+ Responder ao Tópico



  1. #1
    aldmm
    Visitante

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Sou novo na comunidade underlinux e gostaria de saber:

    1) O que é Proxy?
    2) O que é NAT?
    3) O que é Firewall?
    4) Essa é a mais importante, como faço para configurar um servidor seguro no meu micro?
    5) Onde o apache entra nessa história?

    Obviamente, sou um novato e não entendo nada de nada, mas quero aprender. Se não for possível responder essas perguntas de forma sucinta, por favor me indiquem apostilas de qualidade com seus respectivos links!

    Alguém tenha a bondade, por favor!
    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Amigo,

    Já que é iniciante, sugiro que leia o Guia Foca Linux:

    http://focalinux.cipsga.org.br/

  3. #3

    Padrão Configurando um servidor no linux

    www.apostilando.com

    la tem material legal pra iniciantes !!!

    Valeuuuu

  4. #4

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Po Jim, assim vc me decepciona :P nem pra falar de nosso proprio material ahuehuaheuaehe

    https://under-linux.org/artigos78.html

  5. #5
    Visitante

    Padrão Configurando um servidor no linux

    É cara .
    Desde quando comecei com linux pra servidor
    Achei tudo que precisava aqui no underlinux (sem querer puxar o S)
    Vai em artigos, e com paciência você tira todas suas
    duvidas

  6. #6

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Tenta o amado e idolatrado www. google.com.br

  7. #7
    aldmm
    Visitante

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Obviamente, eu sei que existe o google, mas é sempre bom saber quais as melhores referências

    Mt obrigado a todos que responderam!

  8. #8

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Ola a todos, sou novo no forum e como o amigo não tenho nenhum conhecimento em linux, mais dando uma olhada em maquinaas de colegas decidi tentar, vou passar minha duvida aos amigos para que os colegas me ajundem a da o primeiro passo ( se possivel e claro ) tenho um servidor que uso para dividir meu ADSL com mais 4 pontos ( WIN2K + CCproxy ) e queria migrar esta maquina para linux mas teria de ficar como esta, isto e ! teria de continuar com os acessos a FTP HTTP MSN ICQ e Email POP3. ETC....

    Qual e o SO Linux melhor para ser intalado. (tava pensando no Kurumim)
    Qual o melhor Proxy para esta função (tava pensando no Squid)
    poço colocar em qual maquina ? que não va dar problemas. (sera que da em Pentiun I)

    desde ja agradeço a quem puder me dar estas dicas.

  9. #9

    Padrão Configurando um servidor no linux

    o Pentiun I dá sim, coloca qualquer linux que funfa bem... só q o kurumin nao vai rolar no Pentiun I pq é pra desktop!

    Não pergunte qual a melhor distor que isso gerá mó discussão, e.. BEM VINDO! rs...

  10. #10

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Pra um pentium um e que vai apenas compartilhar a internet eu aconselho alguma das centenas (muito neh?) de distribuições ae mas em modo texto básico.

    Ele precisa de pouca coisa. Se vc quer soh compartilhar a internet sem restringir nada num precisa de proxy. Soh iptables fazendo nat jah resolve. Agora se tiver algumas máquinas e sua net num eh tão rápido o proxy vai lhe dar uma mão em acelerar a velocidade de navegação por causa do cache.

  11. #11

    Padrão Configurando um servidor no linux

    quero compartilhar so internet mas tem que ser completa com FTP HTTP pop jogos e email, em suma, as estaçoes devem trabalhar com se cada uma delas estivece ligada a seu proprio ADSL mas a unica coisa e que tenho de limitar e a banda pode ser por IP ou MAC tanto faz o que for melhor ou mais facil. ja vi muitos post indicando o SQUID+BANDLIMIT se tivese alguma coisa bem simples para mim seria de muita ajuda, se o kurumi não da qual devo usar ?

  12. #12

    Padrão Configurando um servidor no linux

    E dificil falar em qual seria a melhor usar mais eu vou dar um palpite
    RedHat !!!


    http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-724.html


    Valeu galera

  13. #13
    Visitante

    Padrão Configurando um servidor no linux

    Ola alguem teria um link para baixar o Mandrake Security, não estou achando. obrigado

  14. #14