+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quotas no /home

    Fala Galera ....
    Tenho o samba instalado aki e funcionando blz.
    Só q estou tendo problemas com cotas p/ os usuários, hj em dia estou fazendo a verificação das cotas manualmente.
    Estava querendo usar quota no linux, porém qdo instalei o linux, não coloquei o diretório /home em uma partição separada. Tudo q li até hj sobre quotas, fala p/ ter o home em uma partição independente. Só q isso agora p/ mim é um pouco tarde alguém tem idéia do q eu posso fazer p/ tentar habilitar quota para os usuários, sem ter q criar uma partição separada?

    Valeu...

  2. #2
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Quotas no /home

    Deno, não necessariamente /home precisa estar numa partição separada, isso é só uma questão de estética e segurança já que se der pau na partição primária você não vai ter dor de cabeça.

    Agora quanto as cotas verifique qual o sistema de arquivos que você tá usando. É ext2? ext3 não funciona, pelo menos até a ultima vez que tentei.

    De posse dessas informações é só instalar e ativar o serviço de quotas.

    Abaços,

  3. #3

    Padrão Quotas no /home

    Então tenho outro problema.
    Estou usando o sistema de arquivos ext3.
    Uso a distro Conectiva Linux 9 para esse serviço.

    To achando q vou ter q continuar fazendo essa verificação de quotas na mão mesmo... rs....


    Valeu ...

  4. #4

    Padrão Quotas no /home

    Amigo no sistema de ext3, funciona a cota perfeitamente. verifique qual a partição esta o seu /home se for em / acho que vc vai ter que dar cota geral, mas ae vc seleciona a cota para cada usuario. correto.

  5. #5

    Padrão Quotas no /home

    é so tacar usrquota ou grpquota no fstab, que na hora q ele montar ele ativa o suporte a quotas, desde que no kernel tbm tenha suporte.

    o lance é que a quota é aplicada ao mountpoint como um todo, LOGO se tiver em algum lugar do / algum outro arquivo do usuarios, como por exemplo no /var/spool/mail e seu o /var nao tive rem outra particao essa quota tambem vai contrlar essa parte.

    de resto nao tem problema, mas realmente o mais certo é dividir pelo menos em / , /usr e /var, e nesses casos de multiusuarios o /home separado, fica a mais criterio voce subdividr mais ainda como /boot /bin /sbin e /etc.

    vai sem medo de ser feliz, quanto a ext3 isso que voce testou faz muito tempo entao, porque no ano passado eu fiz esse lance e nao tive trauma.

  6. #6

    Padrão Quotas no /home

    No meu caso, esse servidor é dedicado ao samba, então o unico diretorio de usuários q tenho é o /home.
    Sendo assim vou tentar usar as cotas.

    Valeu ....

  7. #7
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Quotas no /home

    É galera, realmente já tem muito tempo que eu não uso cotas de disco. E desde lá venho usando ext2, mas é bom saber que já funciona. Valew