+ Responder ao Tópico



  1. #1
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Dúvida com tftpd

    Fala pessoal, estou com uma dúvida sobre o tftpd. Estou usando Debian sarge, e instalei o daemon do tftp via apt-get. Bom, verifiquei que o tftpd roda sobre o inetd, desta forma, verificando o inetd.conf posso ver isso:
    Código :
    #:BOOT: Tftp service is provided primarily for booting.  Most sites
    # run this only on machines acting as "boot servers."
    # <service_name> <sock_type> <proto> <flags> <user> <server_path> <args>
    tftp            dgram   udp     wait    nobody  /usr/sbin/tcpd  /usr/sbin/in.tftpd -s /tftpboot

    quando vou verificar as portas abertas no meu server, identifico:
    Código :
    marcello@pink:~$ netstat -a | grep tftp
    udp        0      0 *:tftp                  *:*
    ou seja, a porta 69, está sendo escutada.

    Bom, meu problema eh que eu não consigo colocar arquivos no server. Mas consigo dar um "get" em um arquivo que tenha sido colocado lá pelo admin do server.

    verifiquei o syslog encontrei isso:
    Código :
    # quando dei um GET num arquivo:
    Jul  5 11:26:13 pink in.tftpd[29868]: connect from <ip_cliente>
    Jul  5 11:26:13 pink tftpd[29869]: tftpd: trying to get file: teste
    Jul  5 11:26:13 pink tftpd[29869]: tftpd: serving file from /tftpboot
    # Quando dei um PUT arquivo:
    Jul  5 11:26:21 pink in.tftpd[29870]: connect from <ip_cliente>
    Jul  5 11:26:21 pink tftpd[29871]: tftpd: trying to get file: matricula
    Jul  5 11:26:21 pink tftpd[29871]: tftpd: serving file from /tftpboot
    usando o tehtereal no server tftpd quando rodo o cliente tftp
    Código :
    # quando dei um GET num arquivo:
    root@pink:~# tethereal -n udp and host <ip_cliente>
    Capturing on eth0
      0.000000 <ip_cliente> -> <ip_server> TFTP Read Request, File: teste, Transfer type: netascii
      0.015910 <ip_server> -> <ip_cliente> UDP Source port: 49720  Destination port: 32832
      0.016776 <ip_cliente> -> <ip_server> TFTP Acknowledgement, Block: 1
      5.006521 <ip_server> -> <ip_cliente> UDP Source port: 49720  Destination port: 32832
     
    # quando dei um PUT num arquivo:
    251.692019 <ip_cliente> -> <ip_server> TFTP Write Request, File: matricula, Transfer type: netascii
    251.707279 <ip_server> -> <ip_cliente> UDP Source port: 49721  Destination port: 32832
    292.923548 <ip_cliente> -> <ip_server> TFTP Write Request, File: nagios, Transfer type: netascii
    292.938685 <ip_server> -> <ip_cliente> TFTP Error Code, Code: File not found, Message: File not found

    to ficando stressado com isso .. tipo, na configuraćão do inetd.conf já mudei o user de nobody para root e nada ... alguém saberia explicar????


    Ps.: vale lembrar que eu tenho certeza que o arquivo existe no diretório estaja quando abri o cliente tftp!

  2. #2
    sadirj
    Visitante

    Padrão Dúvida com tftpd

    Pode não ser isso, mas já verificou a permissão do arquivo de destino? estava tentando salvar a configuração de um CISCO agorinha mesmo e estava com esse mesmo problema... além de ter que criar o arquivo no server, tive que dar permissão de escrita nele. Apenas executei touch nome_da_imagem_ios e setei 777 no arquivo. Pronto. consegui transferir. Tenta isso também.

    Abraços.

  3. #3

    Padrão criar

    o problem e que o tftp naum permite o upload de arquivos novos, somente de arquivos que ja constem na arvore de diretorios servidos, entaum vc so pode alterar arquivos que ja existam, e naum criar arquivos novos