+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Olá usuários do fórum,

    estou para instalar um provedor wireless para inicialmente 20 clientes e aumentar o número de cliente gradativamente. Todos os clientes estão espalhado em um raio de 4 km. Vejam o que estou pensando em usar:

    01 AP Ovislink com aquele firmware modificado que faz NAT, controle de banda, WDS etc.
    01 Antena Omni hyperlink de 8dbi;
    01 Caixa hermética com cooler;

    Dúvidas:

    01 - O Ovislink vai suportar esses 20 clientes sem problema?

    02 - Caso eu coloque na torre do provedor 1 rádio Ovislink configurado em WDS e em dois outros pontos diferentes mais 2 Ovislink (com 20 clientes pendurados em cada) configurados também em WDS e os dois se comunicando com o Ovislink da torre principal. Esses 3 rádios vão suportar o trafego?

    03 – Posso colocar, em uma única torre, dois Ovislink configurados com AP e com 2 omni de 8 dbi mais 20 usuário pendurados em cada Ovislink? Posso colocar as duas omni de 8 dbi na mesma torre e no mesmo canal?

    OBS: Na cidade já existe 2 provedores wireless, um usando o canal 6 e o outro usando o canal 11.

    De já agradeço a ajuda.

    Jelian Portela

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre Ovislink

    Amigo vou dar minha humilde opiniao e logico estarei sujeito a criticas hehehe !!!

    Antena de 8db pra 4km e fraca sendo que ela ilumina melhor quem esta mais proximo dela, acho que uma de 15 e a melhor opçao !!!
    Quanto a Ovislink guentar 20 clientes acredito que guenta ne !!! Tambem se nao guentar e so toca fogo !!!
    Quanto a fazer nat e controle em ap acho inviavel legal seria botar um server com linux, ja tive experiencias com o samsung que fazia o nat no ap e constatei que nao e aprovado mas desconheço a qualidade da Ovislink !!!
    Quanto a colocar em uma torre dois ap com duas antenas sem problemas,
    desde que com nomes de rede diferente e canais diferentes tudo ok
    E procure usar tambem canais diferentes de seus concorrentes isso nao prejudica vc nem eles !!


    Valeu !!!

  3. #3
    mestre_dos_magos
    Visitante

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    olha, esses radios da Ovislink não gostei deles não to usando ele aqui em clientes numa distancia regular da torre, mesmo tento visada blz o terminal pega o sinal mas dar muita perda no ping. O swl-3300 dar de 10 nele. Quanto ao servidor acharia melhor vc arrumar um PC e colocar ele como server. Essa e minha opnião. Colocar AP bons e a questão da antena (8 db )se ela tiver bem localizada atende os 4 km blz...

  4. #4

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Obrigado pelas respostas colegas,

    e qual configuração ideal para um servido para atender 40 clientes?

  5. #5

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Mas como fica a questão da segurança no swl-3300 ?

  6. #6

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Qualquer micro cara nao precisa ser nenhum p4 desde que nao seja tao velho tambem, instala ai uma distro levezinha como slackware ou debian e parte pro abraço !!!
    Quanto a segurança do samsung ainda e um dilema essa historia, mas e que nem eu te disse vc pode usar o Ovislink como ap, mas nao faz com que ele tenha q desempenhar varias tarefas ao mesmo tempo, divide um pouco as tarefas, vc nao quer colocar duas antenas em uma mesma torre, entao isso e legal nao sobrecarregar demais um determinado equipamento !!!

    Valeu amigo !!! Qualquer coisa posta ai !!!

  7. #7

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    E quanto a antema omni, qual a melhor?
    uma G-link de 12dbi ou uma Hyper link de 8?

    E oservidor pode ser um K6-II 550 com 128 de ram para gerenciar 40 usuários?


    Jelian Portela

  8. #8
    mestre_dos_magos
    Visitante

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    pode ser um K6-II 550 mas ponhe mais memoria nele...pelo menos 256 MB, a questão da antena e aquilo... qual o raio que vc quer cobrir ? se for 4 km ou menos uma antena de 8 db e boa..

  9. #9

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Citação Postado originalmente por Jelian Portela
    E quanto a antema omni, qual a melhor?
    uma G-link de 12dbi ou uma Hyper link de 8?

    E oservidor pode ser um K6-II 550 com 128 de ram para gerenciar 40 usuários?


    Jelian Portela
    Cara usa hyperlink de 15 dbi, tem um sinal baum. pena que nao e homologada. quanto ao ap use um senao ou um wrt54g com linux box. e nos clientes use edimax, tenho esta receita aqui e ta funfando blz. até agora minhas repetidoreas com wrt54g com as omni nao pediram agua.
    chega pico de 15 clientes e vc tem um melhor controle para fazer bloqueio de portas. Quanto a controle de banda use no servidor e bem melhor do que no ap, comece a pensar em colocar autenticacao com pppoe, ai fica show!!!!!!!!!!!!!!!

  10. #10

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Aqui segue minha humilde opiniao...

    1- Antena de 15 Dbi soh eh boa quando os clientes estao na mesma altura do que ela, pois possui um lobulo de irradiacao extremanente fechado na vertical. Nesse caso, para esta distancia de 4 Km a Omni de 8 se comporta melhor, caso os clientes estejam em uma altura mais baixa q a antena

    2- Para ficar show de bola, coloque os Ovislink com o nosso firmware por exemplo, Fazendo PPPoE NAT e controle de banda no cliente. Desta maneira vc protege seu cliente e sua rede, alem de controlar a banda direto nele.

    3- Como Access Point, realmente a melhor opcao ( qualidade ) seriam equipamentos Proxim - Orinoco como o AP 2000, AP 4000... Com poucos clientes ate vc pode colocar equipamentos menos robustos...

    4- Um servidor Linux com certeza para controle de banda nele tb ( note que vc tera controle de banda no cliente com o radio e no servidor com o linux), onde nele voce pode criar prioridades de servicos, caso tenha voz sobre IP por exemplo. E nesta maquina jah colocaria um servidor PPPoE.

    5 - Nao esqueca tb de criar um controle de MAC no Acess Point.

    Dessa maneira vc jah estara entrando com o pe direito. Tera uma rede muito boa pra manter e muito segura.

  11. #11

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Obrigado por sua opinião GuileW,

    já faz 1 ano que venho pesquisando sobre equipamento wireless, agora quanto a parte do servido só sei que é bom com sistema linux e fazendo controle de tudo. Você poderia informar qual distribuição linux eu devo usar, hardware para o servidor, quais programas devo instalar no servidor. Não é necessário servido de e-mail, pretendo usar vozip também.

    Jelian Portela

  12. #12
    mestre_dos_magos
    Visitante

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Quanto a distro linux, eu recomendo o slackware pq eu uso ele e nunca deu pau aqui muito estavel e eficiente (na minha opnião melhor distro pra rede, que fique claro que isso e minha opnião). Quanto aos programas que voce tem que ter acho que tudo que voce precisa ja vem no linux (iptables, iproute talz) vc precisara de algum conhecimento para colocar uma nat segura e fazer o controle de banda e amarrar MAC ao IP ou configurar um servidor VPN para autenticação.

  13. #13

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Citação Postado originalmente por Jelian Portela
    Obrigado por sua opinião GuileW,

    já faz 1 ano que venho pesquisando sobre equipamento wireless, agora quanto a parte do servido só sei que é bom com sistema linux e fazendo controle de tudo. Você poderia informar qual distribuição linux eu devo usar, hardware para o servidor, quais programas devo instalar no servidor. Não é necessário servido de e-mail, pretendo usar vozip também.

    Jelian Portela
    Bom Jelian, em relação a distro, eu gosto muito do Debian. Slackware também eh muito bom. Na minha opinião são duas das melhores. Quanto ao hardware, eu não saberia te dizer ao certo, mas seria bom ter no minimo uns 512M de RAM, processador de 1G jah taria de bom tamanho no comeco. Sobre programas...

    Habilita o QoS para controle de banda (recomendo HTB - Melhor que CBQ por exemplo).

    Seria bom tambem um freeradius para autenticar os Macs permitidos...

    Enfim... programas de seguranca como o portsentry... e ai por ai vai...

  14. #14
    mwst
    Visitante

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Pessoal, Aproveitando que falou do ovislink é o seguinte, to querendo compartilhar uma conexão banda larga, da seguinte forma: o modem dsl roteado, colocando ele em uma das lan do ovislink, na outra lan um pc pra acessar a internet e ele fazendo um ponto a ponto pela wlan como outro access point, os dois micros acessariam a internet? ele ficaria como ap?

  15. #15
    Janiel Freire
    Visitante

    Padrão Re: Dúvidas sobre Ovislink

    Citação Postado originalmente por Jelian Portela
    Olá usuários do fórum,

    estou para instalar um provedor wireless para inicialmente 20 clientes e aumentar o número de cliente gradativamente. Todos os clientes estão espalhado em um raio de 4 km. Vejam o que estou pensando em usar:

    01 AP Ovislink com aquele firmware modificado que faz NAT, controle de banda, WDS etc.
    01 Antena Omni hyperlink de 8dbi;
    01 Caixa hermética com cooler;

    Dúvidas:

    01 - O Ovislink vai suportar esses 20 clientes sem problema?

    02 - Caso eu coloque na torre do provedor 1 rádio Ovislink configurado em WDS e em dois outros pontos diferentes mais 2 Ovislink (com 20 clientes pendurados em cada) configurados também em WDS e os dois se comunicando com o Ovislink da torre principal. Esses 3 rádios vão suportar o trafego?

    03 – Posso colocar, em uma única torre, dois Ovislink configurados com AP e com 2 omni de 8 dbi mais 20 usuário pendurados em cada Ovislink? Posso colocar as duas omni de 8 dbi na mesma torre e no mesmo canal?

    OBS: Na cidade já existe 2 provedores wireless, um usando o canal 6 e o outro usando o canal 11.

    De já agradeço a ajuda.

    Jelian Portela
    Bom dia Jelian.
    1 - Para atender até 25 clientes com certeza o ovislink dará conta..
    2 - Já fazer WDS em ambiente indoor é uma coisa, nesse vc. usa antenas bipolar, ou seja a irradiação dela é praticamente 360º em todas as direções, já fazer o mesmo em ambiente outdoor, vc. estará usando antenas ominidirecionais, essas geralmente tem um anglo de irradição de 360º na horizontal e 4º de abertura gradativa na vertical, para dá 100% certo o esquema todas a torres terão que ser da mesma altura e uma distância máxima de 2km entre elas.
    3 - Não digo colocar dois AP, mais sim duas antenas Ominidirecionais, mais se ouver um estudo bem feito na distancia entre as antenas e uma boa caixa hermetica blindada para colocar os AP, tudo é possível.

    Já em relação aos outros provedores não se preocupe, basta ter um bom gereciamento na rede, aqui em São Luís em uma das minhas centrais, simplesmente tem em média 15 redes sem fio e todo mundo funciona perfeitamente, claro todo mundo respeitando o próximo, ou seja, não é autorizado a colocação de amplificadores para não causar ruído na frenquencia....
    Espero ter ajudado em algo, caso queira saber mais alguma coisa por favor entre em contato..

    Janiel Freire ([email protected])

  16. #16

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Quanto as antenas, as de 15dbi sao otimas para distancias maiores, mas quem esta proximo a torre é uma negacao, para quem esta proximo a de 8 funciona de forma mais eficaz, aqui tenho uma de 8 no centro da cidade, e uma de 15, com 2km de distancia, onde se um cliente nao tem visao de uma antena, tem de outra.

    Sobre as Ap's ainda nao tive problemas com a Ovis, mas a Senao alem de ter uma maior potencia (200mW) ainda pode ser encontrado suporte com facilidade, ja a Samsung, apesar dela ser muito boa, o unico modelo que atinge esses mesmos 200mW, nao é homologado, alem de que ouvi muitos comentarios que nao sao mais fabricadas.

    Quanto ao controle de usuarios, hoje em dia nao adianta mais (em muitos casos) amarrar ips a mac, pois aqui em minha cidade (que podemos considerar um verdadeiro ovo) tive que ter uma "conversa" com dois individuos que estavam usando a internet em horarios alternados de uso a outros clientes com um simples fato, eles sao os tecnicos (i)responsaveis de alguns clientes, entao eles simplesmente pegaram o ip deles, viram o horarios que eles usam, clonaram o mac e comecaram a usar a internet. isso sem o cliente saber, mas na primeira vez que o cliente precisou usar fora do horario, foi eu que tive de segurar a bucha, sem contar que no meu servidor indicava que ele estava navegando. Entao resolvi mudar para autenticacao pppoe, nesse caso, se outra pessoa navegar com o login e senha, o que pelo menos reduziu a incidencia de moleques brincando, digo reduziu, porque sabemos que nao existe nada tao seguro que outro nao ache falha, aqui no underlinux tem uma documentacao que voce pode ver como eh feita essa autenticacao em https://under-linux.org/modules.php?...ticle&sid=4447 voce pode ter uma ideia.

    Espero ter ajudado, e no que precisar estamos aqui.

  17. #17

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    Cara,

    Sugiro que vc colocar uma WAP54G da linksys no lugar da SWL3300, pois como todo mudo sabe esta AP tem grave problema de segurança, esta ap da linksys e muito boa, quanto antena sugiro vc colocar um pluton omni de 16dBi, pois e a única antena omni homologada pela anatel, outra seria da hyperlink omni de 15dBi.

  18. #18
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Dúvidas sobre Ovislink

    seguinte fera


    como a galera falou us a omni de 15 da hyperlink

    agora sobre carregar 20 cliente
    naum importa a contidade mais sim o perfil de do usuario

    eu uso o slw 3300 e ta carredo por uns 50 cliente com um perfil de bom uso

  19. #19
    Visitante

    Padrão Re: Dúvidas sobre Ovislink

    Citação Postado originalmente por Janiel Freire
    Citação Postado originalmente por Jelian Portela
    Olá usuários do fórum,

    estou para instalar um provedor wireless para inicialmente 20 clientes e aumentar o número de cliente gradativamente. Todos os clientes estão espalhado em um raio de 4 km. Vejam o que estou pensando em usar:

    01 AP Ovislink com aquele firmware modificado que faz NAT, controle de banda, WDS etc.
    01 Antena Omni hyperlink de 8dbi;
    01 Caixa hermética com cooler;

    Dúvidas:

    01 - O Ovislink vai suportar esses 20 clientes sem problema?

    02 - Caso eu coloque na torre do provedor 1 rádio Ovislink configurado em WDS e em dois outros pontos diferentes mais 2 Ovislink (com 20 clientes pendurados em cada) configurados também em WDS e os dois se comunicando com o Ovislink da torre principal. Esses 3 rádios vão suportar o trafego?

    03 – Posso colocar, em uma única torre, dois Ovislink configurados com AP e com 2 omni de 8 dbi mais 20 usuário pendurados em cada Ovislink? Posso colocar as duas omni de 8 dbi na mesma torre e no mesmo canal?

    OBS: Na cidade já existe 2 provedores wireless, um usando o canal 6 e o outro usando o canal 11.

    De já agradeço a ajuda.

    Jelian Portela
    Bom dia Jelian.
    1 - Para atender até 25 clientes com certeza o ovislink dará conta..
    2 - Já fazer WDS em ambiente indoor é uma coisa, nesse vc. usa antenas bipolar, ou seja a irradiação dela é praticamente 360º em todas as direções, já fazer o mesmo em ambiente outdoor, vc. estará usando antenas ominidirecionais, essas geralmente tem um anglo de irradição de 360º na horizontal e 4º de abertura gradativa na vertical, para dá 100% certo o esquema todas a torres terão que ser da mesma altura e uma distância máxima de 2km entre elas.
    3 - Não digo colocar dois AP, mais sim duas antenas Ominidirecionais, mais se ouver um estudo bem feito na distancia entre as antenas e uma boa caixa hermetica blindada para colocar os AP, tudo é possível.

    Já em relação aos outros provedores não se preocupe, basta ter um bom gereciamento na rede, aqui em São Luís em uma das minhas centrais, simplesmente tem em média 15 redes sem fio e todo mundo funciona perfeitamente, claro todo mundo respeitando o próximo, ou seja, não é autorizado a colocação de amplificadores para não causar ruído na frenquencia....
    Espero ter ajudado em algo, caso queira saber mais alguma coisa por favor entre em contato..

    Janiel Freire ([email protected])