+ Responder ao Tópico



  1. #1
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Dúvida VPN

    Ola pessoal UnderLinux.
    Em breve terei que monta uma rede VPN com um escritório em outra cidade, certinho!!!!
    Minha dúvida é quanto a que máquinas terei que ligar, pois nosso servidor de arquivos é um Win Server 200, e o meu servidor proxy é um RH9, eu vou estabelecer a coneção entre o meu servidor de arquivo e a máquina windows do escritório ou é com o proxy?
    Pode até parecer bobeira para alguns esta duvida, mas o material que tenho encontrado na net não fala sobre esse caso.
    Tenho a idéia que sera entre o Win server e a estação Win no escritorio, ai eu libero o acesso pelo firewall do proxy!!
    Se puderem postar uma ajuda!!!

    Um abraço

    Fábio

  2. #2

    Padrão Dúvida VPN

    bem, é o seguinte: em uma VPN vc deve ter dois gateways (um em cada ponta), que vão colocar as suas redes (ou hosts) internos em contato direto, como fizessem parte de uma única rede.

    As restrições são: as redes internas precisam ser diferentes entre si, por exemplo:

    192.168.0.0/24 --> lado um
    192.168.1.0/24 --> lado dois

    é preciso tomar cuidado com o NAT porque a corrupção de pacotes impede a conexão. O pessoal aqui tem recomendado o OpenVPN pra isso (o FreeSwan é ruim e foi descontinuado). Eu sugiro usar o IPSec nativo do FreeBSD que (IMHO) foi bem mais fácil de usar e não sofreu problemas com o firewall (Em IPFilter).

    divirta-se :twisted:

  3. #3
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Dúvida VPN

    Entaum a VPN é entre as máquinas Windows só vou ter que liberar o acesso pra outra máquina de fora da empresa?

  4. #4

    Padrão Dúvida VPN

    Citação Postado originalmente por X-LOGAN
    Entaum a VPN é entre as máquinas Windows só vou ter que liberar o acesso pra outra máquina de fora da empresa?
    quase isso.. a VPN cria um túnel de conexão entre redes, através dos respectivos gw (um em cada ponta). É melhor dar uma lida em alguns paper's interessantes em http:/www.onlamp.com

    note: VPN NÃO É SIMPLES.. e eu acho que vc ainda não tem o conhecimento teórico suficiente - vai apanhar que nem gente grande (risos).. como eu.

  5. #5
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Dúvida VPN

    A melhor maneira de se aprender é batendo a cabeça!!!
    Ainda tenho muitas dúvidas quanto a protocolos de redes, mais estou baixando várias apostilas (até se vcs souberem de sites que possuem boas apostilas de redes postem ai).
    Valeu pelo toque irado!!!!


    Um abraço

  6. #6

    Padrão Dúvida VPN

    Citação Postado originalmente por X-LOGAN
    (até se vcs souberem de sites que possuem boas apostilas de redes postem ai).


    Um abraço

    bem.. vc pediu, aí vai:

    http://www.google.com/linux?hl=en&lr...ec&btnG=Search