+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Noia
    Visitante

    Padrão C e GCC

    Pessoal,

    Desenvolvo meus prog em C (progs, simples para a faculdade) no turbo pascal da borland. estou querendo usar o Gcc, mas quando tento compilar ele sempre da erro, em varias partes... como num tem varias bibliotecas tipo iostream e conio, quando tento criar uma classe vai na boa, mas na ora de usar (dar um new no main) tb da erro.

    Alguém sabe onde posso encontra documentação informando como posso desenvolver para linux (Gcc)?

    Ah! aproveitando alguém sabe como posso configurar meu vi para manter a identação tipo o editor da borland?


    Obrigado,

    Marcelo Gomes.

  2. #2

    Padrão C e GCC

    Fala ai,
    Entao... tudo q nao eh C ANSI nao ira compilar "facilmente" em outra plataforma.
    Sistemas POSIX/C99/etc nao implementam conio.h. Há outras lib que vc usa no lugar (por exemplo: ncurses(3)).
    iostream.h DEVE ter no seu sistema sim. Talvez vc nao esteja com seu ambiente 100% configurado para compilar programas... verifique isso: vc tem problemas para compilar um simlpes "Hello world"???

    Vc pode desenvolver seus programas normalmente, e sempre q for usar uma funcao X, use 'man X' para ver se ela eh implementada em sistemas *nix (e qual header/library deve ser incluido/a).

    Se vc jah sabe a SINTAX de C++/C, nao precisa correr atras de manuais nao. Os 'man's sao tudo que vc ira precisar. Mas um 'As' na manga ajuda: http://www.cppreference.com/

    Sobre o vi, bem... tente acertar seu ambiente primeiro... depois, de uma olhada na pagina oficial do vim (a menos q vc esteja usando unix, vc esta usando o VIM) e vc tera todas as opcoes de configuracao, q nao sao poucas/simples. Depois de achadas as opcoes q lhe agradam, vc pode criar um arquivo ~/.exrc. No meu, tenho:
    set tabstop=3
    set number
    set showmode
    set wrapmargin=0
    set nowrapscan

    Usar VI nao te torna mais 'hacker' (mas, podemos separar hackers em 'Os que usam VI', 'Os que nao usam VI' e 'As frescas q usam Emacs'!! Falei!).

  3. #3
    Noia
    Visitante

    Padrão C e GCC

    Opá,

    Programas do tipo Hello world compila e executa na boa... acredito que meu ambiente esteja tudo certo, (RedHat 9 com tudo as ferramentas instaladas )

    Vou dar uma olhada no site, valeu.

    Vou tentar configurar o meu VIM tb... hehe

    Sobre a utilização do vim, eu num uso ele pra ser mais ou menos hacker... eh que eu gosto mesmo... foi o primeiro editor de texto que fui apresentando quando iniciei no mundo linux e acabei acostumando com ele... alias acho que para o VIM ser perfeito só falta um coretor ortográfico... sou muito ruim em portugues... brincadeira pessoal, eu sei que esse num eh o foco do vim...rs


    Muito obrigado, Abraço,

    Marcelo Gomes

  4. #4
    jedi
    Visitante

    Padrão C e GCC

    Usar VI nao te torna mais 'hacker' (mas, podemos separar hackers em 'Os que usam VI', 'Os que nao usam VI' e 'As frescas q usam Emacs'!! Falei!).
    Hiii polemica.... briga de editor é pior que briga de ditribuição.
    Mas não uso o emacs nem ferrando, sou mais o vi, simples, bom e poderoso. :tiro:

  5. #5

    Padrão C e GCC

    Emacs x VI e que nem falar mal da mãe dos outros