+ Responder ao Tópico



  1. #1
    whinston
    Visitante

    Padrão "Espelhando" servidor

    Ae moçada, novamente venho expor um caso e pedir a opinião de vocês:

    Tenho um cliente com um servidor montada que me dá problema a cada 4 meses, parece que tem um chip nele programa pra ferrar com tudo.

    Este cliente tem, além do servidor, uma máquina muito parecida (MB, CPU, MEM, HD) e me pediram pra fazer um espelho do servidor, ou seja, se o servidor parar, eles poderem se virar com o espelho e voltar tudo no ar no menor tempo possível.

    Pensei em fazer um clone deste HD e colocá-lo num gaveta externa USB2, usando algum comando (tipo rsync) pra atualizar a partição de dados a cada x tempo.

    Como o pessoal da empresa é leigo, gostaria que ao colocar este HD na máquina similar, o procedimento para colocar tudo no ar seja simples, como só encaixar a gaveta na porta USB e boa, mas como o Linux reconhece a USB externa como SDAx e a IDE como HDAx, isto não deu muito certo.

    Bom, depois de contar a estorinha, peço a opinião de vcs. Valeu!

  2. #2

    Padrão "Espelhando" servidor

    Colega, segundo o que eu entendi vc quer Alta disponibilidade, uo seja, se um servidor falhar, o outro toma nota e entra no ar...
    bem, aqui na under tem uma secção no forum para isso, o meu conselho é usar o mon+heartbeat+drbd
    funciona mto bem..

  3. #3
    whinston
    Visitante

    Padrão não é HA

    num seria bem HA não velho, pq eu não tenho 2 servidores e sim apenas 1.
    esta outra máquina é uma estação rodando XP

  4. #4

    Padrão "Espelhando" servidor

    Você poderia usar, ao invés de uma gaveta USB, usar uma gaveta IDE mesmo.


    Abraços!

  5. #5

    Padrão "Espelhando" servidor

    Acho que no teu caso é fazer um clone mesmo... no caso de pau a coisamais fácil que há de se fazer é trocar o HD.. troca o HD e volta os arquivos que foram alterados desde a clonagem..

  6. #6
    whinston
    Visitante

    Padrão og eh assim

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Você poderia usar, ao invés de uma gaveta USB, usar uma gaveta IDE mesmo.


    Abraços!
    então velhinho, og eh assim
    mas o escritório já foi roubado e levaram o bkp, rs
    por isto que preciso fz em gaveta USB, pra no final do expediente o povo levar embora.

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão usuários leigos

    Citação Postado originalmente por Jim
    Acho que no teu caso é fazer um clone mesmo... no caso de pau a coisamais fácil que há de se fazer é trocar o HD.. troca o HD e volta os arquivos que foram alterados desde a clonagem..
    então, os usuários topeirinhas acham muito difícil abrir a máquina e por o HD lá dentro

  8. #8

    Padrão Re: usuários leigos

    Citação Postado originalmente por whinston
    Citação Postado originalmente por Jim
    Acho que no teu caso é fazer um clone mesmo... no caso de pau a coisamais fácil que há de se fazer é trocar o HD.. troca o HD e volta os arquivos que foram alterados desde a clonagem..
    então, os usuários topeirinhas acham muito difícil abrir a máquina e por o HD lá dentro

    Compra uma gaveta... desliga a maquina, troca a gaveta e liga de novo

  9. #9
    whinston
    Visitante

    Padrão og eh assim

    então carinha, já eh assim oge, rs
    soh que pra desligar a máquina é um deus nos acuda.. pq ela eh servidor de internet, arquivo, aplicacao, etc..

    por isto q pensei no USB
    num tem como mudar uns arquivos no linux pra ele trocar de /hda pra /sda ?

  10. #10

    Padrão "Espelhando" servidor

    pois é... mas de qualqeur forma vc vai ter que desligar a maquina... vc até pode fazer raid, mas se o pau for lógico, ele vai replicar o problema :cry:

    Tem qeu meter na cabeça do cara que é a melhor solução pra ele, já que em caso de pau a coisa vai parar de qualquer forma... (ah, e nao se esqueça de fazer backup dos arquivos que são alterados, grava num DVD e faz um script para o HD de backup recuperar os arquivos no boot :good:

  11. #11
    whinston
    Visitante

    Padrão a cada 4 meses

    se eu te falar q esta maquina guenta entre 3 e 4 meses, oq vc me fala ?
    ae começa a dar erro de DMA, I/O, etc...
    me dá um trabalho do kct.. mesmo eu já tendo 1 espelho em dd.. toda vez tenho que viajar pra lá e fz tudo as pressas, com a pressão da empresa de braços cruzados e nego num me compra 1 servidor decente.. nem precisava ser coisa cara, qq Dell de R$ 3.500 resolve

  12. #12

    Padrão "Espelhando" servidor

    ah... mas entao essa maquina tá com pau de hardware... HD ou a IDE, a dor de cabeça só acaba arrumando o hardware

  13. #13
    whinston
    Visitante

    Padrão testemunha

    vc aceita testemunhar isto pro cliente? hehehehehee
    pq soh ele nao ve

  14. #14

    Padrão "Espelhando" servidor

    Poxa.. se isso te ajuda eu digo sim.. hehehe... bem cara, se o cliente é cabeça oca fala pra ele que se ele nao trocar o HD vc vai ter que começar a cobrar a cada suporte

  15. #15
    whinston
    Visitante

    Padrão ja cobro

    pior que eu já cobro veio..
    mas tipow.. eu sou tÃo burro que ao inves de ficar mamando no cliente eu falo as verdd.. eu kero ganhar dinheiro e ver o cara crescer e nao ficar torcendo pela desgraça dele.. mas tem gente q num vai pra frente nem empurrando

  16. #16

    Padrão "Espelhando" servidor

    Burro nada, vc está sendo profissional... diz pra ele que se ele comprar um HD nao precisa continuar pagando vc de 4 em 4 meses... haushduiha

  17. #17
    whinston
    Visitante

    Padrão nego nao sabe fz conta

    nego nao sabe fz conta velho!!!
    o HD tem garantia de 1 ano e eles trocam na boa..
    mas e o meu serviço ?

    os nego nao sabe fz continha basica!!!
    eu faço um custo de TCO q nas coxas eh o seguinte

    vc compra 1 maquina montada pra servidor e paga R$ 2mil por 1 ano de garantia e vc sabe.. algumas vivem dando pau

    vc compa 1 maquina Dell por R$ 3mil com garantia de 3 anos e sabe q a maquina foi testada numa linha de montagem e pra dar pau, vc tem que ser figurinha carimbada..

    pega R$ 3mil por 3 anos.. da R$ 1mil por ano
    divide por 12 meses de uso, da R$ 83,33 por mes
    divide por 22 dias (e olha que tem algumas que ficam 30 dias/mes, entao eh menor ainda) da R$ 3,78

    agora se nego não quer pagar R$ 3,78 por dia pra ter um equipamento depreciado em 3 anos e no final ainda é lucro.. vai se fz oq ?

  18. #18

    Padrão Re: og eh assim

    Citação Postado originalmente por whinston
    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Você poderia usar, ao invés de uma gaveta USB, usar uma gaveta IDE mesmo.


    Abraços!
    então velhinho, og eh assim
    mas o escritório já foi roubado e levaram o bkp, rs
    por isto que preciso fz em gaveta USB, pra no final do expediente o povo levar embora.
    E qual é o problema em levar a HD IDE no final do expediente?


    Abraços!