+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão algumas dúvidas...

    Beleza instalei o sistema redhat... Achou tudo minha placa.
    Tem como eu apagar do kernel os outros drivers ?
    (Só quero que o kernel tenha minha placa de rede, meu processador etc.)


    2) Como faço para ativar e desativar modulos do kernel ?
    No debian é modconf e no redhat ?

  2. #2
    Visitante

    Padrão algumas dúvidas...

    alguém sabe ?

  3. #3

    Padrão algumas dúvidas...

    Cara eu acho que o seu apagar eh recompilar o kernel, entao procura sobre recompilação que tem muitas dicas, so cuidado pra nao tirar o que prescisa, e assim eu costuma usar o modprobe se ja tem o driver como modulo ou insmod.

    falows

  4. #4

    Padrão algumas dúvidas...

    É. Realmente a RedHat e distros baseadas nela não tem algumas facilidades de sistemas baseados em Debian, mas respondendo as suas perguntas:

    1 - Não tem como você "deletar" um módulo, porém você pode recompilar o seu kernel e tirar as coisas que você não usa/precisa;
    2 - Para carregar/remover módulos, utilize o modprobe/insmod/rmmod. Caso queira que o módulo seja iniciado na hora do boot, adicione seu nome no /etc/modules.


    Abraços!

  5. #5
    karfax
    Visitante

    Padrão algumas dúvidas...

    Recomendo a leitura do kernel-howto. Um módulo é carregado no kernel apenas e quando ele é necessário, ou, chamado por alguma aplicação/daemon,etc, em media 30 mns depois, se ele não é usado ele é descarregado, e aguarda até a nove chamada para uma nova carga. Se vc explicasse o que voce quer, ficaria mais fácil, talvés. Se voce quer compilar um kernel com suporte ao hardare que voce usa agora e mais nada, voce tem que ler a documentação de cada um dos drivers que voce usa pra deixar seu sistema estável - às vezes um módulo depende de outro, etc.

    Sds,

  6. #6
    Visitante

    Padrão algumas dúvidas...

    na verdade eu queria o comando do debian no redhat...
    mas é só colocar no modules.conf que vai..

    No debian eu digitava modconf e ativava o modulo acpm.
    Como removo este módulo no redhat por exemplo?

    Outra , da muita diferença na inicialização do sistema deixando somente meus drivers ?

    Se eu trocar de processador e tiver todos os drivers no kernel vai reconhecer o novo processador ?

  7. #7
    karfax
    Visitante

    Padrão algumas dúvidas...

    No debian eu digitava modconf e ativava o modulo acpm.
    Como removo este módulo no redhat por exemplo?
    R: Com rmmod.

    Outra , da muita diferença na inicialização do sistema deixando somente meus drivers ?
    R: Geralmente o kernel fica menor, e inicializa mais rápido - se voce não tiver 400 serviços pra inicializar também.

    Se eu trocar de processador e tiver todos os drivers no kernel vai reconhecer o novo processador?
    R: Normalmente sim contanto que voce use a mesma arquitetura. Se voce mudar processador e placa-mãe de Athlon pra Intel - por exemplo, aí o bixo pega, pois muitas funcionalidades num Intel com HT não foram compiladas no kernel, e vice-versa. Se for um processador da mesma família/arquitetura, não deve dar problema.

    []s,

  8. #8
    Visitante

    Padrão algumas dúvidas...

    obrigado karfax