+ Responder ao Tópico



  1. #1
    slipkorn
    Visitante

    Padrão Conectar Firebird Windows no Linux

    Dae povo blz?

    Eu tenho uma rede windows com um programa de gerenciamente de empresa rodando o programa foi feito em delphi e a base eh firebird...
    Na empresa eu tenho um servidor linux Fedora 3 rodando... e também um servidor Windows XP Home... esse é o servidor do programa...
    Eu gostaria de migrar o banco de dados para o linux... Porque esse servidor do programa é lento e eu gostaria de torná-lo apenas um cliente.

    Já instalei o Firebird SS no linux, aparentemente esta funcionando consigo conectar em um banco criado no servidor...
    O programa é o Max Control 2, para a utilizacao em rede é preciso configurar um arquivo txt... que indica o caminho do banco de dados....

    Dessa forma:
    Servidor:c:\MaxControl2\Maxximus.GDB

    Eu copei o banco para a pasta /home/jsinfo/loja/MaxControl2/Maxximus.gbb

    Ja dei permição na pasta para o usuário firebird....
    Pelo servidor eu consigo conectar no banco de bados e visualizar a tabelas... agora pelo windows eu sei como precisa deixar o arquivo txt para a conexao no linux...

    Se alguém puder ajudar ficaria muito grato...

    Obrigado

    Diego

  2. #2
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Conectar Firebird Windows no Linux

    Amigo tive que deixar de lado o Linux como servidor de arquivos em uma empresa por causa disso.
    Só vi isso acontecer no RH9, ai tem vários tuto por ai, mas se vc estiver usando outra distro e se conseguir posta ai solução.
    Tentei com várias distro (Mandrake, Conectiva, Kurumim) conectar a base de dados usando o interbase (para linux) e o firebird mas obtive sucesso, ai eu dessiti e botei o Win 2000 server como servidor de arquivos naquela empresa.

    Obs.: o caminho para a base acho que é assim (uso dessa maneira aqui na empresa):
    Servidor:/MaxControl2/Maxximus.GDB

    e não

    Servidor:c:\MaxControl2\Maxximus.GDB

  3. #3

    Padrão Conectar Firebird Windows no Linux

    Galera, boa tarde ........
    Perdõe-me por estar metendo o bedelho no assunto.
    Mas temos Interbase e Firebird rodando no nosso servidor Conectiva Linux 8, tem mais de 2 anos. O Interbase é acessado remotamente via OpenVPN, atravessando outro servidor Conectiva 8 com Firewall e sendo redirecionado para o servidor específico, e o Firebird está em desenvolvimento pela equipe de programação.
    Sinceramente, nunca tivemos problemas.
    No caso do Interbase, como não conhecíamos nada na época, instalamos a base de dados no próprio diretório onde fica o Interbase, ou seja, /opt/interbase, etc, etc ..............
    Dêem um olhadelha no www.vivaolinux.com.br , que lá tem dicas interessantes sobre instalação do Interbase e Firebird.
    Abraço a todos .............. :good: :good: :good:

  4. #4
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Conectar Firebird Windows no Linux

    Não quis dissitimular o cara, so contei minha experincia com o Interbase, é claro que pretendo colocar o Slack naquele mesmo servidor onde esta o Win Server pois a empresa não tenha capital para comprar uma licença da familia Win server.

    Um abraço

  5. #5
    slipkorn
    Visitante

    Padrão Conectar Firebird Windows no Linux

    Consegui resolver o problema... deixei o arquivo da seguinte forma:

    IPSERVIDOR:/home/jsinfo/loja/MaxControl2/Maxximus.gdb

    Agora tá funcionando blz em todos os terminais...

    Valew.... :good:

  6. #6
    X-LOGAN
    Visitante

    Padrão Conectar Firebird Windows no Linux

    Slipkorn como vc fez a conexão do Firebird com as base de dados?
    Estou curioso para saber!!!!

  7. #7
    slipkorn
    Visitante

    Padrão Conectar Firebird Windows no Linux

    Citação Postado originalmente por X-LOGAN
    Slipkorn como vc fez a conexão do Firebird com as base de dados?
    Estou curioso para saber!!!!
    Na verdade eu não fiz nenhuma conversão....

    Eu instalei o rpm do Firebird SS no Fedora 3...
    Copiei o Banco que estava sendo usado no windows para uma pasta compartilhado do samba...
    Dei as permições de acesso para o usúario firebird...
    Testei a conexão através do próprio servidor, o mesmo abriu normalmente o banco...
    Nas estações windows o firebird já estava instalado.... A única coisa foi mudar o arquivo "txt"... que mostra ao programa onde buscar o banco...
    No meu caso:

    IPSERVIDOR:/home/jsinfo/loja/MaxControl2/Maxximus.gdb

    Pronto... Funcionou perfeitamente... e o melhor está mais rápido...


    :clap:

    Kra tenta ai qualquer coisa posta que a gente tenta da uma mão...

    Valew