Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda

    Pessoal,

    Como vocês fazem para fazer o controle de banda dos clientes? Eu utilizo o CBQ em um box Linux (Fedora Core 3) e utilizo marcação de pacotes com o iptables para garantir o controle de banda no upload.

    O que acontece é que eu vendo banda para os clientes no modelo download 200 Kbps e upload 100 Kbps. Até aí tudo bem. Mas como faço essa banda para 4 clientes (dando 25% de garantia) eu coloco os 4 clientes dentro da mesma regra do CBQ, ou seja, fica com 4 RULE (na regra de download) e 4 MARK (na regra de upload).

    Agora o problema começa. Quando tem mais de um cliente usando da mesma regra, obviamente, a banda se distribui entre eles, mas não igualmente.

    Qual seria uma opção para isso ou, ao menos, me digam como vocês compartilham a banda dos clientes...

  2. #2
    lluner
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    já tentou usar o htb

  3. #3

    Padrão Controle de Banda

    Iluner,

    Nunca tentei porque me sinto satisfeito com o CBQ. Apenas queria saber como outros provedores fazem o controle de banda. Se colocam mais de um cliente na mesma banda ou cada IP tem uma regra.

  4. #4
    ispbrasil
    Visitante

    Padrão cbqadmin


  5. #5

  6. #6
    marcosddc
    Visitante

    Padrão cbq

    Citação Postado originalmente por CFRInformatica
    Eu prefiro colocar uma RULE por IP.
    o amigo explica pra mim e pra galera o que que isso faz , ele configura o cbq ?

  7. #7

    Padrão Controle de Banda

    Mano coloca uma rule por ip e deixa 50% do total..vc resolve seu problema

  8. #8
    marcosddc
    Visitante

    Padrão Re: cbqadmin

    Citação Postado originalmente por ispbrasil

    descupe ....tinha escrito pra pesssoa errrada /......diz ai o que esse bicho faz

  9. #9

    Padrão Controle de Banda

    Lacierdas,

    Então eu coloco 50% da velocidade total. Mas o cliente nunca vai alcançar os 100% assim... Daí complica minha situação... hehehehehe...

  10. #10

    Padrão Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Lacierdas,

    Então eu coloco 50% da velocidade total. Mas o cliente nunca vai alcançar os 100% assim... Daí complica minha situação... hehehehehe...
    me expressei mal... cria uma regra para cada IP assim:

    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=32Kbit <----------------------85% da banda real
    WEIGHT=3Kbit <--------------------85% da banda real
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.9/32
    BOUNDED=yes <---------- Não passa do limite mesmo com banda sobrando.
    ISOLATED=no <---------- Empresta banda para os demais se a mesma estiver sobrando.


    Valeu Abraço

  11. #11

    Padrão Controle de Banda

    Lacierdas,

    Ok, entendi o sentido, mas para isso eu não preciso do PARENT?

  12. #12

    Padrão Controle de Banda

    Não...cria as regras independentes é melhor para o cbq pensar assim...exige menos processo tb .
    O simples é sempre o melhor o mais complexo sempre atrapalha mas doq ajuda.
    abraço

  13. #13
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    Amigo como vc faz o controle do UPLOAD, estou com serios problemas em relação a ele, meu servidor so tem uma enterface de rede eth0, poderia me dar umas dicas???

    Grato

    Clecio Rodrigo

  14. #14

    Padrão Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por lacierdias
    Não...cria as regras independentes é melhor para o cbq pensar assim...exige menos processo tb .
    O simples é sempre o melhor o mais complexo sempre atrapalha mas doq ajuda.
    abraço
    Vixe maria... Me confundiu o cérebro... hehehehehe... A regra vai emprestar banda pra quem se não existe interligação entre elas...

    Caraca... Vou testar essa tua idéia pra ver como ela fica na minha rede.

  15. #15

    Padrão Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por lacierdias
    Não...cria as regras independentes é melhor para o cbq pensar assim...exige menos processo tb .
    O simples é sempre o melhor o mais complexo sempre atrapalha mas doq ajuda.
    abraço
    Vixe maria... Me confundiu o cérebro... hehehehehe... A regra vai emprestar banda pra quem se não existe interligação entre elas...

    Caraca... Vou testar essa tua idéia pra ver como ela fica na minha rede.
    Ele vai emprestar banda para quem tiver faltando.... assim...vc vende 4X1 então qndo tiver mas doq seu link real aguenta um começa a emprestar banda para o outro uma coisa meio irmãmente falando..rsrs
    mano é meio complicado explicar escrevendo mas testa q vc vai ficar feliz...
    Precisando estamo ai
    Abraço

  16. #16

    Padrão Controle de Banda

    Nataniel como vc faz pra controlar o upload no cbq, tambem estou muito satisfeito com o cbq o meu problema esta sendo o upload que não estou conseguindo controlar, como vc faz a marcação de pacotes com o iptables para garantir o controle de banda no upload.

    Será que vc poderia dar um exemplo da sua regra do cbq pra download e upload.

    Falow

    Clecio

  17. #17

    Padrão Controle de Banda

    Para controlar o upload vc tem q controlar a mesma eth o download...
    Enfim a eth q se comunica com a rede interna. pq depois do nata o cbq nao vê mas o pacote.
    Funciona filé

  18. #18

    Padrão Controle de Banda

    Lacierdas,

    Eu vou fazer um teste com esse modelo que tu me passou para ver como fica esse empréstimo de banda.

    Uma coisa que não entendi é de quem uma regra vai emprestar banda.

    Por exemplo:

    Tenho 10 cliente, 6 deles têm plano de 200Kbps (4x1) e os outros quatro plano de 400 Kbps (4x1). Neste caso, atualmente eu tenho 3 regras, duas de 200 e uma de 400.

    Neste novo modelo vou ter 10 regras, uma por IP, e estes irão emprestar banda uns para os outros. Mas se o cliente de 200 pegar banda emprestada do de 400?

  19. #19

    Padrão Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Lacierdas,

    Eu vou fazer um teste com esse modelo que tu me passou para ver como fica esse empréstimo de banda.

    Uma coisa que não entendi é de quem uma regra vai emprestar banda.

    Por exemplo:

    Tenho 10 cliente, 6 deles têm plano de 200Kbps (4x1) e os outros quatro plano de 400 Kbps (4x1). Neste caso, atualmente eu tenho 3 regras, duas de 200 e uma de 400.

    Neste novo modelo vou ter 10 regras, uma por IP, e estes irão emprestar banda uns para os outros. Mas se o cliente de 200 pegar banda emprestada do de 400?
    Mano assim: o de imagine q vc tem 1mega e q vc vendeu 4 megas vai ter momentos q vc vai ter mas gente doq seu link comporta não é...então,,,só q vai ter uns navegando e uma pequena maioria fazendo downloads está pqna maioria vai está usando a faixa para ele liberado pelo cbq por completo mas o pessoal que está apenas navegando faz consultas rapidas na web apenas navegação não consomem nem 100K sobrando assim outros 100K para ele emprestar para quem ta fazendo downloads..
    Mas observe bem qndo o cara estiver navegando ele tem os 200K mas qndo ele para por laguns segundos que sejá o cbq já da uma emprestadinha para o vizinho q ta fazendo o downlod...
    Entendeu..se não coloca ai...
    Abraço

  20. #20
    pilantrox
    Visitante

    Padrão Controle de Banda

    Pra quem usa o rc.bandlimit aquele esquema ippai:ipfilho:ipsobrinha:ipcunhada naum resolveria o problema do colega?? ele divide a banda ??