+ Responder ao Tópico



  1. #1
    KCteiro
    Visitante

    Padrão Licenca SCM

    ola!

    alguem pode me ajudar como homologar meu provedor via radio junto a anatel?

  2. #2

    Padrão Licenca SCM

    Oi Kcteiro,

    Primeiro de tudo, seus equipamentos tem que ser homologado pela Anatel, outra coisa vc vai ter q pagar R$ 9.000,00 para adquiri a licença SCM junto Anatel, vc tb vai precisar de um engenheiro (CREA) qualificado.


    Este link abaixo indica quais documentação vc vai precisar:
    http://www.anatel.gov.br/index.asp?l...o.htm?Cod=1947

  3. #3
    Visitante

    Padrão Licenca SCM

    Pra tirar sua Licença SCM sua empresa deverá possuir os seguintes requisitos:

    - Atividade da empresa - Informática e redes e cominicação...
    - os equipamentos todos homologados
    - engenheiro responsável
    - sua empresa deverá estar registra junto ao creia
    - e depois vc deverá correr atras de varios documentos e desembolsar uma boa grana.

    Caso tenha entresse posso te passar, o contato da empresa que montou meu projeto e se encaregou de toda burocracia pra tirar a licença SCM da empresa onde trabalho.

    Atenciosamente

    Clecio Rodrigo

  4. #4
    mwst
    Visitante

    Padrão Precisa SCM pra pessoa física?

    Olá pessoal, estou começando agora com o wireless, e estava vendo estas questões jurídicas para poder usar esta tecnologia , minha dúvida é a seguinte: Sei que qualquer empresa que queira prover acesso a internet via rádio (ser provedor de acesso) precisa da SCM da ANATEL, mas no meu caso eu não tenho empresa nem quero vender acesso, simplesmente fazer uma rede ponto a ponto com um colega meu via wireless e compartilharmos uma conexão banda larga, tipo o velox por exemplo, para isso eu preciso desta SCM ou qualquer outra autorização da ANATEL?

    Obrigado :good:

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Licenca SCM

    quando vc liga dois pontos com o mesmo CNPJ (Matriz - filial por ex.) nao precisa de SCM. No caso de pessoa fisica nao tenho certeza como anda isso... Se sua cidade possuir mais de 500K hab e seus radios emitirem acima 400 mW de EIRP vc precisa de licença de estação para operar.

  6. #6

    Padrão Licenca SCM

    Vc tem ouras alternativas que não seja uma licença direta, consulte o pessoal da www.gobalinfo.com.br, ou da www.vsp.com.br , tou procurando outra forma melhor se encontrar coloco aqui no tópico .

  7. #7
    mwst
    Visitante

    Padrão POtencia da estação

    com relação a potência de 400mw, vi aqui mesmo uma tabela de converção de potência que explicava, exemplo : um ap ovislink a especificação é de 18db de potencia de saída, pela tabela isso daria aproximadamente 65mw, mais uma antena de 24db que daria aproximadamente 200mw, ou seja, se usasse este ap com esta antena sem contar com as perdas dos cabos, claro minha estação teria por volta de 280mw? esta minha conclusão está certa? ou seja, como pessoa física sem comercializar acesso, somente dois pcs, estaria isento da licensa scm e não correria o risco de ter problemas com a anatel usando produtos homologados?

  8. #8
    Visitante

    Padrão Licenca SCM

    corretíssimo

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: POtencia da estação

    Citação Postado originalmente por mwst
    com relação a potência de 400mw, vi aqui mesmo uma tabela de converção de potência que explicava, exemplo : um ap ovislink a especificação é de 18db de potencia de saída, pela tabela isso daria aproximadamente 65mw, mais uma antena de 24db que daria aproximadamente 200mw, ou seja, se usasse este ap com esta antena sem contar com as perdas dos cabos, claro minha estação teria por volta de 280mw? esta minha conclusão está certa? ou seja, como pessoa física sem comercializar acesso, somente dois pcs, estaria isento da licensa scm e não correria o risco de ter problemas com a anatel usando produtos homologados?
    Usar RF implica estar dentro da Lei. Vc precisa estar apto juridicamente... para pessoa fisica acho interessante vc consultar a propria Anatel... eles tem um 0800 que esclarecerao suas duvidas e vc nao vai pegar informacao errada como esta do post acima...

    se vc tem um transceptor RF de 18 dbm + 24 dbi = 42dbm = 16W ... vc nao soma W... vc soma eh db ... quanto as perdas em nenhum momento as resolucoes mencionam as mesmas... os calculos de RF nao sao tao simples assim: procure um engenheiro apto para que possa te esclarecer melhor... mas antes de mais nada consulte Anatel.

  10. #10
    Clecio Rodrigo
    Visitante

    Padrão Licenca SCM

    Caro Clecio Rodrigo,

    ficaria muito agradecido do contato da empresa para montar meu projeto.

    abracos,

    Alessandro Morais
    [email protected]

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Pra tirar sua Licença SCM sua empresa deverá possuir os seguintes requisitos:

    - Atividade da empresa - Informática e redes e cominicação...
    - os equipamentos todos homologados
    - engenheiro responsável
    - sua empresa deverá estar registra junto ao creia
    - e depois vc deverá correr atras de varios documentos e desembolsar uma boa grana.

    Caso tenha entresse posso te passar, o contato da empresa que montou meu projeto e se encaregou de toda burocracia pra tirar a licença SCM da empresa onde trabalho.

    Atenciosamente

    Clecio Rodrigo

  11. #11
    Visitante

    Padrão Re: POtencia da estação

    meu irmão, do jeito q vc citou pode usar sem medo. Link ponto a ponto, dentro dos limites de eirp. tem gente q nao sabe as coisas pensa q todo mundo eh igual a ele.
    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por mwst
    com relação a potência de 400mw, vi aqui mesmo uma tabela de converção de potência que explicava, exemplo : um ap ovislink a especificação é de 18db de potencia de saída, pela tabela isso daria aproximadamente 65mw, mais uma antena de 24db que daria aproximadamente 200mw, ou seja, se usasse este ap com esta antena sem contar com as perdas dos cabos, claro minha estação teria por volta de 280mw? esta minha conclusão está certa? ou seja, como pessoa física sem comercializar acesso, somente dois pcs, estaria isento da licensa scm e não correria o risco de ter problemas com a anatel usando produtos homologados?
    Usar RF implica estar dentro da Lei. Vc precisa estar apto juridicamente... para pessoa fisica acho interessante vc consultar a propria Anatel... eles tem um 0800 que esclarecerao suas duvidas e vc nao vai pegar informacao errada como esta do post acima...

    se vc tem um transceptor RF de 18 dbm + 24 dbi = 42dbm = 16W ... vc nao soma W... vc soma eh db ... quanto as perdas em nenhum momento as resolucoes mencionam as mesmas... os calculos de RF nao sao tao simples assim: procure um engenheiro apto para que possa te esclarecer melhor... mas antes de mais nada consulte Anatel.

  12. #12
    Visitante

    Padrão Re: POtencia da estação

    Exemplo:

    Senao CB3 = 223mW --> ganho máximo de antena que pode ser utilizada no mesmo, autorizado pela anatel = 12,5dbi
    A cada 3 db de ganho, dobra-se a potência efetiva irradiada, ou seja, arredondando a antena p/ 12 db, estaremos multiplicando por 4 a potência do senao:

    223 mW x 4 = 892 mW (dentro portanto do limit de 1W máximo para equipamento de radiação restrita em 2,4 GHz)

    No caso do ovislink = 65mW, usando uma antena de 24dbi:
    65 mW x 8 = 520 mW :clap:

    Citação Postado originalmente por mwst
    com relação a potência de 400mw, vi aqui mesmo uma tabela de converção de potência que explicava, exemplo : um ap ovislink a especificação é de 18db de potencia de saída, pela tabela isso daria aproximadamente 65mw, mais uma antena de 24db que daria aproximadamente 200mw, ou seja, se usasse este ap com esta antena sem contar com as perdas dos cabos, claro minha estação teria por volta de 280mw? esta minha conclusão está certa? ou seja, como pessoa física sem comercializar acesso, somente dois pcs, estaria isento da licensa scm e não correria o risco de ter problemas com a anatel usando produtos homologados?