+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento e gerenciamento de rede

    Olá a todos!

    O ambiente de rede que tenho é o seguinte:

    15 computadores rodando windows 2000 pro
    1 servidor windows 2003 server
    1 servidor de internet (NAT) linux conectiva 10
    2 switch's simples Encore interligados

    O que estou precisando?

    1- software prático que possa monitorar a minha banda de rede interna, Internet, POP, SMTP, HTTP.

    Com isso espero ter um painel com gráficos que apontem o que cada micro está trafegando, saber quem ( micro) está consumindo mais banda de rede up ou download interno ou externo se por FTP, HTTP, ETC. Ta'mbém saber que estamos com problema de email porque os servidores responsáveis estão com problemas.

    Sei que se tivesse um switch gerenciável conseguiria fazer isto melhor até mesmo por um software fornecido pelo fabricante do switch mas este é o problema, não tenho este switch e acredito que na informática de rede temos com resolver isto. Gerenciando diretamente de quem concentra (switch) é mais fácil pois estaríamos centralizado mas acho que um software que tenha um client para cada micro fazendo leitura dos seus logs e um server que recolha estes dados de cada micro conseguirá me dar o que preciso.

    Sendo aqui uma comunidade com pessoas experientes acredito que poderei ter sugestões já comprovadamente testadas. Diferente de ter que ficar baixando uma porção de softwares que dizem que fazem mas no fundo ou são difíceis de se entender ou só geram mais tráfego na rede.

    É de fundamental importância que eu tenha estas informações centralizadas. Se tiver alertas seria algo mais porém não é fundamental ainda.

    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão Monitoramento e gerenciamento de rede

    MRTG ou bandwithd resolvem teu problema mto bem

  3. #3
    Visitante

    Padrão Monitoramento e gerenciamento de rede

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    MRTG ou bandwithd resolvem teu problema mto bem
    Primeiramente obrigado.

    Concordo com você porém precisaria que você me desse maiores informações do bandwithd, até mesmo, se possível, um site contendo informações sobre ele pois vasculhei na internet e encontrei bastante bandwithd com isso tenho receio de não ser o mesmo que me sugeriu.

    A outra coisa é que eu gostaria de ter numa tela gráficos em tempo real pois no caso da paralisação de um serviço como por exemplo o http eu teria que esperar o mrtg atualizar para que eu possa ver no gráfico o ponto paralizado. O mrtg já estou utilizando porém não na sua capacidade plena mas o seu maior problema é que seus gráficos são estáticos. Posso estar errado e se estiver é porque não conheco a fundo a ferramenta. Se este tem mais opções aproveite ( aproveitem) para me encher delas. Pode ter certeza que o sugerido será testado por mim e tão logo respondo aqui os resultados.

  4. #4

  5. #5

    Padrão Monitoramento e gerenciamento de rede

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Andei dando uma lida sobre o Bandwidthd e parece que é muito bom mesmo, então parti para a instalação num conectiva 10.

    Baixei o bandwidthd, descompactei e dei uma lida no install e no readme.

    As exigências foram todas atendidas:

    libpcap + libpng + libgd

    porém ao executar o ./configure && make install já no bandwidthd a reclamação é de que não encontrou o pcap.h. Então depois de vasculhar bastante fui direto no site www.tcpdump.org de onde ele me mandou buscar o tal libpcap. Lendo as instruções neste há uma recomendação de que se coloque inclusive o tal arquivo manualmente no /usr/local/include, foi o que fiz mas continua o mesmo erro.

    Instalei até o tcpdump para ver se daria o mesmo erro mas foi tranquilo.

    Somente o bandwidthd resolveu encrespar com o tal do pacap.h.

    1c3_m4n Teria alguma sugestão para mim.


    São nestas horas que me vem a cabeça o windows com instalações next + next + next + finish! Pronto para usar. Mas tudo bem vamos em frente que a comunidade do bem é grande.