+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    Dae galera...eu to com um am64 aqui e to rodando freebsd 5.3 nele...na minha hd (/dev/ad0s2) eu tenho uma particao fat (pra ver no free e no uindous) eu consigo monta ela normalmente:
    mount -t msdosfs /dev/ad0s2 /store

    ele nem me mostra aviso nenhum, eu consigo navegar pelo conteudo da hd, soh que quando eu tento criar, apagar ou mover um arquivo grande (> 1MB......ta bom, nao eh tao grande assim XD) ele me trava o computador....mas trava do verbo "dar pau" , nao consigo mexer teclado, mouse nem nada....soh da pra apertar o botao "Reset" na frente do computador, alguem ja viu algo parecido?? :cry:

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    Olá,

    -t msdosfs é fat16, tente montar como smbfs ou cifs, aí voce terá suporte pra fat32.

    Sds,

  3. #3

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    vlw karfax, assim q eu chegar em casa eu vo testar, realmente eu achei estranho quando tive q montar em msdosfs, isso nao tinha me agradado mto...XD

  4. #4

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    ehh....nao foi:

    Código :
    bash-2.05b# mount -t cifs /dev/ad0s2 store/
    mount: exec mount_cifs not found in /sbin:/usr/sbin: No such file or directory
    bash-2.05b# mount -t smbfs /dev/ad0s2 store/
    smbfs: kldload(smbfs): No such file or directory

  5. #5
    karfax
    Visitante

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    Sem suporte no kernel? No linux seria:
    modprobe cifs
    modprobe smbfs

    Sds,

  6. #6

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    Citação Postado originalmente por karfax
    Sem suporte no kernel? No linux seria:
    modprobe cifs
    modprobe smbfs

    Sds,
    hieauheiuhae...eh...vo ter q discubrir o equivalente no free... :cry:

  7. #7

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    uma coisa q eu descobri, eh q o proprio uindous eca (eca = XP (olho fexado e lingua)) nao permite q eu crie uma particao Fat32 com mais de 32768MB e como eu nao to afim de criar 3 particoes fat, eu vo criar uma de 10GB e o resto eu dexo pro free, ou eu num crio nada pro uindous e dexo tudo pro free... 6)

  8. #8
    enochian
    Visitante

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    monta a partiçao como msdos apenas...

  9. #9

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    Citação Postado originalmente por enochian
    monta a partiçao como msdos apenas...
    nao tem...soh tem msdosfs....mas era limitacao desse tipo de particao, com 5GB eu to consiguindo mexer tranquilamente no free....agora nao da mais problema....o proprio WinXP ja nao dexava eu ficar com uma particao de 80GB em fat....

  10. #10
    - None -
    Visitante

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    Olá,

    O Windows XP cria por padrão uma partição NTFS, é possível criar outros tipos, mas não sei como é parcionado seu hd. Caso não tenha se atentado a isso o comando seria:

    #mount -t ntfs /dev/ad0s2 /store

    De qualquer forma escrever em sistemas de arquivo fat (16 ou 32) não é de todo seguro, podendo haver erros, e é extremamente aconselhável não fazê-lo em partições NTFS, pois ainda não há mecanismo de segurança razoável para tal.

    Caso não tenha ajudado descreva um pouco mais o parcionamento de seu hd, fiquei meio confuso ao ler os posts.

    None.

  11. #11

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    pois eh....eu cheguei a fazer isso, de formatar com NTFS, mas eh complicado d+ pra fica mexendo arquivo no Free....ele simplesmente nao conseguia criar nenhum arquivo

  12. #12

    Padrão Problemas com Fat32 no FreeBSD

    Citação Postado originalmente por SDM
    pois eh....eu cheguei a fazer isso, de formatar com NTFS, mas eh complicado d+ pra fica mexendo arquivo no Free....ele simplesmente nao conseguia criar nenhum arquivo

    será q o free não montou a particão como ro (read only)?? normal os alguns distros de linux colocarem como ro a partição quando encontram automaticamente, justamente pq a escrita em ntfs é altamente insegura, ja vi casos da partição inteira ir pro pau numa simples cópia de arquivos.