+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas ao usar o Firebird no Linux.

    Alô de novo galera. Cá estou eu pra perturbar vocês de novo. ops:

    Tipo, eu uso o Kalango Linux 3.1, e instalei o Firebird usando o "Synaptic", gerenciador de pacotes.

    No caso, instalei esses pacotes aqui.

    http://img289.echo.cx/img289/9753/snapshot33ge.th.png

    Tipo, eu tô reescrevendo um projeto que o meu professor da faculdade todo em CLX Application usando o Delphi 6 e usando o DBExpress ao invés do ADO como deveríamos. O meu objetivo é portar a aplicação e fazê-la rodar com o Firebird no Linux.

    Mas eu queria instalar primeiro o Firebird no Linux e realizar a conexão com o banco de dados, e testar algumas consultas, inserções, etc pra ver se tudo funciona ok.

    Depois eu ia ajustar algumas coisas no programa e ver se funcionava.
    A minha dúvida é:
    - Como inicio o servidor no Linux?
    - Como eu conecto ao banco de dados?
    - Como eu faço as consultas? Que console usar?

    Valeu. ^^

  2. #2
    jrcampos82
    Visitante

    Padrão fireboird

    Tente usar o PERL com CGI e MYSQL, eu acho q eh isso q vc quer, naum tenho certeza nuam entendi muito bem a sua pergunta mas estai uma dica.

  3. #3

    Padrão Dúvidas ao usar o Firebird no Linux.

    Hum, tipo. Vou tentar explicar melhor.

    Eu tenho um programa feito em Delphi para o Windows escrito em ADO e aos poucos estou reescrevendo ele para CLX que roda no Kylix no Linux e estou trocando o Middleware para dbExpress.

    Pelo que vi, o dbExpress suporta InterBase / Firebird também.

    Só que antes de começar a reescrever tudo, eu queria saber:

    1. Eu instalei o Firebird (os pacotes listados acima), mas não apareceu nenhum ícone no K.D.E ou coisa assim. Então queria saber como eu inicio o servidor de banco de dados FireBird no Linux?

    2. Como eu executo o console de execução de comandos do Firebird?

    3. Como eu me conecto a um banco de dados no Firebird usando o console?

    4. Como eu posso exibir as tabelas que tem no meu banco via console?

    5. Existe alguma ferramenta gráfica que agilize a conexão e uso do Firebird no Linux? No Windows eu sei que tem o IBExpert Personal.

    Valeu gente.

  4. #4

    Padrão Dúvidas ao usar o Firebird no Linux.

    Tudo depende da sua distro meu amigo.
    Eu instalei o firebird aqui no slackware e para startar ele eu uso o seguinte comando
    /etc/rc.d/rc.firebird start

    No slack o diretorio rc.d é onde ficam os scripts que iniciam/reiniciam/param os programas instalados na sua máquina, em outras distros este diretório pode ser diferente.

    No kde existe um programa chamado de Sys-v-init
    Ele fica sob o menu system.

    Se você abrir ele, você terá disponível todos os scripts de inicialização do diretório que eu te falei (no meu caso rc.d) ai é só você clicar no arquivo escrito firebird e clicar no botao iniciar, que o servidor irá rodar

  5. #5

    Padrão Dúvidas ao usar o Firebird no Linux.

    Hum... entendi. Eu vou dar uma olhada então vonlinkerstain. ^^

  6. #6

    Padrão Dúvidas ao usar o Firebird no Linux.

    qqr coisa posta ai