+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Horizontal ou Vertical: Eis a questão...

    Toh montando um provedor wireless numa cidade aonde jah tem um... Porém esse um jah tah espealhado na cidade toda... tem antena em todas as torres e locais estratégicos da cidade, e tah usando tudo na polarização VERTICAL (ateh mesmo os ponto-a-ponto).
    Tava pensando em usar uma unica torre (inicialmente), e utilizar 2 antenas setoriais da TSM de 14,8dbi 120º (fechando 240º) na HORIZONTAL + 1 AP-2000. Nesta torre, o concorrente jah colocou duas antenas setoriais na VERTICAL (ainda naum olhei quais canais ele tah usando) e uma antena direcional tb na VERTICAL (ponto-a-ponto).
    Eu andei olhando outros tópicos aqui do forum e notei q as antenas HORIZONTAIS e VERTICAIS geram interferência umas nas outras quando usadas no mesmo canal, mesmo sendo elas d polaridades invertidas...
    Entaum a pergunta eh: Faria alguma diferença eu usar 2 setoriais na HORIZONTAL, sendo q o concorrente jah tah usando praticamente todos os canais disponiveis na VERTICAL!?!?!?

    OBS.: naum quero usar 5.8GHz... prefiro usar o 2.4GHz pois os clientes do concorrente achariam mais comodo apenas "girar" a antena deles do que trocar todo o equipamento pra migrarem pro meu sistema!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Horizontal ou Vertical: Eis a questão...

    seguinte: as antenas da TSM sao muito boas, mas no caso da cidade ae, poluida do jeito que tah, pense em utilizar as antenas da www.pluton.com.br (PTX16) pois este modelo -wave guide- consegue resistir melhor a interferencia. Agora nem pense: utilize pol. Horizontal, pois se utilizar vertical vai ser o caos com o outro provedor... sem contar que se a briga ficar boa, prepare-se para uma poluicao terrivel do espectro... ae eh fogo, pois ninguem ganha com isso, nem vc, nem o concorrente e nem os clientes.