Aconselho a usar o firmware openwrt, openwrt.org, que funciona legal mas não tem uma boa interface web. Sem contar que é possível usar vlan, iptraf, vtun, kismet, ssh, etc. Enfim, é uma máquina linux gerenciável e com a vantagem de ter uma pequena partição jffs2 (2.7 MB livres) que dá pra guardar bastante coisa. Sem contar o preço que gira na faixa de R$ 270,00

    Obrigado

  7. #27
    pablowstl
    Visitante

    Padrão Controle de banda por hardware

    Pessoal, ei tentei usar esse sistema OpenWRT no meu rotador WRT54G versão 2. só que não gostei muito... alguém me da um Help de como voltar as configurações normal dele ???? a original de fábrica

  8. #28

    Padrão Controle de banda por hardware

    Colega, se você está procurando um firewall do tipo Appliance, conhece 2 e até já trabalhei com eles, o FW2000 da Gruponet e o BRMultiaccess, porém são equipamentos caros, eu indico esses equipamentos para quem não tenha conhecimento nenhum em linux e que não quer contratar uma pessoa para trabalhar em linux, mas para os usuários mais experientes o melhor mesmo é montar uma solução linux mesmo para fazer esse controle, pois sai mais barato, e você deixa o sistema otimizado em qualquer situação.

  9. #29

    Padrão Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por Kandango
    Colega, se você está procurando um firewall do tipo Appliance, conhece 2 e até já trabalhei com eles, o FW2000 da Gruponet e o BRMultiaccess, porém são equipamentos caros, eu indico esses equipamentos para quem não tenha conhecimento nenhum em linux e que não quer contratar uma pessoa para trabalhar em linux, mas para os usuários mais experientes o melhor mesmo é montar uma solução linux mesmo para fazer esse controle, pois sai mais barato, e você deixa o sistema otimizado em qualquer situação.
    Cara, estou procurando um hardware q só faça isso, os q vc me indicou eles são servidores, eu poderia ate montar um tb. estou querendo e fazer o controle de banda dos ips validos que vão sair do meu switch e vai p/ AP de 5.8.

    Grato,

  10. #30
    Celso PPR
    Visitante

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    O produto chama-se Bandwidth Management Gateway da Planet. É indicado para usuários soho. Existem outros produtos para outros portes de usuários. Já tive contato com outros produtos da Planet e não tive problemas, mas este eu nunca tive contato. Copie e cole o endereço abaixo no seu navegador. Acho que é isto que vc procura

    http://www.planet.com.tw/product/pro...233&menu_id=29

    Celso

  11. #31
    seixas
    Visitante

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Citação Postado originalmente por aheringer
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Usa o wrt54g com o RF desabilitado. Além de poder controlar a banda de lan para lan vc pode também fazer vlan no switch.
    Vc tem um deste?, onde posso compra ele?
    Boa noite amigos!

    Temos o WRT54G para pronta entrega.

    www.seitel.com.br

  12. #32
    seixas
    Visitante

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Amigo, estaremos recebendo nos próximos dias o equipamento: http://www.ovislink.com.tw/RS1000.htm como também o modelo: http://www.ovislink.com.tw/RS-2000.htm.

    Acredito que os produtos acima vão atender com 100% a sua necessidade.

    Abraço,

    Paulo Seixas.´.

    www.seitel.com.br

  13. #33
    Visitante

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Citação Postado originalmente por Natalino
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Explique melhor por favor, esses clientes seus são Wireless ou são cabeados?? :good:
    Sao cliente gaywireless.

  14. #34

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Citação Postado originalmente por Natalino
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Explique melhor por favor, esses clientes seus são Wireless ou são cabeados?? :good:
    Sao cliente gaywireless.
    Sao os dois tipos!!!

  15. #35

    Padrão Re: Controle de banda por hardware

    Citação Postado originalmente por seixas
    Citação Postado originalmente por Good_speed
    Oi pessoal,

    Estou a procura de um equipamento que faça o controle de banda, se alguém poder me ajuda??

    Grato,
    Amigo, estaremos recebendo nos próximos dias o equipamento: http://www.ovislink.com.tw/RS1000.htm como também o modelo: http://www.ovislink.com.tw/RS-2000.htm.

    Acredito que os produtos acima vão atender com 100% a sua necessidade.

    Abraço,

    Paulo Seixas.´.

    www.seitel.com.br
    Cara entra em contato comigo, pelo meu msn [email protected]