+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duas placas de rede, eu sei que os experientes vão rir...

    ...mas como sou iniciante, nã tenho culpa, ninguém nasce sabendo oras!
    Antes de expor minha duvida, vou contar uma pequena historinha:

    Queremos implementar um firewall aqui na nossa rede;
    A nossa rede interna funciona da seguinte maneira:
    temos uma linha privada ligada diretamente com o nosso provedor de internet, que no caso é a procergs...para todos terem internet (aqui todos usam windows, geralmente 98 e 95) nós configuramos a rede da seguinte maneira:
    gateway 10.60.1.1 e servidor dns 172.23.2.44 (host pc, e campo dominio nao colocamos nada)

    Trocando em miudos: essa linha privada (lp) é ligada no modem, que vai lgado no roteador (10.60.1.1), que distribui para os switches que distribuem para os hubs e chegam nos computadores, que têm ip's estaticos..


    resumindo, a empresa que arrecem cheguei nao tem sequer um servidor...nao tem servidor de nada!

    fim da historinha


    a minha ideia é implementar primeiramente um firewall.
    vamos utilizar o fedora core 2 somente shell purinho, pois a makina é bem chinelona...

    na makina coloquei duas placas de rede
    instalei o fedora e agora esta no shell puro

    ele detectou as duas placas

    inclusive ja configurei as duas placas, cada uma com um ip e elas até pingam nas demais makinas...só que nao sei se devo configurar alguma como gateway ou sei lá

    tambem nao sei cmo vou fazer com que os outros micros vao enxergar o servidor dns, que nao fica conosco

    enfim, as duvidas sao inifinitas , eu vou parar por aqui e ao longo da discussao eu vou me desabafando!

    espero que alguem me ajude!


    - pergunta> o que devo fazer? configurar uma das placas (eth0) como gateway e configurar para os usuarios com o novo gateway?

  2. #2
    maverick_cba
    Visitante

    Padrão Duas placas de rede, eu sei que os experientes vão rir...