+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vt_yscava
    Visitante

    Padrão Samba PDC

    Bom dia POVO!

    Estou aqui para pedir ajuda de você para seguinte situação.
    Possuo um servidor samba, que deveria ser um PDC server. O servidor funciona corretamente em questão de logo de usuarios para certas pastas e outros serviços que o samba fornece. O unico problema é talvez o mais idiota e o mais chato de todos. O windows não consegue se conectar ao servidor Dominio, ele retorna que o dns não consegiu achar o Dominio. ou então que não foi possivel achar o dominio. OKs pensando q era culpa do DNs eu configurei um Servidor bind interno q responde ao dominio Vencer.com em todas as maquinas da rede. E mesmo assim o winmerda não consegue Achar o dominio. Bom talvez poderia ser outro problema, como : "Falta de cadastro da maquina no samba e no linux", "Falto do cadastro do root". Bom mais isso não é o problema por que tanto as maquinas estão cadastradas de forma correta as maquinas terminadas com "$" e acrescentadas com smbpasswd -a -m maquina$ (ps ja tentei cadastrar sem o "$") e mesmo assim não funcionou. Bom para tentar ajudar em uma resposta positiva vou colar aqui a configuração do meu samba. (Estive rodando na net parece q eu não sou o unico com esse tipo de problema, parece q isso é como se fosse um mito chato q nunca se resolve..)

    SMB.CONF

    [global]
    workgroup = Vencer.com
    netbios name= Vencer
    netbios aliases = SERV
    server string = Samba Server
    interfaces = eth0
    min password length = 4
    password server = 192.168.0.1
    passwd program = /usr/bin/passwd %u
    log level = 1
    log file = /var/log/Samba_log/samba.%m
    max log size = 300
    max xmit = 65535
    deadtime = 15
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192

    logon script = netlogon.bat
    domain logons = Yes
    os level = 100
    preferred master = Yes
    domain master = Yes
    encrypt passwords = yes

    dns proxy = No
    wins support = Yes
    #ldap ssl = no
    socket address = 192.168.0.1
    #winbind enable local accounts = Yes
    invalid users = bin, deamon, sys, man, postfix, mail, ftp
    valid users = @users
    admin users = @wheel
    write list = @wheel
    printer admin = @wheel
    create mask = 0775
    security mask = 0775
    directory mask = 0775
    directory security mask = 0775
    hosts allow = 192.168.0.0/24

    Caso eu consiga realizar a façanha não tem jeito. Vou ter q fazer um artigo explicando tudo q passei para ajudar futuro problemas.

    PS: Estou usando o Slackware Linux 10.1 e samba 3.x

  2. #2
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Samba PDC

    Ja tentou colocar no Workgroup sem o .com ?

    olha só eu tive esse problema no começo, porem nao tive mais, sei que parece brincadeira, mas deve ser com certeza algo que vc. esqueceu na sequencia dos procedimentos. o que esta escrito no log
    messages e smbd ?
    posta pra gente ver na hora que vc. tenta buscar a rede

    se quiser posso lhe passar o meu smb.conf para vc. poder comparar. e tenho uns artigos bacanas tbm. aqui no site tbm. tem

  3. #3
    vt_yscava
    Visitante

    Padrão OPa q bom!

    Bom não tenho nem como dizer como fiquei feliz por achar mais alguem que ja teve esse problema =). Bom então eu ja testei com e sem o ".com" vou exibir os erros q o windows retorna dependendo do nome do dominio.

    Bom primeiro vou mostrar q o samba ta fazendo a parte dele.

    [2005/06/09 23:30:02, 0] nmbd/nmbd.c:main(668)
    Netbios nameserver version 3.0.14a started.
    Copyright Andrew Tridgell and the Samba Team 1994-2004
    [2005/06/09 23:30:03, 0] nmbd/nmbd_logonnames.c:add_logon_names(163)
    add_domain_logon_names:
    Attempting to become logon server for workgroup YSCAVA on subnet 192.168.1.1
    [2005/06/09 23:30:03, 0] nmbd/nmbd_become_dmb.c:become_domain_master_browser_bcast(282)
    become_domain_master_browser_bcast:
    Attempting to become domain master browser on workgroup YSCAVA on subnet 192.168.1.1
    [2005/06/09 23:30:03, 0] nmbd/nmbd_become_dmb.c:become_domain_master_browser_bcast(295)
    become_domain_master_browser_bcast: querying subnet 192.168.1.1 for domain master browser on workgroup YSCAVA
    [2005/06/09 23:30:08, 0] nmbd/nmbd_logonnames.c:become_logon_server_success(124)
    become_logon_server_success: Samba is now a logon server for workgroup YSCAVA on subnet 192.168.1.1
    [2005/06/09 23:30:13, 0] nmbd/nmbd_become_dmb.c:become_domain_master_stage2(113)
    *****

    Samba server NERV is now a domain master browser for workgroup YSCAVA on subnet 192.168.1.1

    *****
    [2005/06/09 23:30:27, 0] nmbd/nmbd_become_lmb.c:become_local_master_stage2(396)
    *****

    Samba name server NERV is now a local master browser for workgroup YSCAVA on subnet 192.168.1.1

    *****

    --------------------------------------------------------------------------------

    Agora os erros do windows =)

    COM o ".com"

    The following error occurred when DNS was queried for the service location (SRV) resource record used to locate a domain controller for domain YSCAVA.COM:

    The error was: "DNS name does not exist."
    (error code 0x0000232B RCODE_NAME_ERROR)

    The query was for the SRV record for _ldap._tcp.dc._msdcs.YSCAVA.COM

    Common causes of this error include the following:

    - The DNS SRV record is not registered in DNS.

    - One or more of the following zones do not include delegation to its child zone:

    YSCAVA.COM
    COM
    . (the root zone)

    ---------------------------------------------

    Sem o ".COM"

    The domain name YSCAVA might be a NetBIOS domain name. If this is the case, verify that the domain name is properly registered with WINS.

    If you are certain that the name is not a NetBIOS domain name, then the following information can help you troubleshoot your DNS configuration.

    The following error occurred when DNS was queried for the service location (SRV) resource record used to locate a domain controller for domain YSCAVA:

    The error was: "DNS name does not exist."
    (error code 0x0000232B RCODE_NAME_ERROR)

    The query was for the SRV record for _ldap._tcp.dc._msdcs.YSCAVA

    Common causes of this error include the following:

    - The DNS SRV record is not registered in DNS.

    - One or more of the following zones do not include delegation to its child zone:

    YSCAVA
    . (the root zone)

    For information about correcting this problem, click Help.

    ´--------------------------------------------------------------------------------

    Bom é isso se você poder me ajudar eu ficarie mt feliz!

  4. #4
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Samba PDC

    no teu smb.conf o resolv DNS ta ativado ?

    e no teu named.conf, posta ele

  5. #5
    Snails
    Visitante

    Padrão Samba PDC

    Olá...

    Bom, pode parecer besteira, mas tbm pode ser sua solução...
    O Samba, quando vc efetua o cadastro no samba. ele num cadastra a maquina com sufixo de DNS, ou seja, o nome da maquina, quando vc cadastrta ela, o ruindows coloca o nome dela assim : "Nome.Sufixo" mas o Linux tem a maquina cadastrada soh "Nome" e o sufixo não aparece, o que pode ser a fonte do seu problema.
    A solução, na hora de determinar um dominio, renomeie a maquina e em propriedades, retire o sufixo da maquina, logue em um grupo de trabalho, soh para ele sair do dominio antigo, reinicie a maquina e dpois tente logar no dominio sem o sufixo.
    Caso nao seja isso, pode ser seu samba com problemas, o que o faz voltar para o samba 2, ou sua rede tah avariada, o que o faz ver a fiação e seus pontos de rede...

    Espero ter ajudado....FLW!

  6. #6

    Padrão Samba PDC

    Pessoal estou com o mesmo problema, só que, se no cliente win 98/XP coloco o nome do meu dominio ATISMBSVR em "Workgroup" funciona, mas se coloco em Domain dá a mensagem de erro que o dns não conseguiu achar o Dominio. Não entendi direito o que o Snail disse sobre o Rwindos coloca o nome dela assim : "Nome.Sufixo". Talvez seja esse o problema, alguém poderia explicar melhor?

    Grato,

  7. #7
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Samba PDC

    O que ele esta qurendo dizer é pra ver se o nome da sua maquina esta com sufixo ativado no nome da maquina

    Propriedades do Sistema
    Identificação de rede -> Mais
    Ou o proprio nome da maquina esta com ponto
    deixe o nome cru e curto

    porexemplo
    maquinadoalfredo

    ta errado
    coloque mqnalfr

  8. #8
    stallion
    Visitante

    Padrão Artigos do underlinux

    aki no fórum tem um artigo que ensina fazer isso com windows 2000, de uma olhada quem sabe possa ajudar (comigo funcionou):
    artigo :
    sambando com windows 2000

  9. #9

    Padrão Samba PDC

    Pessoal, problema resolvido!

    Alterei algumas configurações no smb.conf e agora está funfando beleza!
    Segue lista de parâmetros modificados:
    domain logons = yes
    remote announce = 192.168.255.255 (coloque a faixa de IP da sua rede)
    hosts allow = 192.168. (coloque a faixa de IP que poderá acessar seu servidor)
    hostname lookups = yes
    local master = yes
    domain master = yes

    Gostaria de informar que estudei os artigos aqui do fórum e me ajudaram muito!
    https://under-linux.org/noticia4418.html
    https://under-linux.org/noticia4484.html

    Agradeço a todos pela ajuda e esclarecimentos.

    Abraços.