+ Responder ao Tópico



  1. #1
    casper-linux
    Visitante

    Padrão sub redes ip

    Olá pessoal,

    Estou precisando de uma ajuda no sentido de poder dividir uma rede que tenho aqui no meu provedor.

    A Telecom, me deu uma rede 200.200.200.64/255.255.255.192, logo eu posso usar os ips de 65 até 126 desta.

    Porém eu gostaria de sub dividir esta rede em 2 ou 4 redes menores, para poder fazer roteamente interno para clientes, ou servidores.

    Mas não estou conseguindo saber o que devo fazer com a mascara para poder sub dividir uma rede que a telecom me passa. Eu sei que é a mascara que determina a subdivisão da rede. Mas como fazer é que tem sido elas para mim.


    Valeu

    Fabrício Vieira Campos

  2. #2
    Mr_Mind
    Visitante

    Padrão hmm

    tens de aprender a calcular máscaras :-)

    basicamente tens os 4 bytes de um IP (versão 4), que dão 32 bits, portanto quando tens uma rede com 3 bytes ocupados, tipo 255.255.255.0, o byte restante corresponde ao número de IP's a que terás acesso.

    por exemplo: 192.168.0.0/255.255.255.0 = 192.168.0.0 <-> 192.168.0.255

    o mesmo pode aparecer como 192.168.0.0/24, ou seja 24 = 3 (numero de bytes ocupados na mask) x 8 (numero de bits por byte).
    não esquecer que por cada byte, temos 8 bits, e que 2^8 = 256, e que o 0 (ZERO) também conta :-), logo 0 <-> 255

  3. #3
    Visitante

    Padrão sub redes ip

    Caro Mr_Mind,

    Até que isso dai eu sei. Mas o que eu não sei é como dividir uma rede já dividida...

    no meu caso eu já tenho uma rede 200.200.200.64/255.255.255.192

    agora eu quero dividi-lá por exemplo em 4 redes menores...

    Valeu pela resposta..


    Fabrício

  4. #4

    Padrão sub redes ip

    Mano este site resolve seu problema....: http://jodies.de/ipcalc
    Controla na mascara que vc faz oq quizer com as suas redes

  5. #5
    Mr_Mind
    Visitante

    Padrão sub redes ip

    calculas ip's... e netmasks e divides.

  6. #6

    Padrão sub redes ip

    esses calculo de ip e mascara de rede eh um inferno
    nao consigo entende direito isso :toim:

  7. #7

    Padrão sub redes ip

    Aew,

    Hehee.. esse site ja me quebrou um galhao, mas é bem melhor estudar a teoria e aprender neh??? heheh


    flws,

  8. #8
    Visitante

    Padrão sub redes ip

    A solucao pode ser.

    Voce criar uma rede interna independente e subdividir com quantas sub redes quiser. e somente usar os IP validos para rotear as conexoes para a internet.

    Se voce quiser ajuda para subdividir a rede posta ai...


    A Marcio