+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marculito
    Visitante

    Padrão como hospedar o mysql ?

    Bom dia amigos

    Estou montando um servidor apache com php e mysql, já compilei e instalei todos os pacotes. O php e mysql estão fucionando perfeitamente.

    Porém, estou querendo fazer um diretório dentro da pasta do usuário, que possui uma HP dentro do meu servidor, possibilite a ele copiar toda a sua base de dados para dentro de uma pasta chamada /home/usuario/banco.

    Com isso o usuário teria acesso total ao seu banco de dados.

    Sei que dentro da pasta mysql/var ficam armazenados todas as tabelas e o usuário, que possui uma HP no meu servidor, não tem poderes para acessa-la. Só que tem esse poder é o root e o myql.

    Se ele não possui poderes e nem teria como dar esses poderes a ele por medidas de segurança, então como é que direciono uma configuração, na qual seja possivel que o próprio usuário(dono da HP) manipule os seus arquivos de banco de dados.

    Desde já agradeço a atenção :good:

  2. #2
    Visitante

    Padrão como hospedar o mysql ?

    Nesse caso, o mais indicado seria a criação de um usuário no mysql para
    cada usuário que voce está hospedando.

    Não é necessário ele ter total acesso ao diretorio fisico, mesmo porque se
    o banco estiver no ar ele não vai poder alterar os arquivos.

    Quando um novo usuário ingressa no seu serviço você pode cobrar uma
    taxa para conversão de dados...


    Um Abraço,

    Dennis

  3. #3
    marculito
    Visitante

    Padrão como hospedar o mysql ?

    Obrigado pela informação

    Mas ainda não foi exatamento o que queria.

    Sei que é pedir muito mas ...

    Vou resumir como seria

    1º o usuário quer montar um HP com php e acesso ao mysql
    2º o usuário teria uma pasta chamada banco, onde ele colocaria toda a sua base de dados.
    3º assim que o mysql,php e apache entrarem em execução, o usuário poderia ter acesso a HP com a base de dados sendo acessada no diretório /home/usuário/banco

    Sei que o diretório no qual é armazenado a base de dados fica dentro do var do mysql. Aqui em casa o diretório é esse /usr/local/mysql/var/banco do usuário

    Porém essa pasta só o root tem acesso e o usuário mysql também. Agora que vem o problema. Se o usuário quiser montar uma HP com recursos do php e mysql, ele teria que armazenar a base de dados dentro de uma pasta (/home/usuario/banco) que ele tivesse total acesso. Com isso, o usuário poderia acessar a sua base de dados dentro da sua conta.

    Seguindo a sua recomendação, criei um usuário dentro do mysql, para que possa manipular a base de dados com as permissões adequadas.

    Essa solução que estou buscando é possivel ??

    Abraços

  4. #4

    Padrão como hospedar o mysql ?

    Cara, assim ó, pelos meus conhecimentos, não tem como vc dizer que a base de dados do usuario fulano (que tem o seu home em /home/fulano) vai ficar dentro de /home/fulano/banco, pois é o mysql que diz onde está a base de dados.

    O que se faz é o seguinte, é criado uma base de dados no mysql e um usuario que tenha acesso apenas nesta base. Para o cara ter acesso a sua base, criar, apagar, alterar tabelas ele usa alguma ferramenta ou instala no diretorio dele o PhpMyAdmin.


    Conseguiu entender mais ou menos? Acho que do jeito que vc quer não tem como.

  5. #5
    marculito
    Visitante

    Padrão como hospedar o mysql ?

    Então é o seguinte, acho que estou entendendo.

    1º Crio um usuário chamado fulano no mysql com as permissões adequadas
    2º Quando esse fulano for logar no mysql, ele terá acesso a base de dados mysql/var/base de dados do fulano

    É isso que ocorre ?

    E se o fulano já tiver uma base de dados pronta, como é que ele vai colocar dentro da pasta mysql/var/base de dados do fulano ?

    Com o phpmyadmin é possível que isso seja feito ? nunca utilizei ferramentas desse tipo uso só o modo texto.

    Muito obrigado
    :good: