+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão escolha do backup

    Pessoal...adquirimos um servidor novo, o investimento foi muito alto. Mas decidimos nao compra nenhum dispositivo de backup...so depois da chegada do novo servidor iremos estudar uma maneira pratica de faze-lo. Temos que fazer um backup diario, e será levado pra fora da empresa, DAT fica muito caro, mas seria ideal. Gostaria de saber qual seria o dispositivo ideal. Eu estava pensando no HD IDE, mas so pode ser removido com a maquina desligada, se for um HD hot swap é caro, sai mais caro que a fita DAT. O CD seria uma boa????

  2. #2

    Padrão escolha do backup

    Voce pode usar o RSYNC para fazer o backup remotamente.......

  3. #3

    Padrão escolha do backup

    ja pensei....mas nao temos outra maquina externa....teria que ser em midia e essa midia levada pra fora da empresa.....tenho receio de colocar gravadora de CD e nao ter o resultado esperado.

  4. #4
    Visitante

    Padrão escolha do backup

    Olá, compre um gravador de DVD, assim você poderá gravar de 4,7 Gb no padrão dvd 4, até 9 Gb no padrão de mídias dvd 9. O custo desse periférico está bem acessível, em torno de R$300,00 , podendo ser encontrado por até menos. As mídias tbm estão bem acessíveis.
    sds..

  5. #5

    Padrão escolha do backup

    e com isso eu poderia agendar no cron pra fazer o backup automaticamente???...so trocar a midia manual???

    ou teria que montar a cada troca do DVD???

  6. #6
    Visitante

    Padrão escolha do backup

    bom, se for o caso, junto ao script de backup, agende no cron algum script pequeno que faça a montagem/desmontagem da mídia, ou então utilize o automont...

    sds..
    Leandro Fagundes

  7. #7

    Padrão escolha do backup

    normalmente uso o tar pra fazer no HD...no DVD posso continuar usando tar né?

  8. #8

    Padrão escolha do backup

    Cara aqui na empresa estamos utilizando um HD externo pra fazer o backup. Se voce levar em consideração o custo por GB de um HD e de um DVD vai ver que o HD acaba saindo mais barato, com qualquer 250-300 reais vc compra um hd de 120-160GB.

    Outra coisa o hd vc pode gravar /regravar/reregravar com uma velocidade bem maior que o DVD. DVD não sei se tem regravável.

    Coloca o HD em uma máquina qualquer aí, não precisa ser uma "Super Máquina" e depois que você gravou os backups tira ele e leva embora...

  9. #9
    whinston
    Visitante

    Padrão usb

    compra um HD externo + 1 gaveta USB2 que transfere cerca de 700MB por minuto e boa.

  10. #10
    Visitante

    Padrão escolha do backup

    Olha, é válida essa opção de hd externo e tal, mas como eu já carrego minha pasta cheia pra caramba.. imagine-se + 1 hd externo, usado pra backup DIÁRIO.. hehe, prefiro minhas pequenas mídias.... mas voltando, eu utilizo sem problemas no formato DVD-RAM, do qual é possível tarrear direto pro /dev/dvd...


    sds,
    Leandro Fagundes

  11. #11
    whinston
    Visitante

    Padrão qtd de dados

    eh.. depende da qtd de dados né..
    se for muita coisa, hd (barato) ou fita (caro)
    se for pouca, cd ou dvd mesmo da conta

  12. #12

    Padrão escolha do backup

    o problema que o HD externo todas as vezes que eu tira-lo eu terei que desmontar e montar de novo....o cliente nao sabe fazer isso...e eu nao poderia todos os dias fazer

  13. #13

    Padrão escolha do backup

    Citação Postado originalmente por Bravo
    o problema que o HD externo todas as vezes que eu tira-lo eu terei que desmontar e montar de novo....o cliente nao sabe fazer isso...e eu nao poderia todos os dias fazer
    É quando vc falou na primeira mesagem "adquirimos um servidor novo" deu a entender que você trabalhava no local, não era um cliente.

    Mas você pode fazer como o whinston disse, compra uma gaveta USB2, ou pode até ser aquelas outras gavetas que tem pora que a gente coloca em uma das baias para cdrom.

    É claro que tudo depende da quantidade de informação que vc pretende guardar....

  14. #14
    Luzumba
    Visitante

    Padrão escolha do backup

    Compra Hd de Gaveta moço
    Compra uns 2 nao precisa ser enorme, porem que aguente a qtde de dados ue vc. tem sei lá 40 gb é informação pra caramba.

    programa ele no cron

    Instala ele e 1 vez por semana vai lá e troca o HD, acho mais facil e muito seguro, nao vejo problemas de se reiniciar o servidor para se trocar um HD, pelo menos isso pode ser feito por alguem que vai gerenciar a Rede, afinal backup como ja diz é uma copia de seguranca, e quem vai cuidar dessa segurança nao é ?

    Pelo mais barato e facil de configurar eu opto pelo Hd de Gaveta. Ok ?

    http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/...rramentas.html

    Aqui vai um link da conectiva para fazer backup tar

  15. #15
    whinston
    Visitante

    Padrão agenda

    eu recomendo q vc faça o seguinte:
    - instruo pra qdo chegar, colocar o hd usb2 no servidor
    - na hora do almoco por exemplo, roda 1 script
    - o script monta o usb2, se ja nao montar sozinho com automount
    - roda o bkp, copia, etc.
    - desmonta e manda 1 email avisando q o bkp foi feito
    - determinada hora, ranca o hd, nem precisa desligar o micro, como estes de gaveta (interno)

  16. #16
    netricardo
    Visitante

    Padrão escolha do backup

    Pessoal.
    Tive problemas com HD utilizado como backup.
    Ele parou junto com o primeiro quando deu um pico de tensão muito forte.
    Tive problemas tbem com gravadores de CD e DVD.
    As mídias depois de um certo tempo não liam mais.
    Ai não teve jeito, tivemos que comprar fita dat.
    Mandamos uma fita semanalmente para um banco.

  17. #17

    Padrão escolha do backup

    Citação Postado originalmente por netricardo
    Pessoal.
    Tive problemas com HD utilizado como backup.
    Ele parou junto com o primeiro quando deu um pico de tensão muito forte.
    Tive problemas tbem com gravadores de CD e DVD.
    As mídias depois de um certo tempo não liam mais.
    Ai não teve jeito, tivemos que comprar fita dat.
    Mandamos uma fita semanalmente para um banco.
    Se tratando de backup, mesmo usando midia regravavel (DVD) recomendo que apos um certo tempo de uso elas sejam substituidas... eu costumo criar um clone do HD usando o dd assim que o servidor esteja pronto para ser posto em producao, mantendo backup nas midias apenas dos dados que sao alterados com frequencia..