+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Aew galera,

    Nunca mexi com redes e por isso estou com essas dúvidas. Vou assinar Velox 600k e quero dividir a conexão com meu vizinho para aliviar os gastos. Bom, teoricamente sei que tenho que ter 2 placas de rede, uma pro modem e outra pra ligar na máquina do cara. Mas e depois? Ele usa Windows e eu Linux, como faço pra que ele ao ligar o PC já possa usar a net? A conexão é dividida na metade automaticamente ou tenho que fazer alguma alteração? E quanto ao firewall? Vou ter que fazer umas alterações no meu iptables pra que ele aceite o compartilhamento né? E aí galera, como eu tenho que fazer.


    Desde já agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.

  2. #2

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Caro,

    vc precisara sim de duas placas de rede pq uma sera onde chega o sinal do velox, que pode ser a eth0 ou mesmo a eth1, e a outra sera pra onde os pacotes serao roteados. Bem, alem disso, sera necessario ter as seguintes linhas num arquivo para que possam ser carregados ao inicializar a maquina:

    modprobe iptables_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ethx -j MASQUERADE
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    onde ethx sera a placa onde chega o sinal do velox.

    Crie um arquivo no /usr/bin e depois de a permissao chmod +x nesse arquivo. Apos isso, edite o /etc/rc.local e adicione a linha: /usr/bin/nome_do_arquivo. No proximo boot, essas regras serao aplicadas e vc acessara a net juntamente com seu vizinho. Para mais info, acesse, aqui no site, a parte de Proxy/NAT/Firewall, la discutimos sobre essas questões o dia todo.

    Falow!! :good:

  3. #3

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Valeu roggy, vou fazer os testes, qualquer coisa posto aqui.

  4. #4

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Dei uma pesquisada e tenho mais algumas dúvidas:

    O meu ip e o do meu vizinho serão os mesmos, certo? Como vai ficar, por exemplo, o acesso ao e-mail do yahoo, que só permite um login por ip? Tem como o meu ip e o dele serem diferentes?

    Outra coisa legal que achei, é que pode-se fazer com que cada computador fique ligado direto no modem, sem precisar meu pc ficar ligado, assim economizo energia, deixo só o modem ligado, mas não foi dito como fazer isso.

    Existe uma espécie de mini-hub? Assim eu ligaria ele no modem e ele distribuiria a conexão para os dois pc's.

    Bom, achei também um lugar que dizia que eu poderia rotear o modem, mas, além de não saber como fazer isso, tb não sei como funciona.

    Surgiu outra dúvida: num outro site, um cara estava com o mesmo problema que eu, aí disseram à ele que antes de mais nada, as duas máquinas tinham que se enchergar na rede e que para isso, ele teria que configurar o samba, isso é verdade mesmo ou é desnecessário? A diferença do caso dele para o meu, é que o meu vai ser compartilhamento de banda larga e o dele era de conexão discada.

    Alguém, por favor, pode me ajudar?

    Obrigado.

  5. #5

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Estive conversando com um colega e ele disse que eu poderia fazer o seguinte:

    modem d-link roteado com conexão da velox > entrada do hub > saída para os dois pc's

    Assim não haveria necessidade de rede e eu não precisaria deixar meu pc ligado, só o modem.

    Ele esclareceu tb que os ip's seriam diferentes, então, não haveria problemas com sites que só permitem uma conexão por ip, como é o caso do yahoo.

    Até aí está tudo perfeito, baixo custo (ele disse que um hub de 5 portas ficaria por 50 reais), blz. Mas ele disse que se a taxa de download fosse 60kbps e eu estivesse fazendo um download à 50kbps, só sobraria 10kbps pro outro cara e vice-versa. Como faço pra resolver isso? Quero que a conexão seja igual para os dois, como é feito em lanhouses e quando um não tiver usando, o outro fica com a banda toda.

    Tem como isso? Alguém pode me ajudar? Obrigado.

  6. #6
    Visitante

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Cara o teu amigo ta certo, mas quanto a banda nao. O que acontecera e que mesmo que vc esteja baixando um arquivo grande consumindo td a banda, se o seu amigo come;ar a baixar um outro arquivo ( digamos tb grande ) a banda sera igualada. E tb depende da taxa de transferencia de cada site para cada um...



    Valeu...

  7. #7

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Bom, se for isso mesmo está ótimo, pq a banda tem que ser igual para os dois. Mesmo se eu estiver baixando 1GB num único arquivo e ele comece a navegar num site qualquer, ele tem que ter velocidade igual à minha.

    Um outro cara confirmou o que o meu colega disse. Ele disse que pra distribuir a banda eu teria que fazer um QoS e que aí teria que ser em rede mesmo.

  8. #8

    Padrão Dois PC's, 1 Linux e 1 Windows: compartilhar Velox...

    Como deleto este post aqui? Postei sem querer.