+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Boa tarde gente,

    Tenho aqui instalado em minha a seguinte estrutura

    1 maquina Firewall e Proxy
    1 maquina DHCP ( bem véinha )
    1 Servidor de Intranet

    Bom a minha pergunta é basica mas gostaria que pudessem me ajudar.
    Dentro do Meu DHCP eu ja coloco os servidor de DNS que me sao permitidos ( os do virtua )
    Ai quando o cara liga a maquina ja carrega o ip , etc... e os servidores DNS.
    Eu estou querendo montar meu servidor de DNS interno aqui na empresa.
    E a minha ideia, nao sei se é a certa, é que as maquinas da empresa olhem para o meu servidor de dns interno primeiro, depois, vejam os DNS validos.
    Existe essa possibilidade ? Do meu servidor DNS ser o unico, e dentro do meu servidor DNS eu configurar os servidores DNS externo ?
    Como faria para isso acontecer ?
    Um grande abraço a todos e muito obrigado !

  2. #2

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Ola

    Não sei se entendi bem sua pergunta, mas se você quer que seu DNS resolva nomes na Internet ele tem que estar ligado a ela com um IP válido... Se o teu server firewall/Proxy, teiver um IP válido, configura o BIND e no seu dhcp aponta o DNS para ele...

    t+

  3. #3
    karfax
    Visitante

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Voce monta um arquivo de configuração de zona para a rede interna e insere este servidor na guia DNS nos seus clientes rwindows, e deixa que o teu servidor DNS converse com DNS de fora e repasse via cache as solicitações de resolução de nomes de fora pra dentro - pros hosts da rede interna.
    Monte seu servidor DNS interno e se houver algum problema, poste aqui.

    []s,

  4. #4
    skylucio
    Visitante

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Simples se teu servidor estiver conectado na Internet. Instale o Bind ou servico de DNS da sua distribuiçao. E aponte seus clientes windows para resolver nomes no teu servidor. A principio não é necessário configurar nada no DNS do servidor. Só instalar e iniciar o servico.


    Lucio

  5. #5
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Desculpe se nao fui claro gente, é que as vezes a kabça vai a mil e a gente acaba nao colocando direito a questao... :toim: ...

    Assim...
    Eu gostaria de ... o meu servidor DNS ser o unico dentro da empresa, ok ?
    Assim o meu DNS, pesquisará nos outros dois servidores de DNS que estão na internet que no caso são do Virtua. Assim minhas maquinas apontariam somente para o servidor DNS interno. É isso que gostaria de saber...
    Desde já muuito obrigado !!!!

  6. #6
    Visitante

    Padrão Re: Uma Ajuda Por Favor

    Citação Postado originalmente por Luzumba
    Boa tarde gente,

    Tenho aqui instalado em minha a seguinte estrutura

    1 maquina Firewall e Proxy
    1 maquina DHCP ( bem véinha )
    1 Servidor de Intranet

    Bom a minha pergunta é basica mas gostaria que pudessem me ajudar.
    Dentro do Meu DHCP eu ja coloco os servidor de DNS que me sao permitidos ( os do virtua )
    Ai quando o cara liga a maquina ja carrega o ip , etc... e os servidores DNS.
    Eu estou querendo montar meu servidor de DNS interno aqui na empresa.
    E a minha ideia, nao sei se é a certa, é que as maquinas da empresa olhem para o meu servidor de dns interno primeiro, depois, vejam os DNS validos.
    Existe essa possibilidade ? Do meu servidor DNS ser o unico, e dentro do meu servidor DNS eu configurar os servidores DNS externo ?
    Como faria para isso acontecer ?
    Um grande abraço a todos e muito obrigado !

  7. #7
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Ola gente,

    Boa tarde,
    Meu servidor DNS já está funcionando internamente, com alguns ips internos referenciados.
    Agora para colocar os DNS da internet do virtua, tenho que

    1 - Colocar os ips dentro do named.conf e criar as zonas ?

    2 - Configurar meu firewall para buscar a porta 53 do meu ip interno ?

    Poderiam me ajudar ?

    Muito Obrigado !

  8. #8
    skylucio
    Visitante

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Como havia postado antes, é muito simples. Em /etc/resolv.conf voce deve inserir os ips do servidor de DNS do virtua. Segundo passo é que teu server deve ter acesso a internet. Terceiro é que o serviço de DNS no teu server esteja rodando. Isso já é suficiente pra as maquinas internas da sua rede poderem usar so o teu servidor de DNS para resolver nomes da internet.

  9. #9
    Luzumba
    Visitante

    Padrão Uma Ajuda Por Favor

    Bom no caso eu só tenho um IP valido que esta ligado no firewall,
    posso fazer direcionamento de porta ? para que o meu DNS use o mesmo ip que tenho, assim não é necessario eu adquirir um novo ponto somente para o DNS, correto ?