+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link PtP (200 metros)

    Pessoal,

    Estou com uma dúvida. Preciso montar um enlace de 200 metros (entre a sede do provedor e o prédio onde repito o sinal). Estou utilizando equipamentos Samsung SWL3300AP mas o throughput não passa de 1,5 Mbps e com perdas de 20% dos pacotes.

    Preciso de pelo menos 3 Mbps de velocidade. E em breve precisarei de 6 Mbps. Estou pensando em partir para uma solução 802.11g (com os modelos da D-Link DWL-2100AP que já está homologado).

    Infelizmente não tenho capital para investir em uma solução Proxim, Teramax ou algo similar por isso terei que optar por D-Link, LG ou Edimax (mas como não achei nenhum equipamento homologado destas marcas acho que vou ficar com o D-Link mesmo).

  2. #2
    lluner
    Visitante

    Padrão Link PtP (200 metros)

    amigo

    vale ressaltar que a tecnologia 802.11g não foi feita para outdoor é muito sensível a interferência , pelo jeito , na sua estrutura deve estar sofrendo isso. Tenho um estrutura com o senao nl2311 cb3 com distãncia de 10km com taxa de transmissão de 3mbps a 4mbps , creio que vc consegue com esse rádio um rendimento melhor , vale relembrar , uma análise no ambiente que vc vai instalar , utilize o netstumbler ou o kismet , para vc não ter problema com interferências nos canais .

  3. #3

    Padrão Link PtP (200 metros)

    Iluner,

    Desculpe não ter anexado antes as imagens. Não tenho problemas de interferência nesta área. É um link fechado usando antes de excelente desempenho (TSM Offset 19 dBi).

    Em anexo o gráfico do teste que fiz utilizando uma AP2000 Proxim com cartão Orinoco Silver 11 Mbps e meu notebooke usando um cartão Orinoco Gold 11 Mbps.

    -- TESTE FEITO COM RÁDIO PROXIM (em modo AP)
    http://www.cnett.com.br/mrtg/orinoco-ptp.gif

    -- TESTE FEITO COM RÁDIO SWL3300AP (em modo AP)
    http://www.cnett.com.br/mrtg/samsung-ptp.gif

    PS.: Acho que o rádio da Senao, esse de 200 mW, não é homologado/certificado. Alem disso com seus 20 dBm + 19 dBi da antena eu passo dos 36 dB E.I.R.P da ANATEL... Sem chance.

    Atenciosamente,

    Nataniel Klug
    Gerente Cyber Nett

  4. #4
    Bruno_Multtech
    Visitante

    Padrão Link PtP (200 metros)

    Caro Amigo Nataniel,
    o senao é homologado sim pela anatel, mas vejo que a melhor solução sim seria partir para 802.11g, quanto a história de que ela não atende bem em soluções outdoor é passado, os ap's da Proxim e da D-link já estão operando muito bem nessa função e tenho varios clientes ja usando este tipo de AP.

    Espero ter ajudado

    Bruno_Multtech

  5. #5
    lluner
    Visitante

    Padrão Link PtP (200 metros)

    bruno

    qual ap da link funciona bem outdoor 802.11g , bem . Já tive vários problemas em colocar 802.11g em distância de mais de 1km , com distância perto creio que funciona blz , mas quando a distãncia e um pouco grande ai complicadi .O que vc acha disso?

  6. #6
    Bruno_Multtech
    Visitante

    Padrão Link PtP (200 metros)

    Testamos o Dlink 2000AP com uma omni de 8 dbi e conseguimos atingir 4.5 km sem problemas, com nivel de sinal ótimo e 6 km com um pouco de perda e tbm testamos o AP 2000 da Proxim com cartão b/g enas mesmas condições e atingimos 5 km com sinal ótimo

    Abraços

    Bruno_Multtech

  7. #7

    Padrão Link PtP (200 metros)

    Bruno,

    Claro que ajuda. O que preciso é de experiências práticas com equipamentos 802.11g. Estou pensando em usar dois DWL-2100AP em modo PTP com velocidade em 54 Mbps (já que meu nível de sinal sustenta esse tipo de enlace).

    Hoje, para teste, coloquei uma AP1000 com Orinoco Silver e liguei ela com uma WET11. Funcionou com 3 Mbps numa boa... Infelizmente essa AP1000 é de um cliente que mandou para concerto e terei que enviar em breve.

    Mas em dois dias eu compro as D-Link e instalado. Obrigado pelas dicas.