+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andrelay
    Visitante

    Padrão DÚVIDA NAT E SQUID

    Olá Pessoal,

    Estou começando agora no Linux e me foi entregue uma rede SAMBA para administrar juntamente com SQUID.

    A dúvida é a seguinte, eu sei que para adicionar uma nova maquina no dominio e um novo usuário é preciso adicionar a máquina no dominio e adicionar um user no linux e no samba. Mas caso eu queira colocar uma máquina apenas para navegar na internet, as perguntas são:

    Preciso adicionar a máquina no Samba?
    Preciso adcionar um user no Samba?

    Até onde eu conhecia só era necessário configurar o proxy no navegador, mas tenho acesso bloequeado no squid. O que faço?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão DÚVIDA NAT E SQUID

    Se você utilizar o módulo de autenticação ncsa_auth, você cadastra os usuários com o htpasswd. Isso é independente do Samba, mas caso você queira usar a mesma base do Samba, você deve utilizar o módulo de autenticação smb_auth.

    Mais informações você pode encontrar no endereço: www.giboia.org (Siga os links sobre Squid).


    Abraços!

  3. #3
    andrelay
    Visitante

    Padrão OK

    Ok,

    Mas como eu descubro se essa feature esta sendo usada pelo squid?

    Em suma o que aconteceu foi o seguinte, chegou um consultor de fora com um notebook, configurei proxy, ip, DNS e a mensagem foi de acesso bloqueado.

    Ahh, obrigado pela rápida resposta.

    Abraços....

  4. #4

    Padrão DÚVIDA NAT E SQUID

    Abra o squid.conf e cheque uma linha similar à:

    Código :
    auth_param basic program

    Se ela estiver escrito algo como "ncsa_auth" no meio, é porque ela está usando autenticação por meio dele.[/code]

  5. #5
    Mr_Mind
    Visitante

    Padrão DÚVIDA NAT E SQUID

    smb_auth? se bem me recordo, isto é feito pelo ntlm_auth! e corre sobre winbind.

    checka este artigo :-)
    https://under-linux.org/noticia4880.html