Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Fala povo, estou com a seguinte situacao aqui, tenho um cliente que tem dois links, um para navegacao adsl e um embratel para servidor de email. o embratel esta com o servidor de email que tem duas interface uma para rede local e outra com ip valido. no segundo servidor tem duas interface sendo uma para adsl e outra para a rede local. so que quando coloco as maquinas para acessar pelo servidor do adsl ele nao consegue conectar no servidor de email que esta no embratel pelo dominio mail.dominio.com.br atraves do outlook, so quando boto o gw o servidor de email ou quando eu coloco para ele acessar direto pela rede local usando o ip do servidor 10.15.163.1.


    ps:as eth0 estao conectada no mesmo switch e as eth1 na rede local, e consigo acessar o servidor de email por fora.


    servidoremail eth0 200.200.200.0 eth1 10.15.15.1
    servidoradsl eth0:1 200.200.200.1 eth1 10.15.163.2 a ppp0 esta na eth0.

    Alguem da uma luz?!?!?

    Veleu!!

  2. #2

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Ola...

    Minha dica é o seguinte...

    Conecte ambos os links em um mesmo servidor...tipo:

    eth0 - Embratel
    eth1 - Adsl
    eth2 - Rede local

    Após, utiliza o iproute2 para trabalhar com 2 ou mais links...

    t+

  3. #3
    rmars
    Visitante

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Apenas confira as configurações de nat no servidor que ta ligado no link adsl, veja as rotas dele também, afim de que esteja tudo ok. no mais, deveria funcionar.

    Tente acessar alguma pagina direto no servidor da adsl, veja se ta ok.

    qualquer coisa, posta ai um iptables -t nat -L pra nós analisarmos.

    []'s

    :?

  4. #4

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Foreward tá hablitado?

  5. #5

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    ah... e os clientes estão configurados na rede 10.15.163.0?

  6. #6

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Citação Postado originalmente por bauer
    Ola...

    Minha dica é o seguinte...

    Conecte ambos os links em um mesmo servidor...tipo:

    eth0 - Embratel
    eth1 - Adsl
    eth2 - Rede local

    Após, utiliza o iproute2 para trabalhar com 2 ou mais links...

    t+
    hehehe, Ja tentei fazer uma vez aqui para baixar o custo de link no provedor e nao consegui, alias nao conheco quem conseguiu fazer isto com sucesso no linux. Estou prestando consultoria pra este cliente desafogar o trafego da net e a solucao proposta foi adotar um link adsl e o servidor web deixar exclusivo com embratel.

  7. #7

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    dá uma olhadinha nos posts anteriores, tem a solução detalhada. precisei disso há menos de 10 dias...

  8. #8

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    [quote="rmars"]Apenas confira as configurações de nat no servidor que ta ligado no link adsl, veja as rotas dele também, afim de que esteja tudo ok. no mais, deveria funcionar.

    Tente acessar alguma pagina direto no servidor da adsl, veja se ta ok.
    Desculpe, a pergunta estava errado, fiz a alteracao o problema todo e que nao consigo acessar o servidor de email atraves do servidor que esta com o adsl, mais a net sim sem problemas.

    qualquer coisa, posta ai um iptables -t nat -L pra nós analisarmos. abrir totalmente o fire para ver se era o problema e nda. veja:


    iptables -F
    iptables -X
    iptables -F -t nat
    iptables -X -t nat
    iptables -F -t mangle
    iptables -X -t mangle


    # Determina a politica padrao
    # -------------------------------------------------------
    iptables -P INPUT ACCEPT
    iptables -P OUTPUT ACCEPT
    iptables -P FORWARD ACCEPT



    veja a saida do route

    Destino Roteador MáscaraGen. Opções Métrica Ref Uso Iface
    200217050058.us * 255.255.255.255 UH 0 0 0 ppp0
    200.200.200.0 * 255.255.255.192 U 0 0 0 eth0
    10.15.163.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth1
    127.0.0.0 * 255.0.0.0 U 0 0 0 lo
    default 200217050058.us 0.0.0.0 UG 0 0 0 ppp0

  9. #9

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Citação Postado originalmente por Jim
    ah... e os clientes estão configurados na rede 10.15.163.0?

    Sim jim esta tudo ok referente a navegacao emails, msn... o problema e que nao consigo conectar no servidor de email usando a rede local.

    se tirar o ip verdadeiro blz(ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 mais usa o adsl e eu quero que conecte pela rede local sem passar pelo adsl, agora quando boto o ip real ele nao conecta, engracado e que consigo acessar o webmail e a pagina que estao no servidor que tem o embratel blz, nao e fire pois abri tudo para ver e nada.

  10. #10

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Citação Postado originalmente por esamp
    dá uma olhadinha nos posts anteriores, tem a solução detalhada. precisei disso há menos de 10 dias...

    Falou vou dar um seek.

  11. #11
    rmars
    Visitante

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    E as regras de nat amigo oyama.

    Ao menos eu não consegui ve-las no firewall que repassaste ao forum.

    Fico no aguardo do iptables -t nat -L

    []'s

    :good:

  12. #12

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Citação Postado originalmente por oyama
    Desculpe, a pergunta estava errado, fiz a alteracao o problema todo e que nao consigo acessar o servidor de email atraves do servidor que esta com o adsl, mais a net sim sem problemas.
    oyama, se vc colocar o ip da rede interna do servidor de email na mesma faixa de IPs da placa de rede interna do servidor com ADSL e espetar no msmo HUB, basta configurar nos clientes de email os servidor POP e SMTP como sendo este IP da placa interna e seu problema será resolvido.

    :good:

  13. #13

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Citação Postado originalmente por Jim
    Citação Postado originalmente por oyama
    Desculpe, a pergunta estava errado, fiz a alteracao o problema todo e que nao consigo acessar o servidor de email atraves do servidor que esta com o adsl, mais a net sim sem problemas.
    oyama, se vc colocar o ip da rede interna do servidor de email na mesma faixa de IPs da placa de rede interna do servidor com ADSL e espetar no msmo HUB, basta configurar nos clientes de email os servidor POP e SMTP como sendo este IP da placa interna e seu problema será resolvido.

    :good:
    Falou jim, desta forma funciona mais eu queria que resolvese pelo nome pois nesta empresa tem 6 notebook e o pessoal acessa os email de fora, ai ja viu. Deve esta tendo algum problema de rota.. pois quando desabilito o ip valido da interface vitual eth0:1 funciona normal mais usa o link adsl.

  14. #14

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Citação Postado originalmente por rmars
    E as regras de nat amigo oyama.

    Ao menos eu não consegui ve-las no firewall que repassaste ao forum.

    Fico no aguardo do iptables -t nat -L

    []'s

    :good:
    Fala cara, acredito que nao seja o fire nao, pois nos dois server eu consigo acessar net colocando ele com gw, o problema e que nao consigo acessar o servidor de email que esta no embratel pela rede local utilizando o nome do servidor ou ip valido.

  15. #15
    rmars
    Visitante

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Ah, foi mal amigo, tava interpretando errado

    Tenho uma teoria aqui, você disse que tem ambas interfaces com ip valido ligadas no mesmo switch, você poderia fazer um teste tirando um dos servidores do switch, talvez o problema seja q ele está se perdendo(o switch)... mas isso é soh um chutão bem alto....

    ligue os pcs diretamente aos seus roteadores e teste, mas retorna aqui.

    Estou ficando louco ao sugerir esse teste, mas, eu não duvido de mais nada nesse mundo!


  16. #16
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    hehehe, Ja tentei fazer uma vez aqui para baixar o custo de link no provedor e nao consegui, alias nao conheco quem conseguiu fazer isto com sucesso no linux. Estou prestando consultoria pra este cliente desafogar o trafego da net e a solucao proposta foi adotar um link adsl e o servidor web deixar exclusivo com embratel.
    Cara isso que ele tá falando é a pura verdade, até hoje não consegui ver alguem que tenha feito e tenha provado consseguir fazer o balanceamento entre dois links ADSL. Já vi um montão de gente que diz ter feito, mas quando fui perguntar pessoalmente ou pedir ajuda, a pessoa não sabia responder. Fica lançado aqui o desafio a aquele que conseguir fazer o balanceamento de links, que possa ajudar a comunidade a realizar. Acho que não adianta entregar tudo pronto para o cara, mas se a galera se reunir podemos fazer uns artigos passo-a-passo explicando os fundamentos e aplicando no final a parte prática. Ajudaria muito.

    Abraços,

    Alain Dellon

  17. #17

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Citação Postado originalmente por oyama
    Citação Postado originalmente por bauer
    Ola...

    Minha dica é o seguinte...

    Conecte ambos os links em um mesmo servidor...tipo:

    eth0 - Embratel
    eth1 - Adsl
    eth2 - Rede local

    Após, utiliza o iproute2 para trabalhar com 2 ou mais links...

    t+
    hehehe, Ja tentei fazer uma vez aqui para baixar o custo de link no provedor e nao consegui, alias nao conheco quem conseguiu fazer isto com sucesso no linux. Estou prestando consultoria pra este cliente desafogar o trafego da net e a solucao proposta foi adotar um link adsl e o servidor web deixar exclusivo com embratel.
    Conheço um monte de gente que fez isso e inclusive já implementei em uma empresa. Funciona muito bem sim... Existem ótimos tutorias na Internet de como se implementar está solução.

    t+

  18. #18
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    Luiz, sinceramente tentei, tentei até que cansei. Se não me engano segui uns 13 tutoriais na internet inclusive o do lartc http://www.tldp.org/HOWTO/Adv-Routin...ple-links.html e nenhum funcionou. Tenho dois links ADSL de 1.5mb cada operando numa rede onde os links ficam plugados ao servidor (slackware 10.0) com todas as ferramentas necessárias iproute2, iptables com alguns módulos extras e muito mais. Tudo fazendo NAT nas interfaces dos links e aplicando as regras das tabelas de roteamento conforme descrito pelos tutoriais que busquei. Infelizmente não fui um dos sortudos que conseguiu fazer o balanceamento de carga de links.

    tenho bons amigos que admiro muito por saberem operar bem sistemas baseados em linux/bsd e os mesmo me disseram que também não obtiveram sucesso no processo.

    Por isso lanço aqui a aqueles que fizeram e viram funcionar, que mostrem seus feitos aos diversos colegas que acredito terem esse mesmo problema.

    Se nesse fórum tem tanta gente que diz ter feito, então porque não lançar um tutorial que fique a dsposição dos seus membros?

    Abraços,

    Alain Dellon Brito

  19. #19

    Padrão Problema com rota entre dois servidores

    O que pode estar acontecendo e que a estaçao sai pelo endereço do gateway. voce pode facilmente resolver este problema adicionando uma rota nas estaçoes para ela saber sair pelos dois servidores......




    Tomara que voce nao tenhoa muitas estaçoes....

    Ou acredito que voce tera que mudar de topologia

  20. #20
    robsonzornitta
    Visitante

    Padrão galera!!

    galera prometo de postar o meu script que fiz aqui mesmo em paranavai para uma lan house essa lan tem 2 links adsl 1,5mbps e 800kbps e consegui cum 3 placas de rede fazer o balanceamento tranquilo mas fiz cum o suse 7 e funfa ateh hj certim prometo pra vcs postar aqui o script eh que agora estou na fauh mas assim que chegar em casa vou postar como fiz!!!! :good: