+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Posicionamento de Antenas

    Primeiramente um ola a todos.
    Amigos, tenho um amigo em uma cidade vizinha q esta passando por um problema sério que ocorre em varios provedores hj, que é o congestionamento de clientes na AP. E para isso ele resolveu ampliar os numeros de radios na torre dele, e me pediu uma opinião mas sinceramente n tive coragem de me arriscar em falar algo não, e é por isso q estou aqui agora, e oq acontece é o seguinte:
    Ele tem hj 200 clientes wireless q esta dividido entre dois APs, 1 Senao e 1 samsung, e n estao dano conta do recado. Ele quer ampliar para o seguinte esquema.:
    colocar uma omini de 15 dbi la em cima na torre ligada na Senao
    uma omini de 8 dbi ums 10 metros abaixo ligada Samsung
    e mais ums 10 metros abaixo as 3 setoriais (AP Plus YDI e a outra na samsung)
    que se acha ai vo dividido os clientes mais longe fica na de 15
    os medios na de 8
    e os pertos nas setoriais
    O os srs o que acham sobre isso ?

  2. #2
    Visitante

    Padrão Re: Posicionamento de Anteanas

    Citação Postado originalmente por tiagomatias
    Primeiramente um ola a todos.
    Amigos, tenho um amigo em uma cidade vizinha q esta passando por um problema sério que ocorre em varios provedores hj, que é o congestionamento de clientes na AP. E para isso ele resolveu ampliar os numeros de radios na torre dele, e me pediu uma opinião mas sinceramente n tive coragem de me arriscar em falar algo não, e é por isso q estou aqui agora, e oq acontece é o seguinte:
    Ele tem hj 200 clientes wireless q esta dividido entre dois APs, 1 Senao e 1 samsung, e n estao dano conta do recado. Ele quer ampliar para o seguinte esquema.:
    colocar uma omini de 15 dbi la em cima na torre ligada na Senao
    uma omini de 8 dbi ums 10 metros abaixo ligada Samsung
    e mais ums 10 metros abaixo as 3 setoriais (AP Plus YDI e a outra na samsung)
    que se acha ai vo dividido os clientes mais longe fica na de 15
    os medios na de 8
    e os pertos nas setoriais
    O os srs o que acham sobre isso ?
    cara eu acho melhor ele colocar 04 antenas setoriais de 14dBi da HyperLink e ligar uma AP em cada radio. tb ele pode trabalha com radio de 5.8 sendo assim ele não vai ter problema de interferência nos rádios. Pelo esquema q vc mostro não da certo. Outra opção seria ele monta repetidores em ponto estratégicos.

  3. #3

    Padrão Posicionamento de Antenas

    Poderia cololar setoriais de 90 graus e em cada uma delas um ap para os mais longe colcoaria Senao e os mais perto sansung, mas vc tm só que ter cuidado pq a Anatel homologou o senao com antena de 12, mas enquanto eles não chegam vc faz isso. A idéia de colocar outros pontos tb é muito boa, se vc tiver concorrentes melhor ainda. Mas botar ominis no mesma torre vai dar um interferencia .