+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhando ADSL

    Olá galera, sou novo aqui no forum e estou precisando de algumas dicas.

    Bom, estou querendo vender o acesso a net, via wireless. O meu link é ADSL, por enquanto 600kbps pois vou primeiramente testar com uns colegas para ver se funciona legal.

    Eu já comprei alguns equipamentos, mas não sei se são as melhores opções. Por enquanto, não pretendo passar de 20 clientes.

    Os equipamentos que tenho são:

    - Modem ADSL Parks 645 com Speedy 600
    - Dlink 524
    - Duas antenas Aquario 25Dbi (parabola vazada)
    - Placa LG (chipset Realtek) 11mbps

    Por enquanto, como vou testar apenas, comprei duas antenas para apenas um cliente e meu AP.

    As minhas dúvidas:

    Consigo controlar o acesso, ou seja, dar permissão apenas para quem eu quiser;
    Se eu quiser servir uns 20 clientes a uma distância de 800m no máximo, que antena será melhor ? ;
    Esse controle de acesso, banda, etc devo fazê-lo utilizando que software ?

    Agradeço desde já

    Samuel.

  2. #2
    mwst
    Visitante

    Padrão Compartilhando ADSL

    aí amigo, o pessoal daqui realmente é gente fina e ajuda bastante, os cara são fera, mas é o seguinte: vc num pode vender este acesso DSL, segundo: que vc precisa de licença SCM junto a Anatel pra comercializar acesso a Internet, acesse o site da ANATEL pra ver a legislação e o que vc precisa pra ter esta licença, ou seja, vc teria que ter a licença e um link, este vc pode comercializar, Outra coisa, wireless é uma coisa muito boa, de qualidade, e vc colocando uma conexão DSL vai comprometer sua rede, quanto ao controle o melhor seria você ter um server central com linux fazendo controle de banda, controle de acesso amarrando o MAC e o IP de cada cliente e ainda usar autenticação.

    Esta é a minha humilde dica, mas os caras aí são bom nisso e tem bem mais experiência que eu, eles que mim corrijam se eu estiver errado.

  3. #3

    Padrão Compartilhando ADSL

    Ah, esqueci de mais um detalhe:

    Qual é o melhor método de configuração ?

    Por exemplo:

    O meu modem ADSL Parks está roteado e com o DHCP server habilitado. sendo assim, os micros internos da minha residência estão configurados como IP dinâmico. Agora, como devo configurar o Acess point em relação aos ip´s dos micro remotos ? Sei que o Dlink também pode ser configurado como DHCP server, mas como devo proceder para que fique razoavelmente segura essa conexão ?

  4. #4

    Padrão Compartilhando ADSL

    Que tipo de conexão banda larga eu posso vender então ?

    Nenhum dos "speedy" business eu posso fazer isso ?

  5. #5
    mwst
    Visitante

    Padrão Compartilhando ADSL

    que eu saiba nenhum desses vc pode revender, além do mais tem a questão da qualidade, montar um provedor com um backbone principal adsl num acho uma boa idéia, além de não poder, você teria que ter como backbone links dedicados, tipo com embratel, ou telemar, qualquer dessas operadoras que disponibilizem link.

  6. #6
    cacogui
    Visitante

    Padrão Compartilhando ADSL

    revender vc certamente não pode, o que vc pode fazer é compartilhar seu link rachando o acesso, isto ninguem e nenhuma legislação te impede. Ponto passivo, se alguem reclamar que vc sta vendendo o acesso ai vc pode ser multado e ............. agora vamos ao hardware, sim o mini router d-link tem um DHCP server interno e alem disso vc pode configura-lo amarrando os ip's (depois que os clientes logam ele mantem o ip e não fica mudando toda hora) ao mac isto é simples, quanto a autenticar atraves do Dlink não é possivel. se vc quiser mais segurança instala um linux server que ai vc pode fazer tudo.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Compartilhando ADSL

    Citação Postado originalmente por cacogui
    revender vc certamente não pode, o que vc pode fazer é compartilhar seu link rachando o acesso, isto ninguem e nenhuma legislação te impede.
    opa... nao eh bem assim... Pra compartilhar, vender, doar, utilizando-se de RF vc precisa antes de uma serie de pre-requisitos, o primeiro eh ser PJ... outro eh possuir SCM... senao eh lacre+multa+aborrecimentos diversos (processo na JF)... se insistir depois da primeira visita da Anatel... ae o negocio fica melhor... PF e cana. :twisted:

  8. #8

    Padrão Re: Compartilhando ADSL

    Sim , Sim , iptables + cbq !!!

  9. #9
    mwst
    Visitante

    Padrão Compartilhando ADSL

    Citação Postado originalmente por sergio
    Citação Postado originalmente por cacogui
    revender vc certamente não pode, o que vc pode fazer é compartilhar seu link rachando o acesso, isto ninguem e nenhuma legislação te impede.
    opa... nao eh bem assim... Pra compartilhar, vender, doar, utilizando-se de RF vc precisa antes de uma serie de pre-requisitos, o primeiro eh ser PJ... outro eh possuir SCM... senao eh lacre+multa+aborrecimentos diversos (processo na JF)... se insistir depois da primeira visita da Anatel... ae o negocio fica melhor... PF e cana. :twisted:
    se vc for compartilhar com RF outdor é isso mesmo, pj e SCM, mas se for indor, por exemplo vc tiver mais de um pc em casa, sem problema, concordam?