+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bloqueando IPS.

    Caros boa noite, espero que alguém possa me ajudar.

    Eis minha situação:

    Servidor linux atribuindo IPS aos clientes via dhcp e compartilhamento de internet é feita por regras do iptables.

    A faixa de rede que defini em meu firewall é 192.168.0.0

    Gostaria de fazer o seguinte, digamos que eu tenha 20 clientes já navegando ou seja a faixa está ocupada de 192.168.0.1 até 192.168.0.20 levando-se m conta que meu gateway é 192.168.0.254 e um novo cliente entre na rede eu queria fazer uma forma que ele não consegui-se navegar até que seja liberado o ip para ele, levando-se m conta que minha situação é DHCP + IPTABLES ele vai plugar e navegar e se ele por ex: colocar um ip que esteja liberado ele vai navegar, é isso que eu não quero que ocorra.

    Obs: O cliente só deverá navegar se eu liberar.

    Gostaria de fazer de tal forma a travar isso.

    Alguém pode ajudar.

    Grato.
    Joabes

  2. #2
    Beto
    Visitante

    Padrão Re: Bloqueando IPS.

    Citação Postado originalmente por darkstarlinux
    Caros boa noite, espero que alguém possa me ajudar.

    Eis minha situação:

    Servidor linux atribuindo IPS aos clientes via dhcp e compartilhamento de internet é feita por regras do iptables.

    A faixa de rede que defini em meu firewall é 192.168.0.0

    Gostaria de fazer o seguinte, digamos que eu tenha 20 clientes já navegando ou seja a faixa está ocupada de 192.168.0.1 até 192.168.0.20 levando-se m conta que meu gateway é 192.168.0.254 e um novo cliente entre na rede eu queria fazer uma forma que ele não consegui-se navegar até que seja liberado o ip para ele, levando-se m conta que minha situação é DHCP + IPTABLES ele vai plugar e navegar e se ele por ex: colocar um ip que esteja liberado ele vai navegar, é isso que eu não quero que ocorra.

    Obs: O cliente só deverá navegar se eu liberar.

    Gostaria de fazer de tal forma a travar isso.

    Alguém pode ajudar.

    Grato.
    Joabes
    No arquivo de configuração do iptables, coloca uma variável com os ips liberados:
    IP_DHCP "192.168.0.1/32 192.168.0.2/32 ....192.168.0.20/32"

    E depois adiciona a regra (se usar a net por intermédio de nat)
    iptables -t nat -I POSTROUTING -s ! $IP_DHCP -d 0/0 -j DROP

    -> Ele vai dropar todos q estiverem fora dos ips que estão em IP_DHCP.

  3. #3

    Padrão Bloqueando IPS.

    Caro amigo, resumindo então ficara da forma que eu preciso.


    O Usuário vai pegar ip via dhcp normalmente, porém não conseguira navegar até que o ip del seja atribuido na variavel IP_DHCP.

    a faixa de rede que estou usando é 192.168.0.0/24 nesse caso informo os ips que quero que naveguem 192.168.0.1/24 e assim por diante.

    Grato.
    Aguardo retorno.

  4. #4

    Padrão Bloqueando IPS.

    não seria melhor e mais funcional além de muito mais seguro se vc usar o endereço MAC ... se vc tem o ip do 1 ao 20 e o usuário 15 estiver offline no momento, o novo usuário da rede poderá setar o IP manualmente ele conseguirá navegar normalmente...

  5. #5

    Padrão Bloqueando IPS.

    Exatamente meu amigo, é isso que não pode ocorrer, de alguma forma o IP dele tem que estar preso com a MAC, pois mesmo se ele mudar o IP ele não poderá conseguir navergar.

    Pode me ajudar nessa situação, o que preciso fazer?

    Grato.

    Aguardo respostas.

  6. #6
    Cesar Magalhães
    Visitante

    Padrão Conexao presa

    Senhores,
    Será que alguem pode me ajudar.
    reinstalei minha placa de rede em um servidor de arquivos.
    so que a minha placa de rede some, mas meu ip continua atribuido a ela.
    Ja dei um arp -s para atribuir o endereço IP ao mac, mas continuo com esse problema.
    Obrigado